4 erros comuns para evitar cometer em entrevista de emprego

4 erros comuns para evitar cometer em entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento muito importante para qualquer candidato. Afinal, ali está a sua grande oportunidade de conseguir um emprego ou conquistar a recolocação profissional.

Por este motivo, é comum se sentir ansioso ou nervoso. Mas é importante não deixar que isso influencie a sua postura e desenvoltura durante o processo seletivo.

Quer descobrir alguns erros comuns para evitar cometer e surpreender os recrutadores? Confira a lista deste artigo e coloque nossas dicas em prática.

1. Dar respostas vagas ou decoradas

Tenha em mente que o objetivo de um recrutador é encontrar alguém com o perfil acima da média. Então, evite fornecer respostas vagas e genéricas, as quais ele já está mais do que acostumado em ouvir.

O mesmo vale para respostas decoradas. De fato, algumas perguntas são comuns a toda entrevista de emprego. Mas tente sempre falar com naturalidade quando elas forem feitas a você, para não parecer que você menospreza os questionamentos.

2. Ir para a entrevista de emprego sem saber a respeito da vaga

De nada adianta ir para uma entrevista de emprego sem saber exatamente do que se trata a vaga. Essa falta de informação pode resultar em um desempenho muito abaixo do esperado, especialmente porque acaba por evidenciar seus pontos fracos.

Sem a preparação adequada, você sem querer dá respostas que não se encaixam no perfil do cargo e deixa claro que não há domínio sobre o trabalho que a empresa realiza. Isso é uma perda de tempo para você, que aplica para uma vaga que não se encaixa em sua experiência e para o recrutador.

3. Contar coisas desnecessárias sobre si mesmo

E quando o entrevistador pedir para que você fala sobre si mesmo? Acha que consegue fazer uma boa descrição de seu trabalho e de sua personalidade? Vale a pena dar uma atenção especial a esse ponto, porque a questão não diz respeito a detalhes pessoais, como se tem filhos ou o que prefere fazer no tempo livre.

Concentre-se em passar informações sobre projetos interessantes dos quais já participou e experiências profissionais que agregam valor, como cursos e viagens. Evidencie suas competências, mas com cuidado para não deixar a vaidade falar mais alto e nem se deprecie caso tenha que mencionar um ponto fraco. Manter o equilíbrio ao se descrever faz toda a diferença neste momento.

4. Falar mal dos empregos anteriores

Todos nós temos experiências incríveis em empregos anteriores, certo? Da mesma forma, é natural também termos experiências que marcaram de maneira negativa. Contudo, não é interessante mencioná-las em uma entrevista de emprego.

Evite falar mal de ex-patrões e ex-colegas, assim como pontuar aspectos que considera ruins na antiga organização. Esse tipo de comportamento demonstra muita falta de profissionalismo. Foque no que ocorreu de bom em seu histórico no mercado de trabalho e fale sobre como superou desafios para evitar qualquer desconforto.

Como você pode ver, evitar erros em um momento tão determinante quanto esse não é algo difícil. Basta concentração, preparação e uma boa postura para impressionar durante suas entrevistas.

E que tal descobrir sobre as 5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente? Ao trabalhá-las da melhor maneira, você será capaz de demonstrar mais segurança diante de recrutadores e gestores.

Processo seletivo: como se destacar em uma dinâmica em grupo?

Processo seletivo: como se destacar em uma dinâmica em grupo?

 

Um processo seletivo envolve uma série de etapas, de acordo com o perfil da empresa e da vaga em aberto. Por isso, é fundamental que o candidato esteja bem preparado para qualquer tipo de desafio.

Além de entrevistas e testes individuais, a dinâmica em grupo é um método bastante utilizado. E não há motivos para se sentir inseguro diante disso, pois mesmo em meio a outras pessoas, é possível se destacar.

Não sabe como? Então é hora de ler este artigo e se atentar a essas dicas infalíveis para conquistar o emprego de seus sonhos.

Procure conhecer bem o cargo e a empresa

Não é raro encontrar candidatos que chegam em um processo seletivo sem saber a respeito do cargo ou da empresa. Essa falta de informação prejudica a atuação na dinâmica em grupo, pois é possível ser pego desprevenido diante de uma pergunta ou proposta.

Portanto, faça uma pesquisa prévia acerca desses dois pontos para que você consiga se destacar de verdade ao aplicar os valores da organização em seu desempenho. Com toda certeza, você sairá na frente dos concorrentes ao demonstrar que realmente entende por que está ali.

Não tenha vergonha de participar da dinâmica em grupo

Acredita, muitas pessoas têm vergonha de participar das atividades de uma dinâmica em grupo. E isso pode passar dois tipos de imagem sobre uma pessoa: a de arrogante ou a de tímida, comportamentos que não costumam ser valorizados pelos recrutadores.

Por este motivo, concentre-se em cumprir o que foi proposto e não menospreze os concorrentes ou as técnicas usadas. Se você é naturalmente introvertido, lembre-se de que essa oportunidade é muito importante para passar, então trabalhe a autoconfiança antes desse momento para se sair bem.

Saiba se comunicar durante o processo seletivo

Ter uma boa comunicação é uma das características mais procuradas pelas empresas hoje em dia. Isso porque quem a apresenta em geral sabe fazer boas negociações, tomar decisões assertivas e influenciar positivamente quem está ao seu redor no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, demonstre segurança em seus argumentos durante o processo seletivo e tenha muita atenção em relação a sua linguagem corporal. Afinal, ela não pode intimidar ou acuar os outros participantes da dinâmica, e sim atuar como uma ferramenta de diferencial para você. Evite se gesticular demais e mantenha um tom de voz agradável.

Respeite seus concorrentes

Durante uma dinâmica em grupo, é comum que sejam abertas discussões sobre temas que causam divergência de opiniões. Essas questões são colocadas propositalmente para avaliar como cada candidato lida com opiniões distintas ou se posicionam diante de situações mais calorosas.

Coloque o respeito em primeiro lugar e não imponha aquilo que você pensa ao próximo. Lembre-se também de que todos estão ali pelo mesmo motivo que você, são humanos e tem preocupações e desejos muito semelhantes. Essa não deve ser uma competição negativa, então não alimente esse tipo de clima.

Gostou de saber um pouco mais sobre como se destacar nesse tipo de processo seletivo? Se essas dicas foram úteis para você, aproveite para descobrir também quais são as 5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente e construa uma carreira de sucesso!

Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego sempre geram certo nervosismo nos candidatos. Afinal, esta é uma ocasião importante, que determinará muita coisa acerca do futuro do profissional e da empresa.

Contudo, para ter sucesso e conseguir uma conversa bem-sucedida com o recrutador, é fundamental demonstrar segurança. Do contrário, você poderá prejudicar seu desempenho e nem mesmo conseguir falar sobre suas habilidades.

Mas com algumas dicas básicas, é possível adquirir a confiança necessária para atingir suas expectativas profissionais. Confira nossa lista!

Crie uma conexão com seu recrutador nas entrevistas de emprego

Em entrevistas de emprego, é muito importante criar uma conexão com seu entrevistador. Dessa forma, você consegue se sentir mais confortável e não precisa tentar impressioná-lo a todo o momento.

Apresente-se, tenha naturalidade ao falar e saiba a hora de escutá-lo sem interferir. O ambiente ficará mais leve, assim como a situação, e você poderá falar sobre si e suas experiências com mais segurança.

Respeite suas limitações e tenha pensamentos positivos

Jamais se deprecie ou critique em excesso com suas limitações. Antes de entrevistas de emprego, mantenha pensamentos positivos e relembre tudo o que você já alcançou até aqui.

Quando se é gentil consigo mesmo, a postura relaxa e a tensão diminui consideravelmente. Você sabe do que é capaz e precisa vender sua imagem e suas capacidades. O recrutador, com certeza, captará sua mensagem com muito mais facilidade do que se você se fechar e se lembrar apenas do que não deu tão certo.

Concentre-se no que importa e controle sua fala

Antes de ir para a entrevista, concentre-se no presente e em suas ambições. Imagine-se conseguindo a vaga de seus sonhos e trabalhando com força de vontade todos os dias. Mentalize suas metas e objetivos e deixe seus problemas de lado por algumas horas.

Aproveite para acalmar a respiração e as sensações corporais. Faça exercícios de alongamento para ficar menos tenso e eliminar incômodos. Depois, durante a entrevista, controle sua fala. Não tenha medo de silêncios e nem ache que precisa falar demais. Faça pausas, converse com calma e mantenha a firmeza na voz.

Ensaie as respostas e se prepare bem

Assim que conseguir agendar uma entrevista de emprego, comece a se preparar. Estude sobre a empresa, sua missão, visão, valores e seu histórico. Lembre-se de que cada entrevista é conduzida de uma maneira específica, mas que algumas questões são padronizadas em todas elas.

Por isso, pesquise as perguntas mais comuns e ensaie suas respostas. Isso não significa decorar um diálogo ou falar de maneira automática. Mas apenas listar pontos importantes que devem ser mencionados e treiná-los, para dar respostas sempre completas e interessantes.

De fato, é natural sentir ansiedade por causa de entrevistas de emprego. O que não pode acontecer é deixá-la vencer sua segurança e sua confiança. Então, coloque cada uma dessas orientações em prática veja quantos frutos você poderá colher mais tarde.

Gostou dessas dicas? Não deixe de assinar nossa newsletter, para receber em seu e-mail outros artigos para se recolocar no mercado de trabalho!

Quais as etapas de um processo seletivo?

Quais as etapas de um processo seletivo?

A eficiência das contratações de colaboradores está totalmente vinculada a bons planejamentos e métodos durante o processo seletivo. Foi-se a época na qual fatores subjetivos pesavam mais quanto à contratação. O resultado positivo das etapas de um processo seletivo se deve a uma série de contribuições de RH a partir do começo.

Portanto, é fundamental o investimento de técnicas e tempo em cada fase dos processos. São tarefas que demandam tempo e organização, além da aplicação de várias ferramentas. Mas afinal, quais são exatamente as etapas principais dos processos seletivos? Confira a seguir uma a uma, e por que são tão importantes para as empresas!

A triagem é a primeira das etapas de um processo seletivo

A etapa inicial da triagem dos currículos faz parte de qualquer processo seletivo. É um jeito de analisar se as metas e história do candidato estão condizentes com a proposta da vaga. Portanto, se for o seu caso, seja claro e direto quanto ao que busca em seu currículo. Descreva brevemente, também, o que foi agregado em suas experiências anteriores.

Na triagem de currículos são também analisados a formação superior, outros cursos, conhecimentos e o domínio de idiomas.

Os testes preliminares online alinham o perfil do candidato à vaga

Muitas vezes a empresa aplica testes feitos pela Internet que fortalecem algumas questões vistas nos currículos. Os mais frequentes são os de português, inglês e de raciocínio lógico.

Nessas etapas de um processo seletivo, às vezes também são feitas várias perguntas estilo quiz. Elas medem o quanto os perfis dos profissionais alinham-se aos da empresa.

A apresentação pessoal e dinâmicas são parte essencial do processo seletivo

Vem o momento de se observar o candidato junto a outros profissionais. Seu jeito de se comunicar, gerenciar um conflito, administrar o tempo, planejar e se organizar será avaliado em dinâmicas em grupo.

As dinâmicas costumam ocorrer após as apresentações pessoais. Elas variam, entretanto, geralmente cada pessoa fala sobre si em alguns poucos minutos.

Prepare-se para entrevistas com o RH durante as etapas de um processo seletivo

Nessas entrevistas realizadas pelos Recursos Humanos, analisam-se as competências. Diferente das outras etapas de um processo seletivo, esta visa analisar os comportamentos e perfis dos candidatos. Baseando-se em tudo que foi observado nas dinâmicas.

A meta dessas entrevistas é bastante clara. Consiste em entender até que ponto cada perfil de candidato se alinha às demandas do cargo e aos valores da empresa.

Avaliações práticas como etapa de um processo seletivo

Em algumas empresas, esses são os “painéis de negócios”. É uma etapa cujo objetivo é inserir os candidatos na rotina do local. Então, ele deverá realizar testes mais práticos, dependendo da área de atuação. Ou desenvolver cases baseados no segmento e rotina da empresa. Serão analisadas a qualidade dos resultados, e como a solução foi buscada.

A entrevista final é uma parte decisiva

As entrevistas finais, feitas com o gestor de uma área específica, geralmente concluem as etapas de um processo seletivo. A meta, aqui, é compreender melhor as razões pelas quais o profissional procurou aquele setor e empresa. Os entrevistadores também podem questionar algo mais relativo à própria área do negócio.

Essas costumam ser as principais etapas de um processo seletivo. É claro, há variações, conforme o setor envolvido e as práticas de cada empresa. Ao ser chamado para processos seletivos, procure saber mais a respeito das etapas pelas quais passará. Estude o site da empresa e as novidades do setor para que o bom preparo não seja um problema.

Esperamos que você tenha curtido conhecer mais sobre os processos seletivos e seus desafios. Aproveite agora e confira também como se preparar para uma entrevista por ligação telefônica!

Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Há inúmeras formas de realizar entrevistas de emprego. Muitos optam pelo contato inicial em pessoa e outras empresas realizam o call, ou entrevistas por telefone. Elas podem ser somente por voz ou incluir vídeo, como no caso no Skype. Geralmente, esse é um estágio da pré-seleção. Portanto, é importante estar bem preparado para a entrevista por ligação!

Geralmente, após a ligação há um papo presencial, para a aplicação de testes e avaliação mais profunda do candidato. Da mesma forma que nos organizamos e preparamos para entrevistas presenciais, o call demanda alguns cuidados específicos. Se não for uma chamada de vídeo, o candidato deve estar mais atento ainda. Confira as nossas dicas!

Imprima e estude as informações devidas

Nossa primeira dica para sua entrevista por ligação é que você tenha em mãos seu currículo. Destaque os pontos essenciais relativos à vaga. Enviou carta de apresentação? Tenha-a também com você. Provavelmente o recrutador estará com esses documentos em mãos ao entrevistá-lo. Pesquise tudo que puder a respeito da empresa e seus serviços.

Repasse também e faça anotações sobre todos os aspectos daquela vaga. Pense nas razões pelas quais se candidatou e aponte suas qualidades mais diferenciadas. Deixe esse material em local bem acessível para a hora da entrevista.

Saiba o que fazer se não tiver como falar

Se receber a ligação em seu atual trabalho, ou estiver em locais ruidosos, por exemplo, não prejudique sua atuação. O melhor a fazer é comunicar rapidamente o empecilho e agendar uma hora mais conveniente para a entrevista.

Além disso, agradeça a ligação e procure saber, aproximadamente, quanto durará a entrevista por ligação, com clareza e educação.

Organize o local da entrevista por ligação

Quando faltarem cerca de 10 minutos para a ligação, se ela foi agendada, prepare o local com cuidado. Caso você esteja na sua casa, opte por ambientes reservados e silenciosos. Caso se encontre em seu trabalho atual, use alguma sala de reunião, se estiver disponível.

Carregue consigo seus documentos e notas, organizados previamente, uma caneta e seu relógio. É bom ter água perto de você, também. Se a entrevista for feita em telefones fixos, não esqueça de desligar seu dispositivo móvel. Concentre-se e repasse todas as informações que tem em mãos, totalmente focado.

Preste atenção à sua voz e à sua postura

Desde antes de a entrevista por ligação começar, arrume bem a sua postura. Mesmo que o entrevistador não o veja na chamada por vídeo, a voz tende a transmitir a sua posição corporal. Esteja de preferência sentado e confortável. Caso prefira estar de pé, sem problemas também. Mas lembre-se de sorrir e comportar-se da mesma forma que em entrevistas presenciais.

Seja objetivo e aja com toda naturalidade

Por mais evidente que essa dica possa soar, pode ser que você se esqueça no momento, devido à ansiedade. É fundamental aguardar que o recrutador termine suas questões e respostas. Dê uma boa respirada e, somente então, fale. Seja o mais objetivo possível. Transmita o que foi solicitado de maneira bem direta e com toda a clareza.

Passar por uma entrevista por ligação, hoje em dia, é cada vez mais frequente. Algumas vezes isso ocorre porque a empresa encontra-se em outra cidade, estado ou país, em outras, por preferência do entrevistador. Siga nossas dicas e prepare-se bem para a ligação. Escolha locais e momentos adequados e estude bem o quê e como você falará.

E aí, está mais tranquilo agora que sabe como se preparar para entrevistas via telefone ou chamada de vídeo? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook! Temos muitas outras dicas sobre mercado de trabalho para você.

5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego são parte da rotina de quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, seja porque está desempregado, seja porque busca uma oportunidade melhor.

Quem já foi a muitas entrevistas pode pensar que todas elas são iguais e que muitas das perguntas feitas ali são desnecessárias. Na verdade, cada pergunta de uma entrevista de emprego tem uma função específica e visa revelar alguma informação crucial sobre você.

Para ajudar na sua recolocação profissional, decidimos revelar os segredos por trás das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Siga lendo para saber como respondê-las!

1. “Você poderia falar um pouco mais sobre quem você é?”

Essa é, normalmente, a primeira pergunta que um entrevistador faz e, ao mesmo tempo, aquela em que mais candidatos falham. O entrevistador que faz essa pergunta não quer saber um resumo sobre o seu passado ou informações sobre quem você é. Ele já sabe tudo isso, pois leu o seu currículo.

O que o recrutador busca é que você se apresente e se posicione como a pessoa ideal para aquela vaga. Ele busca enxergar alguém capaz de se apresentar e que demonstre ter as habilidades necessárias para a função.

Se o trabalho é de programador, por exemplo, pode ser interessante dizer que “sou uma pessoa muito analítica” e então mostrar um ou dois exemplos de como essa capacidade se manifesta.

2. “Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?”

Essa é uma das perguntas mais famosas das entrevistas de emprego. Tanto é que as pessoas já se acostumaram a responder que o ponto forte é a “dedicação” e o ponto fraco é o “perfeccionismo”.

O que o recrutador busca com essa questão é avaliação crítica das suas capacidades e como elas se encaixam no perfil desejado para a vaga. Por exemplo, um engenheiro que trabalhará em equipe durante vários projetos precisará de competências como “saber se comunicar”, “trabalhar bem com outros” e “desenvolver bons relacionamentos”.

Já na parte dos pontos fracos, é bom ser honesto e tentar fugir dos clichês que “não dizem nada”. Seja qual for a característica negativa, apresente um plano para resolvê-la. Por exemplo: “Não tenho muita facilidade para falar bem em público, mas me inscrevi em um curso de teatro para tentar melhorar”.

3. “O que você sabe sobre a empresa?”

Empresas pequenas não costumam fazer essa pergunta em entrevistas de emprego, mas ela é peça obrigatória no recrutamento de grandes marcas. A razão é simples: o recrutador não quer saber se você leu o “Sobre nós” no site oficial da empresa, mas sim se você se encaixa nos valores dela.

Se a empresa valorizar a criatividade, por exemplo, cite que você sabe que é uma marca muito criativa, “como naquela ação de marketing X” ou “como deu para ver no produto Y”.

4. “Você está indo a outras entrevistas de emprego?”

Aqui, o recrutador quer saber qual seu nível de ambição e comprometimento com a vaga disponível. Se você estiver desempregado, é de bom-tom revelar que sim, tem ido a outras entrevistas. Afinal, isso mostra que você está buscando uma oportunidade.

Já se você estiver empregado, aproveite a chance para explicar por que busca uma nova vaga em alguma outra empresa.

Seja como for, é importante frisar que você está buscando vagas que tenham o mesmo perfil dessas, para não parecer que está atirando em qualquer oportunidade.

5. “Por que devemos contratar você?”

Essa pergunta é clássica nas entrevistas de emprego e não poderia ser mais clara e objetiva. O que o entrevistador quer saber é se você entendeu bem quais os problemas que o profissional que ficar com a vaga terá de resolver.

Não tenha medo de parecer convencido: mostre que compreendeu quais as competências que a empresa procura e dê exemplos de que as possui. Além disso, mostre como sua personalidade é compatível com os valores da empresa.

Agora que você já sabe como responder as principais perguntas das entrevistas de emprego, não vai demorar para encontrar uma ótima posição no mercado para você. Basta praticar as respostas na frente do espelho e arrasar na frente do recrutador.

Aproveite que está se preparando e descubra como se vestir para entrevistas de emprego com nosso guia rápido!

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Embora a princípio não pareça, se vestir bem para uma entrevista de emprego é essencial. A maneira como você se apresenta é tão importante quanto a sua experiência profissional, por isso é vista como requisito para contratação.

Aquela “primeira impressão” deixada diz muito sobre você. Ela é determinante ao estabelecer uma relação com seu recrutador, uma vez que nessa ocasião surge a oportunidade para que você demonstre segurança e conhecimento.

E então, como se vestir para este momento? As dicas são mais simples e acessíveis do que você imagina. Confira!

Entenda o perfil da empresa

Ninguém pode ir a uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa. Portanto, já que tem que buscar informações a respeito dela, informe-se também sobre sua cultura organizacional e comportamento dos empregados.

Ao entender o perfil do ambiente, você saberá escolher entre uma calça jeans e um terno, ou entre o uso de salto alto e uma sapatilha. Um colaborador da empresa pode passar essas informações, para que você entenda se os padrões de vestimenta são mais rigorosos ou despojados.

Atente-se para o cargo ao qual se candidata

Ainda que a empresa pareça menos rígida em relação ao que seus funcionários vestem, o cargo ao qual você se candidata deve ser observado. Setores de liderança podem exigir uma postura diferente daqueles que são mais criativos, por exemplo.

Em outros casos, a própria empresa impõe o uso de um uniforme ou estilo de roupa padronizado. Vale a pena se atentar para esses detalhes e se vestir de acordo com as exigências preestabelecidas, para mostrar que você tem consciência de suas futuras responsabilidades.

Se tiver dúvidas, invista no básico

Se ainda não se sentir seguro sobre que roupa usar na entrevista de emprego, aposte no básico. Ele se encaixa sempre em qualquer situação, pois preza pela simplicidade e pela discrição.

Algumas dicas de sucesso: prefira cores neutras para as roupas e escuras para os sapatos, não abuse da maquiagem, evite excesso de acessórios e descarte roupas justas. Para homens, calça e camisa social é uma dupla que funciona bem, enquanto para mulheres um vestido liso de comprimento mediano é ideal.

Antes da entrevista de emprego, preze pela higiene pessoal

Roupas bem passadas, sapatos em bom estado, cabelos penteados e unhas limpas ajudam tanto quanto acertar no código de vestuário. Sua aparência é seu cartão de visitas, por isso cuide bastante de sua higiene pessoal.

Deixe também aquele perfume mais forte para outra ocasião, bem como penteados elaborados. Nessas ocasiões, lembre-se de que a regra é o antigo ditado: “menos é mais”. Coloque um sorriso no rosto, tenha foco esteja confiante. Você conquistará um excelente lugar no mercado de trabalho.

Enfrentar uma entrevista de emprego não deve ser uma vivência repleta de pressão e ansiedade. Se arrume com confiança e, diante do espelho, enxergue também todo o seu potencial.

Essas dicas foram úteis para você? Confira também como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego.

Como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego?

Como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego?

Procurar emprego não está com certeza entre as tarefas mais fáceis. E, nesse caminho que pode ser mais longo do que se possa esperar, os candidatos podem cometer alguns tropeços na busca pelas vagas que mais desejam.

Não basta ter bem claros seus objetivos: você deve estar pronto para lidar com imprevistos e, muitas vezes, com a ansiedade. Isso pode levar à pressa na busca por emprego, vindo a atrapalhar você ao longo do processo.

As frustrações, o medo da rejeição e a ansiedade, ainda mais se o profissional estiver desempregado já por alguns meses, podem embaraçar seu êxito em uma entrevista ou impedir o melhor aproveitamento em um teste.

Que tal uma boa ajuda nessa tarefa? No texto que segue, trataremos de alguns pontos que podem diminuir essas dificuldades. Leia, diminua um pouco sua ansiedade e aproveite as dicas!

Organize melhor sua busca por emprego

Trabalhe com um plano e um deadline com uma quantidade média de vagas às quais se candidatar. Defina quais empresas você está almejando nessa busca. Tenha isso bem organizado e planejado.

Determine objetivos menores e calcule o tempo que eles tomarão. Com essas tarefas, não haverá tempo para ansiedade, somente para atingir seu objetivo.

A rejeição, assim como o sucesso, sempre poderá ocorrer. Então, prepare-se para saber como lidar com essa carga. Se não conseguiu uma determinada vaga, evite o stress e a frustração em sua busca por emprego.

Quer saber como reduzir os efeitos de uma rejeição? Procure se concentrar em algo relaxante e que lhe faça bem, como algumas atividades físicas ou artísticas. Isso aliviará boa parte do seu nervosismo.

Mantenha o foco nas vagas certas

Enviar currículos para várias empresas, mas sem ter um critério, pode transmitir falta de segurança. Você pode não obter retorno e aumentar sua frustração.

Não envie sempre o mesmo currículo para ganhar tempo. Personalize os dados do documento conforme a demanda da vaga e a empresa em questão. As chances de você ser selecionado serão bem maiores.

Quando for chamado para uma entrevista, você tem o desafio de apresentar as aptidões que estão alinhadas com a vaga em disputa. Se você se manteve alinhado aos seus objetivos e experiências na área, não precisará se preocupar tanto e será capaz de controlar a ansiedade.

Caso não consiga desta vez, pesquise o que faltou para conquistar a vaga. Você pode se preparar mais e evitar certos erros em sua próxima busca por emprego.

Prepare-se melhor para suas entrevistas

Jamais compareça à entrevista sem ter estudado a empresa e o setor do qual ela faz parte. Repasse cada item de seu currículo, para não deixar de lado qualquer experiência de peso durante a conversa.

Pratique algumas perguntas e respostas um dia antes, para estar mais seguro. Por exemplo, quais são suas expectativas, uma vez dentro daquela empresa? A ansiedade traz afobação em muitos candidatos na hora da entrevista. Portanto, ao responder às perguntas do recrutador, espere ele terminar o discurso e não interrompa suas falas.

Preste atenção a cada questão e reflita sobre o que vai dizer. Também é fundamental a interação entre candidato e entrevistador. Fale só o essencial e relevante, seja bem articulado.

É preciso ter calma, paciência, organização e foco em sua busca por emprego. Tente não se deixar levar pela pressa ou afobação, pois isso só atrapalhará seu bom desempenho. Seja na hora de procurar vagas ou no momento de uma entrevista, o autocontrole estará a seu favor.

Gostou de nossas dicas? O mercado de trabalho é extremamente competitivo, e é nosso objetivo deixá-lo mais bem preparado para conquistá-lo. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais boas informações sobre o assunto.

5 erros mais comuns em currículo e como evitá-los

5 erros mais comuns em currículo e como evitá-los

Para gerar interesse nos recrutadores e conseguir a vaga de trabalho ideal, montar um bom currículo é o primeiro grande passo a ser tomado. Afinal, muitas empresas chegam a receber dezenas — ou até centenas — de currículos por dia. No caso de grandes corporações, a triagem costuma ser mais rígida; e o tempo para analisar os documentos, bem menor. Então, é fundamental que você evite os erros mais comuns em currículo.

É muito importante que a redação e a formatação sejam impecáveis. Alguns deslizes na elaboração do currículo são muito comuns, independentemente do setor, área ou cargo almejados. Para ajudar você a acertar, separamos aqui alguns desses deslizes mais frequentes. Conheça e aprenda a evitá-los!

1.    Não incluir os seus objetivos

Com tantos currículos para avaliar, em certo momento o recrutador passará a ir direto ao campo que aborda seu objetivo como profissional. Este item deve constar no topo do currículo. Dependendo do que encontrar, pode abandonar a leitura ali mesmo.

Isso significa que o campo em questão deve estar em sintonia com suas estratégias de crescimento profissional. Procure ser bem específico. Não inclua muitas áreas ou cargos, pois isso pode transmitir a ideia de que você não está focado ou de que irá realizar qualquer atividade para garantir um emprego.

2.    Resumir demais sua experiência

Um erro frequente, ainda mais se o candidato está concentrado em encaixar o conteúdo em uma folha só: atenção, pois esse é um padrão norte-americano, não brasileiro. Em muitas situações, são profissionais de RH que fazem a primeira triagem dos currículos. Não é certo se eles identificarão todas suas habilidades em três ou quatro palavras.

Crie tópicos para esta área no documento. Exponha com clareza cada experiência que teve e suas respectivas atividades. Trata-se de um dos erros mais comuns em currículo, e provavelmente mais fatais. Porque, como na dica anterior, seu currículo pode ser descartado logo de cara.

3.    Supervalorizar a sua formação

Ao preparar o currículo, não é suficiente escrever somente “formado em 2010” Você precisa deixar claro o que cursou e onde realizou seus estudos.

Em “formação acadêmica”, também não é uma boa ideia apenas inserir cursos menores ou um curso livre. Se fez um curso breve, de uma semana, um mês ou três meses, por exemplo, inclua-o em “outras atividades”.

Tudo o que estudamos tem relevância para o conjunto de dados pessoais e para ser contratado. Porém, é preciso cuidado ao decidir onde colocar essa informação.

4.    Omitir informações relevantes

Todo e qualquer item que não pareça fazer sentido poderá criar falta de confiança no recrutador. Um exemplo disso é se o profissional procura omitir experiências de trabalho negativas, como algo sobre o qual ele não está confortável para falar.

Pode ser que ocorra a vontade de omitir um período no qual esteve desempregado, mas essa atitude pode acabar de modo desagradável. Quando se comete esse tipo de erro, existe o risco de a entrevista passar a se concentrar justamente nesse ponto que foi omitido. Portanto, o adequado é que você esclareça tudo antes.

5.    Mentir a respeito do seu cargo

Outra situação que configura um dos erros mais comuns em currículo é mentir sobre o cargo, como citar uma posição acima da que você ocupou em outra empresa. Um profissional pode ter passado cinco anos como supervisor e somente seis meses como gerente. Porém, no currículo, deixa a entender que atuou como gerente por todo esse período, o que não é certo.

Por mais que exista a tentação, não é nada ético agir assim. Se permaneceu somente seis meses como gerente, deverá relatar o tempo em cada posição corretamente. Fica bem claro então que cada detalhe do currículo deve ser cuidadosamente descrito pelo candidato à vaga. Além desses erros mais comuns em currículo, existem ainda muitos outros pontos importantes. Mas o uso do bom português, clareza, informações completas e verdadeiras e de objetividade já garantem muitos passos em sua busca.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e esclarecedoras para você que busca recolocação no mercado. Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais informações úteis como essa sobre o mercado de trabalho.

O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

Quando há entrevista marcada você mal consegue dormir de ansiedade? E depois que ela acaba você não consegue se concentrar em mais nada até descobrir se deu certo? Talvez seja hora de descobrir o que é inteligência emocional e aplicar isso na sua vida. Quer entender melhor sobre isso? Então continue lendo esse artigo.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

Em uma definição bem simples, inteligência emocional é a habilidade de gerenciar emoções a fim de utilizá-las de forma inteligente. O que isso quer dizer? Na prática, é quase como transformar água em vinho.

Mas, para que isso seja possível é preciso, primeiro, aprender a identificar a água. Ou seja, identificar as suas emoções e a influência que elas têm em suas atitudes.

Segundo Daniel Goleman, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Inteligência Emocional pode ser subdividida em cinco habilidades:

Autoconhecimento emocional

Capacidade de identificar as próprias emoções.

Controle emocional

Capacidade de saber lidar com eles, segurando as rédeas em qualquer situação.

Automotivação

Habilidade para canalizar essas emoções e sentimentos para algo bom.

Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir empatia.

Como a falta de inteligência emocional pode influenciar em uma entrevista?

Imagine que depois de muito tempo se preparando por meio de atualizações, workshops e cursos profissionalizantes, você finalmente encontra a vaga de emprego perfeita.

Nos requisitos há tudo aquilo que você sabe e adora fazer. A experiência exigida parece ter sido escrita pensando no seu currículo. E a proposta salarial? Exatamente aquela que você procurava. É até difícil controlar a euforia, mas você consegue e manda o seu currículo.

Alguns dias depois, menos de uma semana, a empresa entra em contato com você para agendar uma entrevista. Nesse momento, você já tem certeza que conseguiu a tão sonhada recolocação.

Na data e hora marcadas, você se dirige até a empresa para a entrevista. Ao chegar na sala do recrutador, ele faz a primeira pergunta “com qual dos nossos produtos você mais se identificou?”.

Nesse momento, o coração acelera: você lembra que não pesquisou. O excesso de confiança fez com que você não se preparasse como deveria. O que você faria nessa situação?

Como adquirir inteligência emocional e aplicar em entrevistas de emprego?

Antes de dominar as emoções e modificar na força que elas têm sobre você, é preciso aprender a identificá-las. O que lhe deixa triste, feliz, irritado (a), ansioso (a), etc. Entrevistas, testes, avaliações e prazos são algumas situações já conhecidas por despertar o nervosismo.

Superada a fase de identificação, existem vários métodos que podem ajudar você nas fases seguintes, como o controle emocional e a canalização das emoções. Para não deixar que a ansiedade atrapalhe você nas tarefas diárias, por exemplo, faça listas de tarefas.

Há alguma preocupação que está tirando o seu sono e impedindo que você se concentre? Anote. Tirar isso da cabeça ajuda a eliminar a ansiedade.

Não deixe que nada seja um obstáculo na sua busca por recolocação profissional

Você sabia que existem empresas com o papel de facilitar o seu caminho em busca do emprego dos seus sonhos? A Employability é uma delas.

Além de ajudar a elaborar um currículo que melhor resuma as suas habilidades e experiências, o time de especialistas oferece dicas de marketing pessoal, orientação profissional e até simulam entrevistas com você.

Assim você não deixa que a falta de inteligência emocional atrapalhe. Conheça os serviços específicos para candidatos e aproveite ao máximo.

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.