O que é job hunter?

O que é job hunter?

A falta de qualificação e de atualização profissional por parte dos candidatos é uma das maiores causas do desemprego. Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, para 76% dos executivos brasileiros, a falta de gente capacitada é um desafio gigante na hora de contratar.

É também nesse cenário que aparecem cada vez mais formas de conectar empresas e bons candidatos. LinkedIn e redes sociais no geral, além de cargos como caçadores de talentos, headhunter e job hunter servem para tornar essa busca mais simples. Para entender melhor essa história, continue lendo.

O que é um headhunter?

Em meio a um cenário econômico não muito favorável, empresas precisam fazer de tudo para otimizar a verba destinada a contratação de pessoal. Para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contratar: o headhunter é um deles.

Antes de mais nada, é importante não confundir um headhunter com um profissional de RH tradicional. Apesar de sim, ser possível que um profissional de RH exerça a função, elas são diferentes e você vai entender o porquê.

Se contratar pessoas para cargos operacionais já é difícil, imagine quando há a necessidade de encontrar gente para ocupar cargos hierarquicamente mais altos, como CEO (Diretor Executivo) e CFO (Diretor Financeiro).

Para isso, existem os headhunters. Recrutadores especializados em encontrar talentos para cargos assim. Diferente dos recrutadores tradicionais, eles não só analisam currículos. Eles também saem em busca de profissionais.

O que é um job hunter?

Se existem profissionais cuja função é sair em busca de candidatos específicos, por outro lado existem também aqueles que ocupam o cargo de buscar trabalho. Esses são os job hunters, ou melhor: caçadores de trabalho.

Nem sempre é fácil assim ficar de olho nas vagas que surgem diariamente no mercado e encontrar a tão desejada recolocação profissional. Seja por falta de tempo ou por não saber realmente por onde começar.

Os profissionais que atuam nessa função já possuem experiência nesse tipo de coisa e podem orientar os candidatos da melhor forma, servindo de atalho entre o profissional e o mercado de trabalho.

Por que você precisa de um job hunter?

Veja este exemplo: Marcos tem 46 anos e é gerente geral em uma famosa instituição financeira há 27. Seu salário é alto e trabalhar no banco não exige de Marcos a busca por atualizações profissionais constantes.

Mas, de repente, um movimento no mercado exige que a instituição financeira desligue alguns funcionários. Infelizmente, Marcos é um deles. Na hora de repaginar o currículo para buscar uma nova oportunidade de emprego, ele percebe que último curso profissionalizante foi feito há mais de 15 anos. Desde então: nada.

Não há dúvidas de que ele é um bom profissional, afinal, possui uma carreira de longa duração. Mas, como mostrar isso ao mercado de trabalho?

Essa é uma situação clássica de candidatos que precisam dos serviços de um job hunter. Pessoas qualificadas, mas que devido ao longo período sem contato com outras oportunidades de emprego, acabam se perdendo.

Você se enxerga em uma situação semelhante? Busque uma assessoria que lhe ajude nessa tarefa. A Employability indica o seu currículo para vagas com o seu perfil, job hunter, e auxilia você a se tornar um profissional mais atrativo para o mercado.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.