
A perspectiva de subir na carreira se destaca entre os principais fatores motivacionais nas empresas. Porém, nem sempre o gestor tem total certeza quanto à quais funcionários devem ser promovidos.
Além disso, ao decidir pela promoção de colaboradores, é necessário alinhar os perfis às demandas das vagas disponíveis. Também identificar habilidades e competências dos funcionários, a fim de aumentar as chances de acertar na escolha.
Prossiga a leitura e veja aspectos a ponderar na hora de resolver quem vai subir de posição no time!
1. Grau de competência
Ao analisar a promoção de colaboradores, considere o grau de competência dos candidatos à vaga. Veja que, sem os conhecimentos indispensáveis à execução das novas atribuições, o funcionário não será capaz de entregar os resultados esperados.
Por isso, ao verificar os perfis, lance foco na formação acadêmica e nos cursos de qualificação realizados. Considere, ainda, o tipo de experiência do colaborador, geralmente expresso pelo seu tempo de trabalho em determinada função.
2. Perfil do colaborador
O processo de promoção dos colaboradores precisa abranger a verificação da postura pessoal dos candidatos. Esse critério é essencial à percepção de o candidato ter a conduta apropriada para assumir a nova função.
Para estar à frente de uma equipe, por exemplo, é fundamental possuir habilidade para o relacionamento interpessoal. A imagem desse colaborador perante a equipe é outro ponto de máxima relevância, bem como sua capacidade de resolver problemas e assumir responsabilidades.
3. Nível de proatividade
Ao determinar quem vai ser promovido, é imprescindível notar os perfis que demonstram iniciativa. Essa atenção deve se voltar aos mais focados em soluções e que realmente vistam a camisa da empresa.
Tais indicadores apontam colaboradores com características valiosas para a empresa, por isso, merecem ser especialmente considerados. Afinal, reconhecimento faz parte da retenção dos talentos, imprescindível para a organização formar — e manter — uma equipe apta a impulsionar a empresa.
Ao considerar esses critérios para promoção de colaboradores, não raro acontece de um excelente funcionário não satisfazer a todos os aspectos. Entretanto, suas condutas, a sinergia com os demais membros da equipe e a confiança conquistada perante os superiores apontam para uma promoção.
Ao identificar tal situação, pode ser vantajoso investir no desenvolvimento do colaborador. Afinal, apostar em quem veste a camisa da empresa serve de incentivo para o time, que vai trabalhar mais motivado ao perceber o reconhecimento por parte da organização.
Conheça, agora, as soluções que a Employability tem para oferecer à sua empresa!