5 comportamentos que podem arruinar sua carreira

5 comportamentos que podem arruinar sua carreira

Há uma série de atitudes e comportamentos que podem arruinar sua carreira profissional. E, em alguns casos, fazer com que um funcionário seja demitido. Mesmo que você seja extremamente qualificado e capaz em relação às suas atividades, esses fatores prejudicam sua reputação. Mas é claro que eles podem ser evitados.

É fundamental perceber que os bons comportamentos, como a ética ou uma imagem positiva, poderão se destruir com atitudes reprováveis. Neste sentido, há de se tomar bastante cuidado com diversos detalhes que remetem a nós mesmos e ao próximo. Selecionamos aqui 5 aspectos que, se não bem verificados, podem afetar sua carreira. Continue a leitura!

1. Atrasos e faltas sem justificativa prejudicam sua imagem

De acordo com pesquisas e profissionais especializados, atrasar ou faltar ao trabalho sem justificar dificulta seu crescimento profissional. Suas chances de crescer nesses ambientes ficam reduzidas. Fora casos de ausência (comprovada) por causas de saúde, não há o que explique excesso de falta ou atraso.

São comportamentos que podem arruinar sua carreira, pois ao “justificar”, são inventadas desculpas. Assim, o funcionário passa a ser visto como prescindível e não tão necessário. E não estar compromissado com sua empresa é algo que começa a ficar bem óbvio. Além disso, o ideal é que sempre procuremos mostrar-nos úteis no trabalho.

2. Os conflitos com os superiores e equipes podem arruinar sua carreira

Os melhores profissionais costumam mostrar serem sábios e maduros. Portanto, afastar-se e não se tornar o pivô de questões infrutíferas e polêmicas é essencial em seu trabalho.

Claro que são diversos os casos e níveis de insubordinações, mas muitas vezes isto é passível de pena, no sentido legal do termo.

3. A sua parte emocional pode facilitar comportamentos que podem arruinar sua carreira

A inteligência emocional constitui algo fundamental em todo tipo de ambiente profissional. Deixar questões emocionais virem à tona facilmente é um risco para a sua carreira. Esteja sempre focado no trabalho e o que lhe é pertinente.

Todo mundo passa por momentos complicados e tensos. Mas se controlar bem em tais situações é sempre bem-visto em um colaborador. Isso se aplica, de maneira especial, a gestores e cargos altos. Manter-se perto de quem é controlado nos deixa mais confiantes.

4. Fique sempre longe de comentários maldosos e da fofoca

Fofocas e conversas mal-intencionadas estão entre os comportamentos que podem arruinar sua carreira. Tanto pelo lado ético, quanto pela imagem negativa que isso pode lhe causar.

Isso não combina com o ambiente profissional e gera total desconfiança perante os outros. Prejudicam-se tanto o alvo da fofoca, quanto sua própria imagem.

5. Não se limite a fazer somente o mínimo esperado de você

Produzir o que lhe é solicitado, cumprindo corretamente o prazo, é ótimo. Porém, está longe de ser suficiente. Não faça somente o mínimo que é esperado de você. A imagem que isso passa é negativa. Mantenha-se sempre em busca de mais possibilidades de contribuir. Não fique esperando elas surgirem. Isso será visto com muito bons olhos pelos seus chefes.

Como podemos perceber, devem-se sempre evitar comportamentos que podem arruinar sua carreira. As condutas listadas no texto são apenas algumas das mais evidentes. Procure sempre aperfeiçoar estes e vários outros aspectos de suas atitudes no trabalho. Frisamos também a importância da educação e gentileza em qualquer ambiente corporativo!

Gostou das nossas dicas para se tornar cada vez mais um profissional correto e desejado pelas empresas? Esperamos tê-lo ajudado. Curta a nossa página no Facebook e fique atualizado sobre assuntos importantes como este!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.