Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego sempre geram certo nervosismo nos candidatos. Afinal, esta é uma ocasião importante, que determinará muita coisa acerca do futuro do profissional e da empresa.

Contudo, para ter sucesso e conseguir uma conversa bem-sucedida com o recrutador, é fundamental demonstrar segurança. Do contrário, você poderá prejudicar seu desempenho e nem mesmo conseguir falar sobre suas habilidades.

Mas com algumas dicas básicas, é possível adquirir a confiança necessária para atingir suas expectativas profissionais. Confira nossa lista!

Crie uma conexão com seu recrutador nas entrevistas de emprego

Em entrevistas de emprego, é muito importante criar uma conexão com seu entrevistador. Dessa forma, você consegue se sentir mais confortável e não precisa tentar impressioná-lo a todo o momento.

Apresente-se, tenha naturalidade ao falar e saiba a hora de escutá-lo sem interferir. O ambiente ficará mais leve, assim como a situação, e você poderá falar sobre si e suas experiências com mais segurança.

Respeite suas limitações e tenha pensamentos positivos

Jamais se deprecie ou critique em excesso com suas limitações. Antes de entrevistas de emprego, mantenha pensamentos positivos e relembre tudo o que você já alcançou até aqui.

Quando se é gentil consigo mesmo, a postura relaxa e a tensão diminui consideravelmente. Você sabe do que é capaz e precisa vender sua imagem e suas capacidades. O recrutador, com certeza, captará sua mensagem com muito mais facilidade do que se você se fechar e se lembrar apenas do que não deu tão certo.

Concentre-se no que importa e controle sua fala

Antes de ir para a entrevista, concentre-se no presente e em suas ambições. Imagine-se conseguindo a vaga de seus sonhos e trabalhando com força de vontade todos os dias. Mentalize suas metas e objetivos e deixe seus problemas de lado por algumas horas.

Aproveite para acalmar a respiração e as sensações corporais. Faça exercícios de alongamento para ficar menos tenso e eliminar incômodos. Depois, durante a entrevista, controle sua fala. Não tenha medo de silêncios e nem ache que precisa falar demais. Faça pausas, converse com calma e mantenha a firmeza na voz.

Ensaie as respostas e se prepare bem

Assim que conseguir agendar uma entrevista de emprego, comece a se preparar. Estude sobre a empresa, sua missão, visão, valores e seu histórico. Lembre-se de que cada entrevista é conduzida de uma maneira específica, mas que algumas questões são padronizadas em todas elas.

Por isso, pesquise as perguntas mais comuns e ensaie suas respostas. Isso não significa decorar um diálogo ou falar de maneira automática. Mas apenas listar pontos importantes que devem ser mencionados e treiná-los, para dar respostas sempre completas e interessantes.

De fato, é natural sentir ansiedade por causa de entrevistas de emprego. O que não pode acontecer é deixá-la vencer sua segurança e sua confiança. Então, coloque cada uma dessas orientações em prática veja quantos frutos você poderá colher mais tarde.

Gostou dessas dicas? Não deixe de assinar nossa newsletter, para receber em seu e-mail outros artigos para se recolocar no mercado de trabalho!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.