Como definir as expectativas profissionais

Como definir as expectativas profissionais

Ter as habilidades certas e caprichar no conhecimento técnico são duas ações essenciais para chegar ao sucesso. No entanto, isso não é o bastante. Ao longo da carreira, é preciso fazer escolhas, vencer desafios e até mudar de rumo. Para orientar tudo, é necessário definir as expectativas profissionais.

Elas correspondem ao que você deseja da sua profissão e da própria atuação. Quando não são estabelecidas corretamente, é normal sentir que nada o satisfaz o bastante ou do jeito esperado. Além disso, fica difícil atingir o sucesso.

Então, veja como definir as expectativas profissionais e saiba o que merece a sua atenção!

Trabalhe o autoconhecimento

Por mais que a vida pessoal e a profissional sejam separadas, não dá para dissociá-lo, como indivíduo, da atuação no trabalho. Suas preferências, sua personalidade e até seu estilo de vida afetam as escolhas de carreira. Então, tudo isso tem que ser considerado, o que exige autoconhecimento.

Procure formas de se entender melhor e de forma completa. Ao conhecer pontos fracos, fortes, interesses e aspirações, dá para ampliar a inteligência emocional e, ainda por cima, definir as expectativas profissionais.

Estabeleça objetivos e crie um plano até eles

Em seguida, é preciso compreender o que você pretende alcançar com a carreira. Como gostaria de ser visto no mercado? Qual experiência adoraria agregar ao currículo? Qual é o ponto mais alto que deseja atingir? Estabelecer essas metas é essencial para compreender o que realmente o motiva.

Em vez de apenas elaborar esses objetivos, o melhor é criar um mapa até eles. Elabore um plano para decidir o que deve ser feito para viabilizar esse cenário.

Mantenha o realismo ao definir as expectativas profissionais

Querer chegar mais longe é essencial para que você continue a progredir e a buscar formas de melhorar. Contudo, é preciso ter uma visão realista do que pode, de fato, acontecer.

Decidir que você deseja ser o próximo CEO da Apple talvez não esteja dentro da realidade, diante de tanta competição. Por outro lado, estabelecer o interesse de comandar uma empresa inovadora de tecnologia não está tão longe do mundo real.

Controle a ansiedade e veja o que, de fato, faz sentido para você, para o seu perfil e sua área de atuação. Afinal, se ter tempo com a família é uma prioridade na sua vida, não é ideal se imaginar em uma posição que viaja o tempo todo, certo?

Esteja preparado para mudar as intenções

Tão importante quanto definir as expectativas profissionais é saber que elas não são definitivas. O mercado muda mais rápido que antes e novas profissões surgem com frequência. A cada dia que passa, é difícil projetar o longo prazo da carreira porque as possibilidades mudam frequentemente.

Então, é indispensável que você esteja pronto para alterar suas expectativas — algumas vezes, de forma muito intensa. Com essa adaptação, dá para se manter atualizado com o mercado, suas necessidades e suas oportunidades.

Como já deu para perceber, definir as expectativas profissionais é essencial para conseguir chegar mais longe. Pense nessas dicas, e não se esqueça de estabelecer metas realistas. Com essas dicas, será possível alinhar a sua carreira de acordo com o cenário no mercado.

Agora que você já deu o primeiro passo, não deixe de ler nosso artigo: 3 dicas para elaborar um plano de carreira para continuar o seu aprendizado rumo ao sucesso!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.