O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

Quando há entrevista marcada você mal consegue dormir de ansiedade? E depois que ela acaba você não consegue se concentrar em mais nada até descobrir se deu certo? Talvez seja hora de descobrir o que é inteligência emocional e aplicar isso na sua vida. Quer entender melhor sobre isso? Então continue lendo esse artigo.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

Em uma definição bem simples, inteligência emocional é a habilidade de gerenciar emoções a fim de utilizá-las de forma inteligente. O que isso quer dizer? Na prática, é quase como transformar água em vinho.

Mas, para que isso seja possível é preciso, primeiro, aprender a identificar a água. Ou seja, identificar as suas emoções e a influência que elas têm em suas atitudes.

Segundo Daniel Goleman, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Inteligência Emocional pode ser subdividida em cinco habilidades:

Autoconhecimento emocional

Capacidade de identificar as próprias emoções.

Controle emocional

Capacidade de saber lidar com eles, segurando as rédeas em qualquer situação.

Automotivação

Habilidade para canalizar essas emoções e sentimentos para algo bom.

Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir empatia.

Como a falta de inteligência emocional pode influenciar em uma entrevista?

Imagine que depois de muito tempo se preparando por meio de atualizações, workshops e cursos profissionalizantes, você finalmente encontra a vaga de emprego perfeita.

Nos requisitos há tudo aquilo que você sabe e adora fazer. A experiência exigida parece ter sido escrita pensando no seu currículo. E a proposta salarial? Exatamente aquela que você procurava. É até difícil controlar a euforia, mas você consegue e manda o seu currículo.

Alguns dias depois, menos de uma semana, a empresa entra em contato com você para agendar uma entrevista. Nesse momento, você já tem certeza que conseguiu a tão sonhada recolocação.

Na data e hora marcadas, você se dirige até a empresa para a entrevista. Ao chegar na sala do recrutador, ele faz a primeira pergunta “com qual dos nossos produtos você mais se identificou?”.

Nesse momento, o coração acelera: você lembra que não pesquisou. O excesso de confiança fez com que você não se preparasse como deveria. O que você faria nessa situação?

Como adquirir inteligência emocional e aplicar em entrevistas de emprego?

Antes de dominar as emoções e modificar na força que elas têm sobre você, é preciso aprender a identificá-las. O que lhe deixa triste, feliz, irritado (a), ansioso (a), etc. Entrevistas, testes, avaliações e prazos são algumas situações já conhecidas por despertar o nervosismo.

Superada a fase de identificação, existem vários métodos que podem ajudar você nas fases seguintes, como o controle emocional e a canalização das emoções. Para não deixar que a ansiedade atrapalhe você nas tarefas diárias, por exemplo, faça listas de tarefas.

Há alguma preocupação que está tirando o seu sono e impedindo que você se concentre? Anote. Tirar isso da cabeça ajuda a eliminar a ansiedade.

Não deixe que nada seja um obstáculo na sua busca por recolocação profissional

Você sabia que existem empresas com o papel de facilitar o seu caminho em busca do emprego dos seus sonhos? A Employability é uma delas.

Além de ajudar a elaborar um currículo que melhor resuma as suas habilidades e experiências, o time de especialistas oferece dicas de marketing pessoal, orientação profissional e até simulam entrevistas com você.

Assim você não deixa que a falta de inteligência emocional atrapalhe. Conheça os serviços específicos para candidatos e aproveite ao máximo.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.