Employability: saiba mais sobre a prática de Outplacement

Employability: saiba mais sobre a prática de Outplacement

As necessidades de reestruturação nas grandes companhias, muitas vezes levam essas empresas à prática do Outplacement. As medidas englobadas por essa atividade se mostram altamente eficazes nos cenários de mudanças das estruturas organizacionais, que tendem a acompanhar os processos de fusão ou as aquisições. Nesses momentos, é comum serem feitos ajustes no quadro de colaboradores, o que demanda acionar estratégias e implantar soluções.

O Outplacement também é usado em momentos em que as organizações implementam novas tecnologias, ou se transferem para outras localidades.

Que tal saber os detalhes sobre essa prática, e o que ela tem a oferecer? Siga lendo e conheça esses aspectos!

O que é o Outplacement?

O Outplacement é um conjunto de soluções que visam efetivar a recolocação profissional dos colaboradores que são desligados de uma empresa. Suas estratégias têm a finalidade de apoiar a busca do profissional por outras oportunidades, de forma que essa procura se beneficie de organização, sendo bem direcionada e ágil.

O que a empresa demonstra ao adotar essa estratégia?

A empresa que investe na contratação de um programa de Outplacement, evidencia o cuidado com os seus colaboradores. Dessa maneira, demonstra cumprir sua responsabilidade social, além de expressar a sua empatia para com os funcionários, durante a transição de carreira.

Quando a organização se vale do Outplacement, consegue ainda explicitar e divulgar sua preocupação com as boas práticas na gestão de pessoas.

O que o Outplacement proporciona à empresa?

As ações envolvidas no Outplacement agregam diversas vantagens às companhias, incluindo facilitar a comunicação da demissão. Também oferece ganhos para o clima organizacional, nas ocasiões de mudanças e ajustes.

O emprego da prática resulta também em muitos outros aspectos positivos, incluído diminuir os riscos de que o funcionário desligado venha a fazer reclamações trabalhistas. Dessa maneira, é uma poderosa ferramenta para evitar futuras retaliações ou situações desconfortáveis.

A prática do Outplacement proporciona benefícios para as organizações e os funcionários, com base na humanização das etapas da transição de carreira. Esse serviço, para entregar os resultados esperados, deve ser conduzido com o apoio de uma especialista em recursos humanos, que garantirá todo profissionalismo e experiência indispensáveis ao sucesso dos ajustes.

Entre já em contato com a Employability e conheça as melhores soluções em Recursos Humanos para a sua empresa!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.