Quais as etapas de um processo seletivo?

Quais as etapas de um processo seletivo?

A eficiência das contratações de colaboradores está totalmente vinculada a bons planejamentos e métodos durante o processo seletivo. Foi-se a época na qual fatores subjetivos pesavam mais quanto à contratação. O resultado positivo das etapas de um processo seletivo se deve a uma série de contribuições de RH a partir do começo.

Portanto, é fundamental o investimento de técnicas e tempo em cada fase dos processos. São tarefas que demandam tempo e organização, além da aplicação de várias ferramentas. Mas afinal, quais são exatamente as etapas principais dos processos seletivos? Confira a seguir uma a uma, e por que são tão importantes para as empresas!

A triagem é a primeira das etapas de um processo seletivo

A etapa inicial da triagem dos currículos faz parte de qualquer processo seletivo. É um jeito de analisar se as metas e história do candidato estão condizentes com a proposta da vaga. Portanto, se for o seu caso, seja claro e direto quanto ao que busca em seu currículo. Descreva brevemente, também, o que foi agregado em suas experiências anteriores.

Na triagem de currículos são também analisados a formação superior, outros cursos, conhecimentos e o domínio de idiomas.

Os testes preliminares online alinham o perfil do candidato à vaga

Muitas vezes a empresa aplica testes feitos pela Internet que fortalecem algumas questões vistas nos currículos. Os mais frequentes são os de português, inglês e de raciocínio lógico.

Nessas etapas de um processo seletivo, às vezes também são feitas várias perguntas estilo quiz. Elas medem o quanto os perfis dos profissionais alinham-se aos da empresa.

A apresentação pessoal e dinâmicas são parte essencial do processo seletivo

Vem o momento de se observar o candidato junto a outros profissionais. Seu jeito de se comunicar, gerenciar um conflito, administrar o tempo, planejar e se organizar será avaliado em dinâmicas em grupo.

As dinâmicas costumam ocorrer após as apresentações pessoais. Elas variam, entretanto, geralmente cada pessoa fala sobre si em alguns poucos minutos.

Prepare-se para entrevistas com o RH durante as etapas de um processo seletivo

Nessas entrevistas realizadas pelos Recursos Humanos, analisam-se as competências. Diferente das outras etapas de um processo seletivo, esta visa analisar os comportamentos e perfis dos candidatos. Baseando-se em tudo que foi observado nas dinâmicas.

A meta dessas entrevistas é bastante clara. Consiste em entender até que ponto cada perfil de candidato se alinha às demandas do cargo e aos valores da empresa.

Avaliações práticas como etapa de um processo seletivo

Em algumas empresas, esses são os “painéis de negócios”. É uma etapa cujo objetivo é inserir os candidatos na rotina do local. Então, ele deverá realizar testes mais práticos, dependendo da área de atuação. Ou desenvolver cases baseados no segmento e rotina da empresa. Serão analisadas a qualidade dos resultados, e como a solução foi buscada.

A entrevista final é uma parte decisiva

As entrevistas finais, feitas com o gestor de uma área específica, geralmente concluem as etapas de um processo seletivo. A meta, aqui, é compreender melhor as razões pelas quais o profissional procurou aquele setor e empresa. Os entrevistadores também podem questionar algo mais relativo à própria área do negócio.

Essas costumam ser as principais etapas de um processo seletivo. É claro, há variações, conforme o setor envolvido e as práticas de cada empresa. Ao ser chamado para processos seletivos, procure saber mais a respeito das etapas pelas quais passará. Estude o site da empresa e as novidades do setor para que o bom preparo não seja um problema.

Esperamos que você tenha curtido conhecer mais sobre os processos seletivos e seus desafios. Aproveite agora e confira também como se preparar para uma entrevista por ligação telefônica!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.