Qual a importância de manter o LinkedIn atualizado?

Qual a importância de manter o LinkedIn atualizado?

A presença nas redes sociais, atualmente, já é indispensável para os profissionais. Muitos recrutadores analisam a participação online dos candidatos antes mesmo da primeira entrevista, por exemplo. Além disso, muitas oportunidades já estão conectadas. Então, manter o LinkedIn atualizado se torna fundamental.

Essa plataforma profissional tem diversos recursos para quem busca traçar um caminho cada vez melhor na carreira. Com o uso correto do perfil, é possível atingir esses e outros objetivos.

Então, veja por que manter o LinkedIn atualizado e confira quais são os pontos de atenção!

O seu perfil ganha relevância nas pesquisas

Um dos aspectos mais importantes sobre o uso dessa rede social é que os perfis são mostrados no Google e em outros mecanismos de busca. Quando alguém pesquisar pelo seu nome ou por algo que esteja em seu perfil, manter a atualização garante maior relevância. Então, você aparecerá acima nos resultados.

Além disso, é um jeito de se destacar dentro da própria plataforma. As pessoas estão sempre pesquisando e seu perfil surgirá com maior frequência se estiver em dia. Então, é um ótimo meio de já sair à frente dos concorrentes.

Os seus contatos o conhecem melhor ao manter o LinkedIn atualizado

Essa rede social não serve apenas como uma vitrine para expor o seu currículo. Ele também é excelente para fazer contatos de valor e, principalmente, consolidar essa aproximação.

Ao manter o LinkedIn atualizado, você deixa seus contatos sempre por dentro da sua carreira. Fez um curso? Concluiu uma especialização? Trocou de emprego? Tudo isso pode ser deixado para que todos vejam.

É um ótimo jeito de receber recomendações para a sua nova habilidade ou de criar um debate produtivo sobre determinado tema. Como resultado, sua relevância entre as conexões fica cada vez maior.

O networking é favorecido por essa prática

As atualizações do perfil são, por padrão, enviadas para os contatos. Ou seja, seus colegas de rede social receberão quando adicionar uma informação ou mudar algo.

Isso é muito importante porque abre um espaço relevante de comunicação com as pessoas. Se alguém curtir o seu novo status ou enviar uma mensagem, você pode se engajar e trocar experiências.

Tão necessário quanto ter um grande número de conexões é garantir que elas sejam valiosas. Dessa forma, é possível tanto reforçar o contato com quem está na sua lista quanto encontrar novas pessoas de interesse, o que favorece o networking.

As chances de receber uma boa proposta se multiplicam

Hoje, a plataforma já é muito utilizada por empresas e recrutadores de todas as áreas. Afinal, uma rede social de currículos é, de certa maneira, um ótimo meio de analisar um candidato.

Ao manter o LinkedIn atualizado, você tem a oportunidade de apresentar um resumo completo e consistente das suas habilidades, dos treinamentos e dos interesses. Quando um recrutador fizer uma busca, vai perceber que fez um curso recentemente ou que adicionou uma nova publicação.

Ao somar isso à relevância nas pesquisas, o resultado é um aumento das chances de receber uma boa proposta para participar de um processo seletivo. É, principalmente, um jeito de aproveitar as possibilidades!

Como já deu para perceber, ao manter o LinkedIn atualizado, você explora ao máximo todos os recursos da plataforma. Não deixe de incluir todas as informações importantes para não desperdiçar nenhuma oportunidade!

Quer outras dicas de sucesso para a sua carreira? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.