5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

Sabemos que o mercado de trabalho fica a cada dia mais competitivo. Conseguir o emprego novo ou a recolocação é um grande desafio que demanda uma série de cuidados. Muita gente se perde durante esse preparo, ou pensa existir algum tipo de mágica envolvendo pessoas bem-sucedidas. Mas tudo depende de uma série de habilidades profissionais.

Na verdade, todo ser humano já possui o que é necessário para se chegar longe. Trata-se somente de estar bem alinhado ao perfil buscado pelos recrutadores. Além disso, dedicar-se muito, estudar constantemente e estar comprometido são fatores essenciais. As habilidades visadas pelas empresas são inúmeras. Pontuaremos aqui algumas das principais!

1.    Aprenda a comunicar-se de modo eficiente

O que é ser comunicativo? Com certeza, isso não é sinônimo de extroversão e de ser facilmente percebido em um ambiente. Quem tem realmente o poder da comunicação faz-se compreender se, e quando, é necessário. Deve-se utilizar sempre o tom, a linguagem e os termos adequados, nos momentos certos.

Eis uma das habilidades profissionais mais importantes nas pessoas bem-sucedidas profissionalmente. Adquira as posturas corretas a fim de se expressar satisfatoriamente em qualquer situação. Considere sempre seu interlocutor. Esteja preparado para falar do modo devido, mesmo em casos em que os argumentos envolvidos são diferentes dos seus.

2.    Saiba como se relacionar interpessoalmente

Não confundir com a dica anterior: o bom relacionamento interpessoal é criado mesmo entre indivíduos com características opostas. Esta capacidade está entre as habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas. Em qualquer ambiente de trabalho sempre termos que lidar com todos os tipos de temperamentos, humores e culturas.

Pessoas que têm um perfil conflituoso ou que desequilibram a harmonia do ambiente de trabalho geralmente são preteridas. Isso acontece porque elas concentram uma carga tensa que pode terminar rompendo os laços bem construídos na empresa.

3.    Entenda habilidades profissionais emocionais

Mesmo com tantos desafios em todos os aspectos de nossas vidas pessoais, devemos poder realizar nosso trabalho normalmente. Nossas rotinas profissionais não podem sofrer interferências bruscas derivadas de conflitos externos. Todos somos seres humanos e temos sentimentos e dias difíceis. Porém, é importante estar no comando, nesses casos.

Algumas pessoas, inclusive, relacionam essas habilidades profissionais à criação de boas relações no local de trabalho. Principalmente quando falamos de pessoas que pertencem a um nível hierárquico diverso do próximo. Ser equilibrado emocionalmente significa não colocar nossas próprias paixões acima do bom convívio em uma empresa.

4.    Compreenda como ser proativo de verdade

Quem é capaz de notar, refletir e tomar atitudes, mesmo pressionado por situações difíceis, é considerado um profissional proativo. As empresas apreciam muito esse tipo de habilidade. Proatividade é sobre a ausência de medo ao superar suas obrigações primordiais. É trazer alternativas para situações problemáticas e conflituosas.

O profissional proativo age de forma enérgica e voluntária, mesmo quando essa atitude não foi solicitada por outra pessoa. Em qualquer empresa existem situações que não se pode prever e que nos deixam pressionados. Aqueles que conseguem manter o foco e a ação, não importando as adversidades, são muito buscados pelos empregadores.

5.    Seja uma pessoa criativa em qualquer área

A criatividade deve existir no profissional independentemente do setor em que ele atua. Uma das habilidades profissionais mais requisitadas, ela permite a alguém inovar e dar forma a ideias, em qualquer ambiente. Pessoas criativas favorecem essas ocorrências. Sem contar que elas conseguem atuar de maneira inventiva mesmo em ocasiões desfavoráveis.

Criatividade é algo que também torna o profissional mais autônomo. Afinal, quem a detém está capacitado para resolver todo tipo de problema com independência e pensamento inovador. Pensar em soluções criativas é algo bem-vindo em qualquer área profissional.

São incontáveis as habilidades profissionais buscadas pelas empresas para os mais diversos cargos possíveis. Algumas são mais importantes e podem fazer toda a diferença logo no momento da entrevista. Mostrar que você reúne a maior quantidade delas é essencial neste momento e ao longo de sua carreira. E elas devem ser mantidas a longo prazo!

E aí, gostou de conhecer mais sobre algumas das habilidades mais procuradas pelos empregadores? Veja agora quais são as perguntas mais frequentes feitas por eles nas entrevistas.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.