Plano de sucessão: o que é e como as empresas aplicam?

Plano de sucessão: o que é e como as empresas aplicam?

A tomada de decisão e as mudanças na empresa têm que ser muito bem planejadas. Somente com a estrutura adequada é possível ter uma compreensão ampla do que precisa ser feito e de quais são as medidas mais importantes. Entre as possibilidades, está o plano de sucessão.

Implementado pelo RH, ele tem a ver com a continuidade e com a manutenção do sucesso do empreendimento. Portanto, é preciso estar atento para que esse elemento saia como o esperado.

Na sequência, você verá tudo sobre o plano de sucessão e saberá como usá-lo da melhor maneira. Confira!

O que é esse processo?

O comando das áreas do estabelecimento é um dos aspectos responsáveis pelo sucesso. Ter as pessoas certas nos cargos adequados de liderança permite que o negócio chegue mais longe. Paralelamente, não dá para contar para sempre com os mesmos profissionais. Como as configurações mudam constantemente, é preciso desenvolver o plano de sucessão.

Ele consiste em um mapeamento completo que cria uma espécie de “banco” de possíveis sucessores para todos os níveis do empreendimento. Ou seja, ele determina quem pode substituir e como acontece a troca de líderes em vários pontos, como gerente, coordenador e até presidente.

Como as empresas aplicam o plano de sucessão?

Para colocá-lo em prática é preciso, primeiramente, realizar uma análise completa do cenário para entender a sua configuração. Nesse momento, é essencial esquematizar quais são os cargos mais importantes e que vão compor o planejamento. A ideia é compreender a relevância de cada posição e como elas influenciam os resultados.

Feito isso, o plano de sucessão começa a levantar os potenciais sucessores. No caso de um CEO, por exemplo, o vice-presidente pode ser o principal eleito para ocupar o cargo, se for necessário. Todos devem utilizar ferramentas de mapeamento de perfil, de modo a entender capacidades, interesses e potenciais.

É na sequência que o plano ganha corpo. Com os resultados, são definidas as sucessões. O que acontece se um gerente receber uma promoção ou sair da empresa? O documento apresenta todas essas características e indica como será feita a movimentação de posições.

Para garantir a implementação, é comum elaborar um processo de transição e preparação de lideranças desde já. Com as ações corretas, os colaboradores ficam prontos para ocupar o cargo sucessório, quando exigido. Em uma analogia, é como o aquecimento para os jogadores de futebol que estão no banco.

Assim que uma mudança se mostre necessária, o plano é usado de forma efetiva para direcionar as escolhas e ações.

Quais são os benefícios dessa iniciativa?

Um dos pontos mais importantes de um plano de sucessão é que ele é determinante para a continuidade do negócio. Com uma configuração estratégica bem definida para a ocupação de posições, é possível ter pessoas qualificadas nas funções adequadas. Isso melhora os resultados e aumenta a robustez.

É, ainda, uma alternativa que ajuda a evitar a vacância, principalmente em cargos executivos. Para se ter uma ideia, 47% dos donos de negócio com mais de 65 anos não têm um plano de carreira para a sucessão. Além disso, grande parte das empresas não têm candidatos viáveis para substituir o CEO, se necessário. Com o planejamento, esses problemas são solucionados.

Não menos importante, há um aumento na taxa de retenção de talentos, redução de custos com contratação e treinamento, e valorização dos profissionais internos. Tudo isso ajuda o estabelecimento a chegar mais longe.

Como vimos, o plano de sucessão é uma ferramenta poderosa e indispensável para que o negócio consiga se manter nos trilhos certos. Com a realização e a implementação por parte do RH, é capaz de oferecer diversos benefícios a empresa.

Está pensando em aplicar essa solução na sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba outras ideias para melhorar o desempenho do seu empreendimento.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.