4 erros comuns para evitar cometer em entrevista de emprego

4 erros comuns para evitar cometer em entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento muito importante para qualquer candidato. Afinal, ali está a sua grande oportunidade de conseguir um emprego ou conquistar a recolocação profissional.

Por este motivo, é comum se sentir ansioso ou nervoso. Mas é importante não deixar que isso influencie a sua postura e desenvoltura durante o processo seletivo.

Quer descobrir alguns erros comuns para evitar cometer e surpreender os recrutadores? Confira a lista deste artigo e coloque nossas dicas em prática.

1. Dar respostas vagas ou decoradas

Tenha em mente que o objetivo de um recrutador é encontrar alguém com o perfil acima da média. Então, evite fornecer respostas vagas e genéricas, as quais ele já está mais do que acostumado em ouvir.

O mesmo vale para respostas decoradas. De fato, algumas perguntas são comuns a toda entrevista de emprego. Mas tente sempre falar com naturalidade quando elas forem feitas a você, para não parecer que você menospreza os questionamentos.

2. Ir para a entrevista de emprego sem saber a respeito da vaga

De nada adianta ir para uma entrevista de emprego sem saber exatamente do que se trata a vaga. Essa falta de informação pode resultar em um desempenho muito abaixo do esperado, especialmente porque acaba por evidenciar seus pontos fracos.

Sem a preparação adequada, você sem querer dá respostas que não se encaixam no perfil do cargo e deixa claro que não há domínio sobre o trabalho que a empresa realiza. Isso é uma perda de tempo para você, que aplica para uma vaga que não se encaixa em sua experiência e para o recrutador.

3. Contar coisas desnecessárias sobre si mesmo

E quando o entrevistador pedir para que você fala sobre si mesmo? Acha que consegue fazer uma boa descrição de seu trabalho e de sua personalidade? Vale a pena dar uma atenção especial a esse ponto, porque a questão não diz respeito a detalhes pessoais, como se tem filhos ou o que prefere fazer no tempo livre.

Concentre-se em passar informações sobre projetos interessantes dos quais já participou e experiências profissionais que agregam valor, como cursos e viagens. Evidencie suas competências, mas com cuidado para não deixar a vaidade falar mais alto e nem se deprecie caso tenha que mencionar um ponto fraco. Manter o equilíbrio ao se descrever faz toda a diferença neste momento.

4. Falar mal dos empregos anteriores

Todos nós temos experiências incríveis em empregos anteriores, certo? Da mesma forma, é natural também termos experiências que marcaram de maneira negativa. Contudo, não é interessante mencioná-las em uma entrevista de emprego.

Evite falar mal de ex-patrões e ex-colegas, assim como pontuar aspectos que considera ruins na antiga organização. Esse tipo de comportamento demonstra muita falta de profissionalismo. Foque no que ocorreu de bom em seu histórico no mercado de trabalho e fale sobre como superou desafios para evitar qualquer desconforto.

Como você pode ver, evitar erros em um momento tão determinante quanto esse não é algo difícil. Basta concentração, preparação e uma boa postura para impressionar durante suas entrevistas.

E que tal descobrir sobre as 5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente? Ao trabalhá-las da melhor maneira, você será capaz de demonstrar mais segurança diante de recrutadores e gestores.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.