3 dicas para elaborar um plano de carreira

3 dicas para elaborar um plano de carreira

Tomar a iniciativa de elaborar um plano de carreira está entre as atitudes mais eficazes para direcionar a vida profissional. Tal estratégia consiste em planejar ações a serem executadas a curto e médio prazos, com vistas a alcançar um determinado patamar. Para programar e executar essas práticas, são indispensáveis altas doses de dedicação, comprometimento e força de vontade.

Quer descobrir como fazer seu plano de carreira de um jeito simples e eficiente? Prossiga a leitura e confira nossas 3 dicas!

1. Estabeleça seu objetivo maior na carreira

A primeira das providências para elaborar um plano de carreira consiste em definir sua principal meta. Para isso, reflita a respeito de onde pretende estar daqui a alguns anos, no que se refere à profissão.

Pense no cargo ideal a ocupar nessa determinada época, pois esse será seu Norte, ou seja, a meta maior a ser alcançada. Tenha em mente que essa clareza é fundamental para estipular os passos rumo à realização do seu objetivo.

2. Defina as ações que vão levar a atingir sua meta principal

Depois de saber exatamente onde quer estar, é hora de programar o que fazer para conseguir chegar lá. Averígue, então, tudo aquilo que pode contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Isso, sempre com foco em colocar sua carreira no sentido que você escolheu.

Por exemplo, se você estabeleceu um cargo de liderança como ponto alto da carreira, vai ser producente aprender mais sobre gestão de pessoas e de processos. Já se a ideia for alcançar destaque na área de vendas, vai se revelar muito proveitoso conhecer as mais recentes estratégias de marketing.

3. Determine prazos dentro dos quais cumprir seus planos

Deixar suas metas vagas, sem data certa para serem concretizadas, implica no risco de jamais colocá-las em prática. Por isso, estabeleça prazos máximos para cada meta estabelecida. Desse modo, você terá elementos para montar um cronograma contendo as ações previstas para atingir seu objetivo maior.

Então, se cursar uma especialização e aprender mais um idioma está em seus planos, estabeleça quando vai começar a estudar. Assim você evita as metas ficarem no plano dos desejos e sonhos, e as utiliza como agentes transformadoras da realidade.

E por falar em realidade, seja otimista ao elaborar seu plano de carreira, mas não descuide de manter os pés no chão. Afinal, nada mais frustrante do que definir objetivos e, no meio do caminho, perceber não haver meios para atingi-los. Outra questão crucial envolvida em alcançar metas é ter proatividade. Tenha em mente que pouco ou nada adianta fazer planos sem conciliar a iniciativa com a energia, disposição e motivação — elementos indispensáveis a toda e qualquer realização.

Agora que você já sabe o que mais importa no plano de carreira, contate a equipe da Employability e potencialize as suas oportunidades profissionais!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.