5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego são parte da rotina de quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, seja porque está desempregado, seja porque busca uma oportunidade melhor.

Quem já foi a muitas entrevistas pode pensar que todas elas são iguais e que muitas das perguntas feitas ali são desnecessárias. Na verdade, cada pergunta de uma entrevista de emprego tem uma função específica e visa revelar alguma informação crucial sobre você.

Para ajudar na sua recolocação profissional, decidimos revelar os segredos por trás das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Siga lendo para saber como respondê-las!

1. “Você poderia falar um pouco mais sobre quem você é?”

Essa é, normalmente, a primeira pergunta que um entrevistador faz e, ao mesmo tempo, aquela em que mais candidatos falham. O entrevistador que faz essa pergunta não quer saber um resumo sobre o seu passado ou informações sobre quem você é. Ele já sabe tudo isso, pois leu o seu currículo.

O que o recrutador busca é que você se apresente e se posicione como a pessoa ideal para aquela vaga. Ele busca enxergar alguém capaz de se apresentar e que demonstre ter as habilidades necessárias para a função.

Se o trabalho é de programador, por exemplo, pode ser interessante dizer que “sou uma pessoa muito analítica” e então mostrar um ou dois exemplos de como essa capacidade se manifesta.

2. “Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?”

Essa é uma das perguntas mais famosas das entrevistas de emprego. Tanto é que as pessoas já se acostumaram a responder que o ponto forte é a “dedicação” e o ponto fraco é o “perfeccionismo”.

O que o recrutador busca com essa questão é avaliação crítica das suas capacidades e como elas se encaixam no perfil desejado para a vaga. Por exemplo, um engenheiro que trabalhará em equipe durante vários projetos precisará de competências como “saber se comunicar”, “trabalhar bem com outros” e “desenvolver bons relacionamentos”.

Já na parte dos pontos fracos, é bom ser honesto e tentar fugir dos clichês que “não dizem nada”. Seja qual for a característica negativa, apresente um plano para resolvê-la. Por exemplo: “Não tenho muita facilidade para falar bem em público, mas me inscrevi em um curso de teatro para tentar melhorar”.

3. “O que você sabe sobre a empresa?”

Empresas pequenas não costumam fazer essa pergunta em entrevistas de emprego, mas ela é peça obrigatória no recrutamento de grandes marcas. A razão é simples: o recrutador não quer saber se você leu o “Sobre nós” no site oficial da empresa, mas sim se você se encaixa nos valores dela.

Se a empresa valorizar a criatividade, por exemplo, cite que você sabe que é uma marca muito criativa, “como naquela ação de marketing X” ou “como deu para ver no produto Y”.

4. “Você está indo a outras entrevistas de emprego?”

Aqui, o recrutador quer saber qual seu nível de ambição e comprometimento com a vaga disponível. Se você estiver desempregado, é de bom-tom revelar que sim, tem ido a outras entrevistas. Afinal, isso mostra que você está buscando uma oportunidade.

Já se você estiver empregado, aproveite a chance para explicar por que busca uma nova vaga em alguma outra empresa.

Seja como for, é importante frisar que você está buscando vagas que tenham o mesmo perfil dessas, para não parecer que está atirando em qualquer oportunidade.

5. “Por que devemos contratar você?”

Essa pergunta é clássica nas entrevistas de emprego e não poderia ser mais clara e objetiva. O que o entrevistador quer saber é se você entendeu bem quais os problemas que o profissional que ficar com a vaga terá de resolver.

Não tenha medo de parecer convencido: mostre que compreendeu quais as competências que a empresa procura e dê exemplos de que as possui. Além disso, mostre como sua personalidade é compatível com os valores da empresa.

Agora que você já sabe como responder as principais perguntas das entrevistas de emprego, não vai demorar para encontrar uma ótima posição no mercado para você. Basta praticar as respostas na frente do espelho e arrasar na frente do recrutador.

Aproveite que está se preparando e descubra como se vestir para entrevistas de emprego com nosso guia rápido!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.