Processo seletivo: como se destacar em uma dinâmica em grupo?

Processo seletivo: como se destacar em uma dinâmica em grupo?

 

Um processo seletivo envolve uma série de etapas, de acordo com o perfil da empresa e da vaga em aberto. Por isso, é fundamental que o candidato esteja bem preparado para qualquer tipo de desafio.

Além de entrevistas e testes individuais, a dinâmica em grupo é um método bastante utilizado. E não há motivos para se sentir inseguro diante disso, pois mesmo em meio a outras pessoas, é possível se destacar.

Não sabe como? Então é hora de ler este artigo e se atentar a essas dicas infalíveis para conquistar o emprego de seus sonhos.

Procure conhecer bem o cargo e a empresa

Não é raro encontrar candidatos que chegam em um processo seletivo sem saber a respeito do cargo ou da empresa. Essa falta de informação prejudica a atuação na dinâmica em grupo, pois é possível ser pego desprevenido diante de uma pergunta ou proposta.

Portanto, faça uma pesquisa prévia acerca desses dois pontos para que você consiga se destacar de verdade ao aplicar os valores da organização em seu desempenho. Com toda certeza, você sairá na frente dos concorrentes ao demonstrar que realmente entende por que está ali.

Não tenha vergonha de participar da dinâmica em grupo

Acredita, muitas pessoas têm vergonha de participar das atividades de uma dinâmica em grupo. E isso pode passar dois tipos de imagem sobre uma pessoa: a de arrogante ou a de tímida, comportamentos que não costumam ser valorizados pelos recrutadores.

Por este motivo, concentre-se em cumprir o que foi proposto e não menospreze os concorrentes ou as técnicas usadas. Se você é naturalmente introvertido, lembre-se de que essa oportunidade é muito importante para passar, então trabalhe a autoconfiança antes desse momento para se sair bem.

Saiba se comunicar durante o processo seletivo

Ter uma boa comunicação é uma das características mais procuradas pelas empresas hoje em dia. Isso porque quem a apresenta em geral sabe fazer boas negociações, tomar decisões assertivas e influenciar positivamente quem está ao seu redor no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, demonstre segurança em seus argumentos durante o processo seletivo e tenha muita atenção em relação a sua linguagem corporal. Afinal, ela não pode intimidar ou acuar os outros participantes da dinâmica, e sim atuar como uma ferramenta de diferencial para você. Evite se gesticular demais e mantenha um tom de voz agradável.

Respeite seus concorrentes

Durante uma dinâmica em grupo, é comum que sejam abertas discussões sobre temas que causam divergência de opiniões. Essas questões são colocadas propositalmente para avaliar como cada candidato lida com opiniões distintas ou se posicionam diante de situações mais calorosas.

Coloque o respeito em primeiro lugar e não imponha aquilo que você pensa ao próximo. Lembre-se também de que todos estão ali pelo mesmo motivo que você, são humanos e tem preocupações e desejos muito semelhantes. Essa não deve ser uma competição negativa, então não alimente esse tipo de clima.

Gostou de saber um pouco mais sobre como se destacar nesse tipo de processo seletivo? Se essas dicas foram úteis para você, aproveite para descobrir também quais são as 5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente e construa uma carreira de sucesso!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.