Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

A elaboração de um plano de carreira é muito mais do que hierarquizar o quadro de funcionários. Essa deve ser uma forma de pensar a gestão. Afinal, além de tornar todos os movimentos mais transparentes, estimular os funcionários a crescer exige uma liderança mais ouvinte e prestativa.

Portanto, se você quer começar a fazer isso na sua própria empresa, conheça algumas dicas que podem ajudar.

1. Descubra quais são as expectativas dos funcionários

Antes de mais nada é preciso conhecer quem já faz parte do seu time de funcionários e também quem pretende ingressar. Por isso, pergunte aos seus funcionários o que eles esperam da empresa, onde eles querem estar e analise se eles estão alinhados com os objetivos da sua companhia.

Faça a mesma coisa durante as entrevistas com candidatos a uma vaga de emprego. Seja honesto sobre a situação atual do negócio e sobre as pretensões de curto e longo prazo. A transparência é fundamental para um plano de carreira eficaz.

2. Dê todo o necessário para possibilitar o crescimento do time

Depois de já saber o que os funcionários almejam e também definir o que a empresa espera dessas pessoas, é preciso disponibilizar todo o necessário para que o time cresça junto.

Ou seja, se você precisa que os funcionários se tornem bons pescadores, então forneça boas varas de pescar e também iscas de qualidade.

3. Tenha um bate papo periódico sobre os avanços de cada um

Um ponto importante e que torna todo esse processo efetivo, é definir como regra um bate papo semestral ou anual sobre os avanços do funcionário.

Por exemplo: se a empresa deixou claro que dentro de 1 ou 2 anos, uma equipe específica deve melhorar suas habilidades de inglês, e pagou cursos de idioma aos funcionários para isso, esse conhecimento deve sim ser cobrado.

4. Incentive a conversa entre gestores e liderados

Não é muito comum gestores iniciarem conversas sobre carreira com os liderados. Na maioria dos casos, eles pensam que isso pode provocar ansiedade, nervosismo e até um clima ruim no ambiente de trabalho, mas não precisa ser assim.

Quando esse tipo de bate papo acontece com frequência, de forma aberta e transparente, o efeito é exatamente o contrário: há alívio de tensão e o assunto fica leve.

É importante que os gestores se coloquem à disposição do funcionário para ajudá-lo a alcançar as suas metas também pessoais. Assim, ele se sente acolhido e valorizado pela empresa.

5. Novas vagas abertas? Dê preferência para quem já é funcionário

É muito comum que funcionários acabem frustrados quando há novas oportunidades de vagas e eles sequer são consultados sobre seu interesse. Se há alguma razão para não abrir determinado processo seletivo a funcionários, deixe isso claro e explique os motivos para tal decisão. Não dê abertura para que cada um faça seu próprio julgamento a respeito das suas atitudes.

Essas são algumas dicas simples de mudança de postura que podem preparar o terreno para a estruturação de um plano de carreira na sua empresa.

Outra dica importante para dar esse passo é contar com a consultoria de profissionais que já fazem esse tipo de trabalho. A Empolyability oferece serviços de Outplacement para facilitar esse processo. Confira e saiba mais!

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