Saiba tudo sobre alinhamento de expectativas

Saiba tudo sobre alinhamento de expectativas

Não são poucos os gestores que reclamam da dificuldade de encontrar profissionais interessantes no mercado. Da mesma forma, muitos candidatos esperam a vaga perfeita, mas acabam por recusar oportunidades sem avaliar bem.

Para que ambas as partes deixem a idealização de lado e foquem no que realmente importa, é válido entender melhor do que o alinhamento de expectativas se trata. Essa é uma forma de otimizar processos seletivos e beneficiar todos os envolvidos.

Deseja entender melhor acerca do tema? Neste artigo, os principais pontos sobre ele são abordados, então continue a leitura!

O que é alinhamento de expectativas?

Cada empresa tem uma série de objetivos que devem ser cumpridos de acordo com seus objetivos. Todo um planejamento costuma ser feito periodicamente, inclusive para deixar seus colaboradores a par de cada detalhe.

Contudo, se eles não concordam com a solicitação, é possível que as ordens não sejam devidamente cumpridas. Ou que, por exemplo, a qualidade na produção caia. Na contratação de mais colaboradores, existe também a necessidade de encontrar o perfil adequado para as vagas em aberto.

Os profissionais que as procuram, esperam certo retorno, inclusive financeiro, por parte da empresa. Ou seja, esse é um ciclo: as expectativas de todos os envolvidos nesse grande processo devem estar alinhadas para que a empresa cresça, os funcionários fiquem satisfeitos, e as contratações tenham sucesso.

Como a falta desse aspecto pode ser prejudicial?

Para começar, quando não existe um alinhamento de expectativas satisfatório, a empresa atrasa seu planejamento. Por vezes, o contratante fica tão focado em encontrar alguém totalmente preparado para uma vaga que deixa de investir em um candidato que poderia ser desenvolvido com sucesso dentro da instituição.

Da mesma forma, um candidato pode recusar uma boa oportunidade quando está muito focado somente em algum detalhe específico. Por exemplo, a questão salarial ou as horas diárias trabalhadas. Sendo que, se não naquele momento, muito em breve poderia haver chances ideais para renegociação.

Quando a contratação acontece e esse alinhamento não está presente, também há interferências negativas. Isso porque o colaborador não se sente ouvido e valorizado, e a empresa não consegue ajustar efetivamente a sua comunicação interna.

O que fazer para evitar esse tipo de cenário negativo?

Para evitar um cenário em que a falta de alinhamento de expectativas aconteça, os gestores de Recursos Humanos precisam discutir e construir o perfil desejado juntamente a outras autoridades da empresa. Assim, fica mais simples entender as necessidades reais da organização e direcionar a busca por profissionais que se encaixem às exigências.

Essa é uma atitude que reflete futuramente. Afinal, os novos colaboradores não serão mais idealizados, e sim moldados da melhor forma possível para cumprir seu papel na vaga ocupada. E esses candidatos, por sua vez, se sentirão mais acolhidos durante um processo seletivo.

Isso será bom mesmo para aqueles que não conseguirem imediatamente a oportunidade. Pois, dessa forma, conseguirão visualizar o que realmente procuram e se preparar ainda melhor para próximas entrevistas, inclusive na mesma empresa, já que saberão o que esperar.

De fato, o alinhamento de expectativas é um assunto complexo e que exige bastante atenção. Contudo, vale a pena mantê-lo sempre como prioridade para que empresas e carreiras possam se desenvolver da melhor forma possível.

Gostou de aprender mais sobre este assunto? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades!

 

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.