4 dicas para procurar emprego na internet

4 dicas para procurar emprego na internet

A web é amplamente utilizada para várias finalidades. Ler notícias, fazer pesquisas, estudar e estar presente nas redes sociais são apenas algumas delas.

Mas por que não direcionar esse uso também para encontrar uma nova oportunidade de trabalho? Acredite, deste que alguns cuidados sejam tomados, é possível se candidatar para diversos cargos e ter sucesso.

Quer algumas dicas para procurar emprego na internet? Continue a leitura deste artigo e descubra o que fazer!

1. Participe de grupos com foco em procurar emprego na internet

A primeira providência é tornar suas redes sociais um meio para a busca por um emprego. No Facebook, por exemplo, existem diversos grupos para divulgação de vagas e postagem de currículos.

Você pode tanto procurar por oportunidades em sua cidade, quanto em sua região e outras localidades no Brasil. Vale a pena filtrar nome de empresas que lhe interessem para direcionar a procura.

2. Mantenha seu perfil atualizado no LinkedIn

E por falar em redes sociais, já atualizou seu perfil no LinkedIn? Essa é uma plataforma totalmente voltada para relacionamentos profissionais, em que é possível montar seu currículo, criar conexões com pessoas da sua área para procurar um emprego na internet.

Mais do que isso, as empresas também podem buscar profissionais por lá. Portanto, vale a pena acrescentar por lá suas experiências, interesses e histórico profissional para se trazer mais visibilidade para sua página.

3. Cadastre-se em sites de divulgação de vagas

Procurar um emprego na internet fica mais fácil se você se cadastrar em sites de divulgação de vagas. Existem excelentes plataformas online, que trabalham com total confiança, e disponibilizam centenas de vagas que podem ser acessadas gratuitamente.

Uma conta paga, por outro lado, traz algumas oportunidades especiais e pode ser um bom investimento. Para facilitar ainda mais a sua checagem, é possível realizar pesquisas por empresa, áreas de atuação e até mesmo faixas salariais.

4. Utilize a aba “trabalhe conosco” de sites corporativos

É indispensável pesquisar sobre empresas que sejam atraentes para você na internet. Afinal, vale a pena descobrir mais sobre as atividades exercidas por ela, e sua visão, missão e valores, para ter certeza de que tem vontade de trabalhar por lá.

Sendo assim, ao visitar o site de cada uma delas, utilize a aba “trabalhe conosco” para cadastrar seu currículo ou deixar seu contato à disposição. Assim, quando um cargo surgir, as chances de receber um e-mail ou telefonema para uma entrevista são ainda maiores.

Por fim, não se esqueça de revisar todas as suas mensagens e perfis nas plataformas citadas. Verifique o uso do português e escolha uma foto interessante para o cadastro, de modo a demonstrar preparo e postura também na web.

Como é possível perceber, procurar um emprego na internet exige um pouco de tempo e dedicação. Contudo, com as práticas certas, você pode conseguir conquistar uma vaga interessante e retomar a sua carreira com excelência.

Essas dicas foram úteis para você? Se sim, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos tão interessantes quanto este!

Saiba tudo sobre alinhamento de expectativas

Saiba tudo sobre alinhamento de expectativas

Não são poucos os gestores que reclamam da dificuldade de encontrar profissionais interessantes no mercado. Da mesma forma, muitos candidatos esperam a vaga perfeita, mas acabam por recusar oportunidades sem avaliar bem.

Para que ambas as partes deixem a idealização de lado e foquem no que realmente importa, é válido entender melhor do que o alinhamento de expectativas se trata. Essa é uma forma de otimizar processos seletivos e beneficiar todos os envolvidos.

Deseja entender melhor acerca do tema? Neste artigo, os principais pontos sobre ele são abordados, então continue a leitura!

O que é alinhamento de expectativas?

Cada empresa tem uma série de objetivos que devem ser cumpridos de acordo com seus objetivos. Todo um planejamento costuma ser feito periodicamente, inclusive para deixar seus colaboradores a par de cada detalhe.

Contudo, se eles não concordam com a solicitação, é possível que as ordens não sejam devidamente cumpridas. Ou que, por exemplo, a qualidade na produção caia. Na contratação de mais colaboradores, existe também a necessidade de encontrar o perfil adequado para as vagas em aberto.

Os profissionais que as procuram, esperam certo retorno, inclusive financeiro, por parte da empresa. Ou seja, esse é um ciclo: as expectativas de todos os envolvidos nesse grande processo devem estar alinhadas para que a empresa cresça, os funcionários fiquem satisfeitos, e as contratações tenham sucesso.

Como a falta desse aspecto pode ser prejudicial?

Para começar, quando não existe um alinhamento de expectativas satisfatório, a empresa atrasa seu planejamento. Por vezes, o contratante fica tão focado em encontrar alguém totalmente preparado para uma vaga que deixa de investir em um candidato que poderia ser desenvolvido com sucesso dentro da instituição.

Da mesma forma, um candidato pode recusar uma boa oportunidade quando está muito focado somente em algum detalhe específico. Por exemplo, a questão salarial ou as horas diárias trabalhadas. Sendo que, se não naquele momento, muito em breve poderia haver chances ideais para renegociação.

Quando a contratação acontece e esse alinhamento não está presente, também há interferências negativas. Isso porque o colaborador não se sente ouvido e valorizado, e a empresa não consegue ajustar efetivamente a sua comunicação interna.

O que fazer para evitar esse tipo de cenário negativo?

Para evitar um cenário em que a falta de alinhamento de expectativas aconteça, os gestores de Recursos Humanos precisam discutir e construir o perfil desejado juntamente a outras autoridades da empresa. Assim, fica mais simples entender as necessidades reais da organização e direcionar a busca por profissionais que se encaixem às exigências.

Essa é uma atitude que reflete futuramente. Afinal, os novos colaboradores não serão mais idealizados, e sim moldados da melhor forma possível para cumprir seu papel na vaga ocupada. E esses candidatos, por sua vez, se sentirão mais acolhidos durante um processo seletivo.

Isso será bom mesmo para aqueles que não conseguirem imediatamente a oportunidade. Pois, dessa forma, conseguirão visualizar o que realmente procuram e se preparar ainda melhor para próximas entrevistas, inclusive na mesma empresa, já que saberão o que esperar.

De fato, o alinhamento de expectativas é um assunto complexo e que exige bastante atenção. Contudo, vale a pena mantê-lo sempre como prioridade para que empresas e carreiras possam se desenvolver da melhor forma possível.

Gostou de aprender mais sobre este assunto? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades!

 

3 motivos para contratar os serviços da Employability

3 motivos para contratar os serviços da Employability

A Employability sai na frente quando o assunto é recolocação profissional e gerenciamento de carreira. Vencedora do prêmio de Empresa de Assessoria de Carreira do ano pela Latin American Quality Institute – LATIN, é a empresa que mais gera entrevistas no eixo Rio-São Paulo.

Tal resultado evidencia todo o sucesso que a organização alcança, ao articular estratégias que visam aproximar empresas e candidatos. Os diversos serviços que a Employability presta, viabilizam as melhores soluções em recursos humanos. Isso atende a quem busca pela oportunidade certa e as organizações que visam identificar talentos.

Siga a leitura e conheça mais 3 razões pelas quais contratar a empresa campeã em assessoria de carreira!

1. A Employability coloca a sua carreira como prioridade máxima

Líder no gerenciamento de carreira, a Employability está habilitada a prestar total apoio à sua recolocação profissional. Conforme apresentamos lá no início deste artigo, a empresa é a principal do setor, considerando-se o número de entrevistas que promoveu nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Por bater sucessivos recordes no quesito resultados, é apontada como melhor organização para quem busca uma assessoria de carreira completa.

2. A empresa preza por transparência e sinceridade

Os valores cultivados pela Emploiability abrangem prezar pela transparência e sinceridade em todas as relações. Isso faz com que a empresa invista constantes esforços para entregar serviço de excelência. Desse modo, decidir pelo apoio que a marca proporciona a seus clientes e parceiros é potencializar a empregabilidade. Em outras palavras, contar com a estrutura da organização equivale a obter maiores condições de conquistar um emprego

3. A Employability encurta o caminho para a recolocação

Com uma equipe comercial de JobHunters focada na sua recolocação profissional, a Employability é o caminho mais curto entre você e seu novo emprego. A empresa trabalha de forma a não gerar custos para as organizações com as quais firma parceria, colaborando com seus processos de seleção de pessoal.

Dessa maneira, participa ativamente do recrutamento de talentos, o que favorece a colocação profissional de seus clientes. Afinal, ter contato direto com as maiores marcas do mercado, leva a visualizar as mais recentes oportunidades em praticamente todos os setores.

Viu só como há excelentes motivos para você colocar a Employability ao seu lado, na hora da recolocação profissional? Com uma especialista em aproximar recrutadores e talentos, a sua busca por uma oportunidade vai ter muito mais chances. Além do mais, a empresa investe alto em dar apoio aos selecionadores, por isso, tem acesso às vagas abertas, antes mesmo de elas serem anunciadas. Ou seja, quem se vale dos seus serviços, larga na frente dos demais, ao concorrer pelas melhores posições do mercado.

Entre já em contato com a Employability e descubra tudo que essa empresa pode fazer pela sua carreira!

5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

Sabemos que o mercado de trabalho fica a cada dia mais competitivo. Conseguir o emprego novo ou a recolocação é um grande desafio que demanda uma série de cuidados. Muita gente se perde durante esse preparo, ou pensa existir algum tipo de mágica envolvendo pessoas bem-sucedidas. Mas tudo depende de uma série de habilidades profissionais.

Na verdade, todo ser humano já possui o que é necessário para se chegar longe. Trata-se somente de estar bem alinhado ao perfil buscado pelos recrutadores. Além disso, dedicar-se muito, estudar constantemente e estar comprometido são fatores essenciais. As habilidades visadas pelas empresas são inúmeras. Pontuaremos aqui algumas das principais!

1.    Aprenda a comunicar-se de modo eficiente

O que é ser comunicativo? Com certeza, isso não é sinônimo de extroversão e de ser facilmente percebido em um ambiente. Quem tem realmente o poder da comunicação faz-se compreender se, e quando, é necessário. Deve-se utilizar sempre o tom, a linguagem e os termos adequados, nos momentos certos.

Eis uma das habilidades profissionais mais importantes nas pessoas bem-sucedidas profissionalmente. Adquira as posturas corretas a fim de se expressar satisfatoriamente em qualquer situação. Considere sempre seu interlocutor. Esteja preparado para falar do modo devido, mesmo em casos em que os argumentos envolvidos são diferentes dos seus.

2.    Saiba como se relacionar interpessoalmente

Não confundir com a dica anterior: o bom relacionamento interpessoal é criado mesmo entre indivíduos com características opostas. Esta capacidade está entre as habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas. Em qualquer ambiente de trabalho sempre termos que lidar com todos os tipos de temperamentos, humores e culturas.

Pessoas que têm um perfil conflituoso ou que desequilibram a harmonia do ambiente de trabalho geralmente são preteridas. Isso acontece porque elas concentram uma carga tensa que pode terminar rompendo os laços bem construídos na empresa.

3.    Entenda habilidades profissionais emocionais

Mesmo com tantos desafios em todos os aspectos de nossas vidas pessoais, devemos poder realizar nosso trabalho normalmente. Nossas rotinas profissionais não podem sofrer interferências bruscas derivadas de conflitos externos. Todos somos seres humanos e temos sentimentos e dias difíceis. Porém, é importante estar no comando, nesses casos.

Algumas pessoas, inclusive, relacionam essas habilidades profissionais à criação de boas relações no local de trabalho. Principalmente quando falamos de pessoas que pertencem a um nível hierárquico diverso do próximo. Ser equilibrado emocionalmente significa não colocar nossas próprias paixões acima do bom convívio em uma empresa.

4.    Compreenda como ser proativo de verdade

Quem é capaz de notar, refletir e tomar atitudes, mesmo pressionado por situações difíceis, é considerado um profissional proativo. As empresas apreciam muito esse tipo de habilidade. Proatividade é sobre a ausência de medo ao superar suas obrigações primordiais. É trazer alternativas para situações problemáticas e conflituosas.

O profissional proativo age de forma enérgica e voluntária, mesmo quando essa atitude não foi solicitada por outra pessoa. Em qualquer empresa existem situações que não se pode prever e que nos deixam pressionados. Aqueles que conseguem manter o foco e a ação, não importando as adversidades, são muito buscados pelos empregadores.

5.    Seja uma pessoa criativa em qualquer área

A criatividade deve existir no profissional independentemente do setor em que ele atua. Uma das habilidades profissionais mais requisitadas, ela permite a alguém inovar e dar forma a ideias, em qualquer ambiente. Pessoas criativas favorecem essas ocorrências. Sem contar que elas conseguem atuar de maneira inventiva mesmo em ocasiões desfavoráveis.

Criatividade é algo que também torna o profissional mais autônomo. Afinal, quem a detém está capacitado para resolver todo tipo de problema com independência e pensamento inovador. Pensar em soluções criativas é algo bem-vindo em qualquer área profissional.

São incontáveis as habilidades profissionais buscadas pelas empresas para os mais diversos cargos possíveis. Algumas são mais importantes e podem fazer toda a diferença logo no momento da entrevista. Mostrar que você reúne a maior quantidade delas é essencial neste momento e ao longo de sua carreira. E elas devem ser mantidas a longo prazo!

E aí, gostou de conhecer mais sobre algumas das habilidades mais procuradas pelos empregadores? Veja agora quais são as perguntas mais frequentes feitas por eles nas entrevistas.

Como definir os objetivos profissionais?

Como definir os objetivos profissionais?

Ter sucesso na carreira depende de alguns ingredientes. O talento é importante, mas capacitação e a preparação são indispensáveis. Além de saber aproveitar boas oportunidades, também é crucial definir os objetivos profissionais.

Ao entender o que espera, é possível seguir rumo a esse destino. Desse modo, fica mais fácil vencer desafios e conquistar satisfação e realização profissional. Portanto, nada melhor que descobrir o que fazer no processo.

Na sequência, veja como definir os objetivos profissionais e aprenda a montar o plano ideal.

Seja honesto e realista sobre a sua carreira

O primeiro passo para uma conclusão de sucesso é entender o que você realmente deseja. É preciso ser honesto e, para isso, é interessante fazer algumas perguntas. Entre as questões, estão:

  • Onde eu gostaria de estar em 5 anos?
  • Qual é o meu maior interesse de carreira?
  • Do que estou disposto a renunciar? O que não pretendo sacrificar?
  • Por que desejo essa meta?

Essas são apenas algumas perguntas que envolvem autoconhecimento, trajetória e planejamento. É essencial encontrar algo que você tenha interesse e que o deixe motivado para seguir o plano. Ao mesmo tempo, se não estiver disposto a renunciar de tempo com a família ou de um salário alto, certas concessões terão que ser feitas.

Com um processo honesto, pode, inclusive, chegar a respostas que representam sonhar alto. Isso não é um problema, pelo contrário, mas todos têm que ser alcançáveis. Então, seja realista ao determinar o que se encaixa na sua vida e profissão.

Elabore prazos ao definir os objetivos profissionais

Depois de entender o que deseja, é hora de estabelecer um cronograma. Isso ajuda a criar metas e um plano de ação e também permite categorizar as conquistas esperadas. As de longo prazo, por exemplo, exigem uma atuação fragmentada, com pequenos passos para atingir o objetivo com o tempo. Já as de curto e médio prazo demandam um esforço mais intenso e direcionado.

Novamente, é preciso ser realista. Não adianta selecionar os objetivos profissionais corretamente e escolher prazos impossíveis de cumprir. Pense no que você terá que fazer, como aumentar a capacitação ou desenvolver competências, e no quanto demora.

Defina formas de medir o seu progresso

Ao estabelecer o que é desejado para a carreira e em quanto tempo tudo acontecerá, é importante ficar de olho no desempenho. É essa mensuração que permite fazer as adaptações necessárias nas ações e identificar o que já foi concluído.

Imagine que você almeja ocupar uma cadeira do conselho de administração da empresa. Para medir esse objetivo, pode acompanhar quantas promoções recebeu, em relação a quantas são exigidas. Também pode verificar índices de desempenho para atingir o patamar de interesse para essa oferta.

Além dos indicadores, decida a frequência desse acompanhamento. É importante ter tempo o suficiente para obter as conquistas, mas ainda ser dinâmico o bastante para adaptar.

Reveja as metas de tempos em tempos

Embora definir os objetivos profissionais seja essencial, a tarefa não é definitiva. O mercado muda, a empresa se transforma e você já não é o mesmo. Com o passar dos anos ou até dos meses, seus interesses podem mudar radicalmente.

Para evitar que o plano fique obsoleto, reveja-o com frequência. Você pode conferir as metas a cada semestre ou ano, por exemplo. De acordo com as necessidades, dá para fazer as mudanças para manter tudo em dia e consistente com seus interesses.

Como vimos, para definir os objetivos profissionais, é preciso olhar para dentro de si e para a realidade em que está vivendo. Pensar em metas alcançáveis e com atuação correta e direcionada. Assim, será muito mais fácil atingir o que você tanto deseja.

Gostou dessas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os contatos que precisam ler as recomendações!

Quais as melhores empresas para trabalhar em 2019?

Quais as melhores empresas para trabalhar em 2019?

Trabalhar em um bom ambiente corporativo é fundamental para a motivação, para o engajamento e para o desenvolvimento de carreira. Muito além dos salários, é preciso considerar outros fatores, como: benefícios, clima organizacional e cultura do negócio. Portanto, vale conhecer quais são as melhores empresas para trabalhar.

Ainda que a definição seja subjetiva, é possível explorar a percepção dos colaboradores e ex-funcionários. Assim, dá para ter uma visão clara de qual é o ambiente perfeito para você.

Para que não restem dúvidas, veja quais são algumas das melhores empresas para trabalhar em 2019.

A ThoughtWorks ocupa o topo do site LoveMondays

O site LoveMondays, mantido pela Glassdoor, analisa a experiência de funcionários sobre determinado empreendimento. De acordo com notas dadas sobre salários, benefícios e clima, o site cria um ranking. Em 2019, a ThoughtWorks ocupa o topo.

Fundada em 1993, a multinacional atua em consultoria global para tecnologia. O ambiente descontraído, voltado para a criatividade e ligado ao desenvolvimento pessoal contribui para o bom posicionamento.

O Itaú Unibanco está entre as melhores empresas para trabalhar

Já de acordo com a lista elaborada e divulgada pelo LinkedIn, o setor bancário ganha relevância. Além de ocupar 3 entre as 5 primeiras posições, o Itaú Unibanco se destaca como a organização ideal para trabalhar.

Entre os pontos mais bem avaliados, estão o ambiente de trabalho, a capacidade de equilibrar vida pessoal e profissional, além da chance de desenvolver a própria carreira. Com um forte programa de capacitação, permite que seus colaboradores fortaleçam o currículo.

O Magazine Luiza se destaca quando o varejo é o tema

Ao falar entre as melhores empresas para trabalhar, o Magazine Luiza é a principal escolha quando se fala em varejo. A listagem foi elaborada pela consultoria Indeed, que também analisa os ambientes de trabalho.

A organização chama a atenção, especialmente, pela capacidade de se adaptar e de utilizar a tecnologia a favor do negócio. Outro ponto forte foi a campanha de valorização voltada para vendedores e funcionários, o que ajudou a diferenciar o clima organizacional.

A Losango conquistou o primeiro lugar no Rio de Janeiro

A organização Great Places to Work se dedica a avaliar e certificar bons empregadores. Entre as melhores empresas para trabalhar em 2019, a Losango se destacou no Rio de Janeiro.

Seis vezes campeão, o negócio de crédito oferece relacionamentos interpessoais positivos e flexibilidade do horário de trabalho. Também conta com muitas oportunidades de desenvolvimento e bastante qualidade de vida.

A São Martinho saiu à frente no agronegócio

No final de 2019, a VOCÊ S/A divulgou uma lista que indicava as melhores empresas para trabalhar em 2019. No topo dela, estava a São Martinho.

O grupo é voltado para o agronegócio e foi fundado em 1914. Com um grande índice de felicidade no trabalho, é o maior processador de cana-de-açúcar do mundo. Entre os aspectos positivos, estão os excelentes benefícios e a cultura forte, que valoriza a participação dos colaboradores.

Ao conhecer as melhores empresas para trabalhar em 2019, você consegue direcionar seus esforços para ter acesso às oportunidades de destaque. Com um currículo completo e uma boa preparação, será possível conquistar a vaga desejada.

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3 dicas para elaborar um plano de carreira

3 dicas para elaborar um plano de carreira

Tomar a iniciativa de elaborar um plano de carreira está entre as atitudes mais eficazes para direcionar a vida profissional. Tal estratégia consiste em planejar ações a serem executadas a curto e médio prazos, com vistas a alcançar um determinado patamar. Para programar e executar essas práticas, são indispensáveis altas doses de dedicação, comprometimento e força de vontade.

Quer descobrir como fazer seu plano de carreira de um jeito simples e eficiente? Prossiga a leitura e confira nossas 3 dicas!

1. Estabeleça seu objetivo maior na carreira

A primeira das providências para elaborar um plano de carreira consiste em definir sua principal meta. Para isso, reflita a respeito de onde pretende estar daqui a alguns anos, no que se refere à profissão.

Pense no cargo ideal a ocupar nessa determinada época, pois esse será seu Norte, ou seja, a meta maior a ser alcançada. Tenha em mente que essa clareza é fundamental para estipular os passos rumo à realização do seu objetivo.

2. Defina as ações que vão levar a atingir sua meta principal

Depois de saber exatamente onde quer estar, é hora de programar o que fazer para conseguir chegar lá. Averígue, então, tudo aquilo que pode contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Isso, sempre com foco em colocar sua carreira no sentido que você escolheu.

Por exemplo, se você estabeleceu um cargo de liderança como ponto alto da carreira, vai ser producente aprender mais sobre gestão de pessoas e de processos. Já se a ideia for alcançar destaque na área de vendas, vai se revelar muito proveitoso conhecer as mais recentes estratégias de marketing.

3. Determine prazos dentro dos quais cumprir seus planos

Deixar suas metas vagas, sem data certa para serem concretizadas, implica no risco de jamais colocá-las em prática. Por isso, estabeleça prazos máximos para cada meta estabelecida. Desse modo, você terá elementos para montar um cronograma contendo as ações previstas para atingir seu objetivo maior.

Então, se cursar uma especialização e aprender mais um idioma está em seus planos, estabeleça quando vai começar a estudar. Assim você evita as metas ficarem no plano dos desejos e sonhos, e as utiliza como agentes transformadoras da realidade.

E por falar em realidade, seja otimista ao elaborar seu plano de carreira, mas não descuide de manter os pés no chão. Afinal, nada mais frustrante do que definir objetivos e, no meio do caminho, perceber não haver meios para atingi-los. Outra questão crucial envolvida em alcançar metas é ter proatividade. Tenha em mente que pouco ou nada adianta fazer planos sem conciliar a iniciativa com a energia, disposição e motivação — elementos indispensáveis a toda e qualquer realização.

Agora que você já sabe o que mais importa no plano de carreira, contate a equipe da Employability e potencialize as suas oportunidades profissionais!

O que é job hunter?

O que é job hunter?

A falta de qualificação e de atualização profissional por parte dos candidatos é uma das maiores causas do desemprego. Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, para 76% dos executivos brasileiros, a falta de gente capacitada é um desafio gigante na hora de contratar.

É também nesse cenário que aparecem cada vez mais formas de conectar empresas e bons candidatos. LinkedIn e redes sociais no geral, além de cargos como caçadores de talentos, headhunter e job hunter servem para tornar essa busca mais simples. Para entender melhor essa história, continue lendo.

O que é um headhunter?

Em meio a um cenário econômico não muito favorável, empresas precisam fazer de tudo para otimizar a verba destinada a contratação de pessoal. Para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contratar: o headhunter é um deles.

Antes de mais nada, é importante não confundir um headhunter com um profissional de RH tradicional. Apesar de sim, ser possível que um profissional de RH exerça a função, elas são diferentes e você vai entender o porquê.

Se contratar pessoas para cargos operacionais já é difícil, imagine quando há a necessidade de encontrar gente para ocupar cargos hierarquicamente mais altos, como CEO (Diretor Executivo) e CFO (Diretor Financeiro).

Para isso, existem os headhunters. Recrutadores especializados em encontrar talentos para cargos assim. Diferente dos recrutadores tradicionais, eles não só analisam currículos. Eles também saem em busca de profissionais.

O que é um job hunter?

Se existem profissionais cuja função é sair em busca de candidatos específicos, por outro lado existem também aqueles que ocupam o cargo de buscar trabalho. Esses são os job hunters, ou melhor: caçadores de trabalho.

Nem sempre é fácil assim ficar de olho nas vagas que surgem diariamente no mercado e encontrar a tão desejada recolocação profissional. Seja por falta de tempo ou por não saber realmente por onde começar.

Os profissionais que atuam nessa função já possuem experiência nesse tipo de coisa e podem orientar os candidatos da melhor forma, servindo de atalho entre o profissional e o mercado de trabalho.

Por que você precisa de um job hunter?

Veja este exemplo: Marcos tem 46 anos e é gerente geral em uma famosa instituição financeira há 27. Seu salário é alto e trabalhar no banco não exige de Marcos a busca por atualizações profissionais constantes.

Mas, de repente, um movimento no mercado exige que a instituição financeira desligue alguns funcionários. Infelizmente, Marcos é um deles. Na hora de repaginar o currículo para buscar uma nova oportunidade de emprego, ele percebe que último curso profissionalizante foi feito há mais de 15 anos. Desde então: nada.

Não há dúvidas de que ele é um bom profissional, afinal, possui uma carreira de longa duração. Mas, como mostrar isso ao mercado de trabalho?

Essa é uma situação clássica de candidatos que precisam dos serviços de um job hunter. Pessoas qualificadas, mas que devido ao longo período sem contato com outras oportunidades de emprego, acabam se perdendo.

Você se enxerga em uma situação semelhante? Busque uma assessoria que lhe ajude nessa tarefa. A Employability indica o seu currículo para vagas com o seu perfil, job hunter, e auxilia você a se tornar um profissional mais atrativo para o mercado.

Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

A elaboração de um plano de carreira é muito mais do que hierarquizar o quadro de funcionários. Essa deve ser uma forma de pensar a gestão. Afinal, além de tornar todos os movimentos mais transparentes, estimular os funcionários a crescer exige uma liderança mais ouvinte e prestativa.

Portanto, se você quer começar a fazer isso na sua própria empresa, conheça algumas dicas que podem ajudar.

1. Descubra quais são as expectativas dos funcionários

Antes de mais nada é preciso conhecer quem já faz parte do seu time de funcionários e também quem pretende ingressar. Por isso, pergunte aos seus funcionários o que eles esperam da empresa, onde eles querem estar e analise se eles estão alinhados com os objetivos da sua companhia.

Faça a mesma coisa durante as entrevistas com candidatos a uma vaga de emprego. Seja honesto sobre a situação atual do negócio e sobre as pretensões de curto e longo prazo. A transparência é fundamental para um plano de carreira eficaz.

2. Dê todo o necessário para possibilitar o crescimento do time

Depois de já saber o que os funcionários almejam e também definir o que a empresa espera dessas pessoas, é preciso disponibilizar todo o necessário para que o time cresça junto.

Ou seja, se você precisa que os funcionários se tornem bons pescadores, então forneça boas varas de pescar e também iscas de qualidade.

3. Tenha um bate papo periódico sobre os avanços de cada um

Um ponto importante e que torna todo esse processo efetivo, é definir como regra um bate papo semestral ou anual sobre os avanços do funcionário.

Por exemplo: se a empresa deixou claro que dentro de 1 ou 2 anos, uma equipe específica deve melhorar suas habilidades de inglês, e pagou cursos de idioma aos funcionários para isso, esse conhecimento deve sim ser cobrado.

4. Incentive a conversa entre gestores e liderados

Não é muito comum gestores iniciarem conversas sobre carreira com os liderados. Na maioria dos casos, eles pensam que isso pode provocar ansiedade, nervosismo e até um clima ruim no ambiente de trabalho, mas não precisa ser assim.

Quando esse tipo de bate papo acontece com frequência, de forma aberta e transparente, o efeito é exatamente o contrário: há alívio de tensão e o assunto fica leve.

É importante que os gestores se coloquem à disposição do funcionário para ajudá-lo a alcançar as suas metas também pessoais. Assim, ele se sente acolhido e valorizado pela empresa.

5. Novas vagas abertas? Dê preferência para quem já é funcionário

É muito comum que funcionários acabem frustrados quando há novas oportunidades de vagas e eles sequer são consultados sobre seu interesse. Se há alguma razão para não abrir determinado processo seletivo a funcionários, deixe isso claro e explique os motivos para tal decisão. Não dê abertura para que cada um faça seu próprio julgamento a respeito das suas atitudes.

Essas são algumas dicas simples de mudança de postura que podem preparar o terreno para a estruturação de um plano de carreira na sua empresa.

Outra dica importante para dar esse passo é contar com a consultoria de profissionais que já fazem esse tipo de trabalho. A Empolyability oferece serviços de Outplacement para facilitar esse processo. Confira e saiba mais!

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