Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Há inúmeras formas de realizar entrevistas de emprego. Muitos optam pelo contato inicial em pessoa e outras empresas realizam o call, ou entrevistas por telefone. Elas podem ser somente por voz ou incluir vídeo, como no caso no Skype. Geralmente, esse é um estágio da pré-seleção. Portanto, é importante estar bem preparado para a entrevista por ligação!

Geralmente, após a ligação há um papo presencial, para a aplicação de testes e avaliação mais profunda do candidato. Da mesma forma que nos organizamos e preparamos para entrevistas presenciais, o call demanda alguns cuidados específicos. Se não for uma chamada de vídeo, o candidato deve estar mais atento ainda. Confira as nossas dicas!

Imprima e estude as informações devidas

Nossa primeira dica para sua entrevista por ligação é que você tenha em mãos seu currículo. Destaque os pontos essenciais relativos à vaga. Enviou carta de apresentação? Tenha-a também com você. Provavelmente o recrutador estará com esses documentos em mãos ao entrevistá-lo. Pesquise tudo que puder a respeito da empresa e seus serviços.

Repasse também e faça anotações sobre todos os aspectos daquela vaga. Pense nas razões pelas quais se candidatou e aponte suas qualidades mais diferenciadas. Deixe esse material em local bem acessível para a hora da entrevista.

Saiba o que fazer se não tiver como falar

Se receber a ligação em seu atual trabalho, ou estiver em locais ruidosos, por exemplo, não prejudique sua atuação. O melhor a fazer é comunicar rapidamente o empecilho e agendar uma hora mais conveniente para a entrevista.

Além disso, agradeça a ligação e procure saber, aproximadamente, quanto durará a entrevista por ligação, com clareza e educação.

Organize o local da entrevista por ligação

Quando faltarem cerca de 10 minutos para a ligação, se ela foi agendada, prepare o local com cuidado. Caso você esteja na sua casa, opte por ambientes reservados e silenciosos. Caso se encontre em seu trabalho atual, use alguma sala de reunião, se estiver disponível.

Carregue consigo seus documentos e notas, organizados previamente, uma caneta e seu relógio. É bom ter água perto de você, também. Se a entrevista for feita em telefones fixos, não esqueça de desligar seu dispositivo móvel. Concentre-se e repasse todas as informações que tem em mãos, totalmente focado.

Preste atenção à sua voz e à sua postura

Desde antes de a entrevista por ligação começar, arrume bem a sua postura. Mesmo que o entrevistador não o veja na chamada por vídeo, a voz tende a transmitir a sua posição corporal. Esteja de preferência sentado e confortável. Caso prefira estar de pé, sem problemas também. Mas lembre-se de sorrir e comportar-se da mesma forma que em entrevistas presenciais.

Seja objetivo e aja com toda naturalidade

Por mais evidente que essa dica possa soar, pode ser que você se esqueça no momento, devido à ansiedade. É fundamental aguardar que o recrutador termine suas questões e respostas. Dê uma boa respirada e, somente então, fale. Seja o mais objetivo possível. Transmita o que foi solicitado de maneira bem direta e com toda a clareza.

Passar por uma entrevista por ligação, hoje em dia, é cada vez mais frequente. Algumas vezes isso ocorre porque a empresa encontra-se em outra cidade, estado ou país, em outras, por preferência do entrevistador. Siga nossas dicas e prepare-se bem para a ligação. Escolha locais e momentos adequados e estude bem o quê e como você falará.

E aí, está mais tranquilo agora que sabe como se preparar para entrevistas via telefone ou chamada de vídeo? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook! Temos muitas outras dicas sobre mercado de trabalho para você.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.