Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Embora a princípio não pareça, se vestir bem para uma entrevista de emprego é essencial. A maneira como você se apresenta é tão importante quanto a sua experiência profissional, por isso é vista como requisito para contratação.

Aquela “primeira impressão” deixada diz muito sobre você. Ela é determinante ao estabelecer uma relação com seu recrutador, uma vez que nessa ocasião surge a oportunidade para que você demonstre segurança e conhecimento.

E então, como se vestir para este momento? As dicas são mais simples e acessíveis do que você imagina. Confira!

Entenda o perfil da empresa

Ninguém pode ir a uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa. Portanto, já que tem que buscar informações a respeito dela, informe-se também sobre sua cultura organizacional e comportamento dos empregados.

Ao entender o perfil do ambiente, você saberá escolher entre uma calça jeans e um terno, ou entre o uso de salto alto e uma sapatilha. Um colaborador da empresa pode passar essas informações, para que você entenda se os padrões de vestimenta são mais rigorosos ou despojados.

Atente-se para o cargo ao qual se candidata

Ainda que a empresa pareça menos rígida em relação ao que seus funcionários vestem, o cargo ao qual você se candidata deve ser observado. Setores de liderança podem exigir uma postura diferente daqueles que são mais criativos, por exemplo.

Em outros casos, a própria empresa impõe o uso de um uniforme ou estilo de roupa padronizado. Vale a pena se atentar para esses detalhes e se vestir de acordo com as exigências preestabelecidas, para mostrar que você tem consciência de suas futuras responsabilidades.

Se tiver dúvidas, invista no básico

Se ainda não se sentir seguro sobre que roupa usar na entrevista de emprego, aposte no básico. Ele se encaixa sempre em qualquer situação, pois preza pela simplicidade e pela discrição.

Algumas dicas de sucesso: prefira cores neutras para as roupas e escuras para os sapatos, não abuse da maquiagem, evite excesso de acessórios e descarte roupas justas. Para homens, calça e camisa social é uma dupla que funciona bem, enquanto para mulheres um vestido liso de comprimento mediano é ideal.

Antes da entrevista de emprego, preze pela higiene pessoal

Roupas bem passadas, sapatos em bom estado, cabelos penteados e unhas limpas ajudam tanto quanto acertar no código de vestuário. Sua aparência é seu cartão de visitas, por isso cuide bastante de sua higiene pessoal.

Deixe também aquele perfume mais forte para outra ocasião, bem como penteados elaborados. Nessas ocasiões, lembre-se de que a regra é o antigo ditado: “menos é mais”. Coloque um sorriso no rosto, tenha foco esteja confiante. Você conquistará um excelente lugar no mercado de trabalho.

Enfrentar uma entrevista de emprego não deve ser uma vivência repleta de pressão e ansiedade. Se arrume com confiança e, diante do espelho, enxergue também todo o seu potencial.

Essas dicas foram úteis para você? Confira também como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.