Estagiário ou trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Estagiário ou trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Algumas pessoas frequentemente confundem os termos estágio e trainee, tratando os dois como se fossem sinônimos.

Apesar de existirem sim semelhanças entre as duas ocupações, elas também possuem diferenças e não devem ser consideradas a mesma coisa. Se você quer entender melhor a diferença entre um estagiário ou trainee, continue lendo este artigo.

O que é um estagiário?

Antes de distinguir os dois cargos, é importante trazer uma definição dos dois termos separadamente, começando pelo estagiário. Diferente do estereótipo construído em cima desse profissional, um estagiário não deve ser um “faz tudo”.

O período de estágio serve para que o estudante matriculado no ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental coloque em prática a teoria ensinada dentro da sala de aula.

Ou seja, no ambiente de trabalho, ele deve ser visto como um aprendiz e não como mão de obra barata, como frequentemente acontece. Segundo a Lei do Estágio (Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008), norma que rege esse tipo de relação, a carga horária máxima de trabalho do estagiário deve ser 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. Além disso, ele pode ou não ser remunerado.

Outra particularidade do estágio é que, quando a empresa cumpre exatamente as normas prescritas na lei específica do estágio, não há vínculo empregatício nessa relação.

O que é um trainee?

Agora é importante definir o conceito do profissional trainee. No Brasil, os profissionais trainee são como profissionais “em treinamento”. Por isso, pessoas contratadas para esse cargo normalmente estão cursando o ensino superior ou acabaram de pegar o diploma. E, após o período de trainee, são contratadas para os cargos regulares.

Por exemplo, um trainee de desenvolvimento de software, passado o período do programa de trainee, é promovido a desenvolvimento de software.

Os trainees possuem vínculo empregatício com a empresa. Entretanto, os salários para esse cargo são menores em comparação aos demais funcionários. Isso porque estão em fase de aprendizado e treinamento, portanto, em regra, as responsabilidades exigidas são menores também.

Quanto a carga horária do trainee, também não existe uma exigência especial. Esses funcionários submetem-se a regra discriminada na Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), máximo de 44 horas semanais.

O funcionário trainee deve ser, obrigatoriamente, remunerado. Assim como qualquer outro trabalho. E, por último, no Brasil, os programas de trainee mais famosos são os das empresas Unilever, Gerdau, Nestlé e Ambev.

Estagiário ou Trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Para escolher entre o estagiário ou Trainee, a empresa deve ter em mente que ambos exigem um tutor. Ou seja, um responsável por monitorar o profissional ou estudante durante todas as tarefas executadas.

Além disso, se a empresa tem a pretensão de contar com um funcionário durante um longo período de tempo, é melhor escolher pelo Trainee. Os contratos de estágio não devem exceder o período de 2 anos.

Essa é uma decisão que deve ser ponderada levando em conta as necessidades da empresa e a disponibilidade financeira também. Mas não só isso: o estagiário deve ter todo o suporte para realmente aprender no ambiente de trabalho. Afinal, em caso de descumprimento da Lei do Estágio, poderá ser caracterizado como vínculo empregatício, e aí o prejuízo pode ser grande.

Se você gostou de entender melhor os cargos de estagiário ou trainee, lembre-se de compartilhar este artigo. Está em busca de recolocação profissional ou conhece alguém que está? Os serviços de assessoria da Employability podem aumentar as chances de fazer qualquer carreira decolar.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.