Como definir os objetivos profissionais?

Como definir os objetivos profissionais?

Ter sucesso na carreira depende de alguns ingredientes. O talento é importante, mas capacitação e a preparação são indispensáveis. Além de saber aproveitar boas oportunidades, também é crucial definir os objetivos profissionais.

Ao entender o que espera, é possível seguir rumo a esse destino. Desse modo, fica mais fácil vencer desafios e conquistar satisfação e realização profissional. Portanto, nada melhor que descobrir o que fazer no processo.

Na sequência, veja como definir os objetivos profissionais e aprenda a montar o plano ideal.

Seja honesto e realista sobre a sua carreira

O primeiro passo para uma conclusão de sucesso é entender o que você realmente deseja. É preciso ser honesto e, para isso, é interessante fazer algumas perguntas. Entre as questões, estão:

  • Onde eu gostaria de estar em 5 anos?
  • Qual é o meu maior interesse de carreira?
  • Do que estou disposto a renunciar? O que não pretendo sacrificar?
  • Por que desejo essa meta?

Essas são apenas algumas perguntas que envolvem autoconhecimento, trajetória e planejamento. É essencial encontrar algo que você tenha interesse e que o deixe motivado para seguir o plano. Ao mesmo tempo, se não estiver disposto a renunciar de tempo com a família ou de um salário alto, certas concessões terão que ser feitas.

Com um processo honesto, pode, inclusive, chegar a respostas que representam sonhar alto. Isso não é um problema, pelo contrário, mas todos têm que ser alcançáveis. Então, seja realista ao determinar o que se encaixa na sua vida e profissão.

Elabore prazos ao definir os objetivos profissionais

Depois de entender o que deseja, é hora de estabelecer um cronograma. Isso ajuda a criar metas e um plano de ação e também permite categorizar as conquistas esperadas. As de longo prazo, por exemplo, exigem uma atuação fragmentada, com pequenos passos para atingir o objetivo com o tempo. Já as de curto e médio prazo demandam um esforço mais intenso e direcionado.

Novamente, é preciso ser realista. Não adianta selecionar os objetivos profissionais corretamente e escolher prazos impossíveis de cumprir. Pense no que você terá que fazer, como aumentar a capacitação ou desenvolver competências, e no quanto demora.

Defina formas de medir o seu progresso

Ao estabelecer o que é desejado para a carreira e em quanto tempo tudo acontecerá, é importante ficar de olho no desempenho. É essa mensuração que permite fazer as adaptações necessárias nas ações e identificar o que já foi concluído.

Imagine que você almeja ocupar uma cadeira do conselho de administração da empresa. Para medir esse objetivo, pode acompanhar quantas promoções recebeu, em relação a quantas são exigidas. Também pode verificar índices de desempenho para atingir o patamar de interesse para essa oferta.

Além dos indicadores, decida a frequência desse acompanhamento. É importante ter tempo o suficiente para obter as conquistas, mas ainda ser dinâmico o bastante para adaptar.

Reveja as metas de tempos em tempos

Embora definir os objetivos profissionais seja essencial, a tarefa não é definitiva. O mercado muda, a empresa se transforma e você já não é o mesmo. Com o passar dos anos ou até dos meses, seus interesses podem mudar radicalmente.

Para evitar que o plano fique obsoleto, reveja-o com frequência. Você pode conferir as metas a cada semestre ou ano, por exemplo. De acordo com as necessidades, dá para fazer as mudanças para manter tudo em dia e consistente com seus interesses.

Como vimos, para definir os objetivos profissionais, é preciso olhar para dentro de si e para a realidade em que está vivendo. Pensar em metas alcançáveis e com atuação correta e direcionada. Assim, será muito mais fácil atingir o que você tanto deseja.

Gostou dessas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os contatos que precisam ler as recomendações!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.