O que é job hunter?

O que é job hunter?

A falta de qualificação e de atualização profissional por parte dos candidatos é uma das maiores causas do desemprego. Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, para 76% dos executivos brasileiros, a falta de gente capacitada é um desafio gigante na hora de contratar.

É também nesse cenário que aparecem cada vez mais formas de conectar empresas e bons candidatos. LinkedIn e redes sociais no geral, além de cargos como caçadores de talentos, headhunter e job hunter servem para tornar essa busca mais simples. Para entender melhor essa história, continue lendo.

O que é um headhunter?

Em meio a um cenário econômico não muito favorável, empresas precisam fazer de tudo para otimizar a verba destinada a contratação de pessoal. Para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contratar: o headhunter é um deles.

Antes de mais nada, é importante não confundir um headhunter com um profissional de RH tradicional. Apesar de sim, ser possível que um profissional de RH exerça a função, elas são diferentes e você vai entender o porquê.

Se contratar pessoas para cargos operacionais já é difícil, imagine quando há a necessidade de encontrar gente para ocupar cargos hierarquicamente mais altos, como CEO (Diretor Executivo) e CFO (Diretor Financeiro).

Para isso, existem os headhunters. Recrutadores especializados em encontrar talentos para cargos assim. Diferente dos recrutadores tradicionais, eles não só analisam currículos. Eles também saem em busca de profissionais.

O que é um job hunter?

Se existem profissionais cuja função é sair em busca de candidatos específicos, por outro lado existem também aqueles que ocupam o cargo de buscar trabalho. Esses são os job hunters, ou melhor: caçadores de trabalho.

Nem sempre é fácil assim ficar de olho nas vagas que surgem diariamente no mercado e encontrar a tão desejada recolocação profissional. Seja por falta de tempo ou por não saber realmente por onde começar.

Os profissionais que atuam nessa função já possuem experiência nesse tipo de coisa e podem orientar os candidatos da melhor forma, servindo de atalho entre o profissional e o mercado de trabalho.

Por que você precisa de um job hunter?

Veja este exemplo: Marcos tem 46 anos e é gerente geral em uma famosa instituição financeira há 27. Seu salário é alto e trabalhar no banco não exige de Marcos a busca por atualizações profissionais constantes.

Mas, de repente, um movimento no mercado exige que a instituição financeira desligue alguns funcionários. Infelizmente, Marcos é um deles. Na hora de repaginar o currículo para buscar uma nova oportunidade de emprego, ele percebe que último curso profissionalizante foi feito há mais de 15 anos. Desde então: nada.

Não há dúvidas de que ele é um bom profissional, afinal, possui uma carreira de longa duração. Mas, como mostrar isso ao mercado de trabalho?

Essa é uma situação clássica de candidatos que precisam dos serviços de um job hunter. Pessoas qualificadas, mas que devido ao longo período sem contato com outras oportunidades de emprego, acabam se perdendo.

Você se enxerga em uma situação semelhante? Busque uma assessoria que lhe ajude nessa tarefa. A Employability indica o seu currículo para vagas com o seu perfil, job hunter, e auxilia você a se tornar um profissional mais atrativo para o mercado.

O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

O que é inteligência emocional? Saiba como aplicar em entrevistas

Quando há entrevista marcada você mal consegue dormir de ansiedade? E depois que ela acaba você não consegue se concentrar em mais nada até descobrir se deu certo? Talvez seja hora de descobrir o que é inteligência emocional e aplicar isso na sua vida. Quer entender melhor sobre isso? Então continue lendo esse artigo.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

Em uma definição bem simples, inteligência emocional é a habilidade de gerenciar emoções a fim de utilizá-las de forma inteligente. O que isso quer dizer? Na prática, é quase como transformar água em vinho.

Mas, para que isso seja possível é preciso, primeiro, aprender a identificar a água. Ou seja, identificar as suas emoções e a influência que elas têm em suas atitudes.

Segundo Daniel Goleman, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Inteligência Emocional pode ser subdividida em cinco habilidades:

Autoconhecimento emocional

Capacidade de identificar as próprias emoções.

Controle emocional

Capacidade de saber lidar com eles, segurando as rédeas em qualquer situação.

Automotivação

Habilidade para canalizar essas emoções e sentimentos para algo bom.

Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir empatia.

Como a falta de inteligência emocional pode influenciar em uma entrevista?

Imagine que depois de muito tempo se preparando por meio de atualizações, workshops e cursos profissionalizantes, você finalmente encontra a vaga de emprego perfeita.

Nos requisitos há tudo aquilo que você sabe e adora fazer. A experiência exigida parece ter sido escrita pensando no seu currículo. E a proposta salarial? Exatamente aquela que você procurava. É até difícil controlar a euforia, mas você consegue e manda o seu currículo.

Alguns dias depois, menos de uma semana, a empresa entra em contato com você para agendar uma entrevista. Nesse momento, você já tem certeza que conseguiu a tão sonhada recolocação.

Na data e hora marcadas, você se dirige até a empresa para a entrevista. Ao chegar na sala do recrutador, ele faz a primeira pergunta “com qual dos nossos produtos você mais se identificou?”.

Nesse momento, o coração acelera: você lembra que não pesquisou. O excesso de confiança fez com que você não se preparasse como deveria. O que você faria nessa situação?

Como adquirir inteligência emocional e aplicar em entrevistas de emprego?

Antes de dominar as emoções e modificar na força que elas têm sobre você, é preciso aprender a identificá-las. O que lhe deixa triste, feliz, irritado (a), ansioso (a), etc. Entrevistas, testes, avaliações e prazos são algumas situações já conhecidas por despertar o nervosismo.

Superada a fase de identificação, existem vários métodos que podem ajudar você nas fases seguintes, como o controle emocional e a canalização das emoções. Para não deixar que a ansiedade atrapalhe você nas tarefas diárias, por exemplo, faça listas de tarefas.

Há alguma preocupação que está tirando o seu sono e impedindo que você se concentre? Anote. Tirar isso da cabeça ajuda a eliminar a ansiedade.

Não deixe que nada seja um obstáculo na sua busca por recolocação profissional

Você sabia que existem empresas com o papel de facilitar o seu caminho em busca do emprego dos seus sonhos? A Employability é uma delas.

Além de ajudar a elaborar um currículo que melhor resuma as suas habilidades e experiências, o time de especialistas oferece dicas de marketing pessoal, orientação profissional e até simulam entrevistas com você.

Assim você não deixa que a falta de inteligência emocional atrapalhe. Conheça os serviços específicos para candidatos e aproveite ao máximo.

Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

Plano de Carreira: 5 dicas para realizar na sua empresa

A elaboração de um plano de carreira é muito mais do que hierarquizar o quadro de funcionários. Essa deve ser uma forma de pensar a gestão. Afinal, além de tornar todos os movimentos mais transparentes, estimular os funcionários a crescer exige uma liderança mais ouvinte e prestativa.

Portanto, se você quer começar a fazer isso na sua própria empresa, conheça algumas dicas que podem ajudar.

1. Descubra quais são as expectativas dos funcionários

Antes de mais nada é preciso conhecer quem já faz parte do seu time de funcionários e também quem pretende ingressar. Por isso, pergunte aos seus funcionários o que eles esperam da empresa, onde eles querem estar e analise se eles estão alinhados com os objetivos da sua companhia.

Faça a mesma coisa durante as entrevistas com candidatos a uma vaga de emprego. Seja honesto sobre a situação atual do negócio e sobre as pretensões de curto e longo prazo. A transparência é fundamental para um plano de carreira eficaz.

2. Dê todo o necessário para possibilitar o crescimento do time

Depois de já saber o que os funcionários almejam e também definir o que a empresa espera dessas pessoas, é preciso disponibilizar todo o necessário para que o time cresça junto.

Ou seja, se você precisa que os funcionários se tornem bons pescadores, então forneça boas varas de pescar e também iscas de qualidade.

3. Tenha um bate papo periódico sobre os avanços de cada um

Um ponto importante e que torna todo esse processo efetivo, é definir como regra um bate papo semestral ou anual sobre os avanços do funcionário.

Por exemplo: se a empresa deixou claro que dentro de 1 ou 2 anos, uma equipe específica deve melhorar suas habilidades de inglês, e pagou cursos de idioma aos funcionários para isso, esse conhecimento deve sim ser cobrado.

4. Incentive a conversa entre gestores e liderados

Não é muito comum gestores iniciarem conversas sobre carreira com os liderados. Na maioria dos casos, eles pensam que isso pode provocar ansiedade, nervosismo e até um clima ruim no ambiente de trabalho, mas não precisa ser assim.

Quando esse tipo de bate papo acontece com frequência, de forma aberta e transparente, o efeito é exatamente o contrário: há alívio de tensão e o assunto fica leve.

É importante que os gestores se coloquem à disposição do funcionário para ajudá-lo a alcançar as suas metas também pessoais. Assim, ele se sente acolhido e valorizado pela empresa.

5. Novas vagas abertas? Dê preferência para quem já é funcionário

É muito comum que funcionários acabem frustrados quando há novas oportunidades de vagas e eles sequer são consultados sobre seu interesse. Se há alguma razão para não abrir determinado processo seletivo a funcionários, deixe isso claro e explique os motivos para tal decisão. Não dê abertura para que cada um faça seu próprio julgamento a respeito das suas atitudes.

Essas são algumas dicas simples de mudança de postura que podem preparar o terreno para a estruturação de um plano de carreira na sua empresa.

Outra dica importante para dar esse passo é contar com a consultoria de profissionais que já fazem esse tipo de trabalho. A Empolyability oferece serviços de Outplacement para facilitar esse processo. Confira e saiba mais!

Estagiário ou trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Estagiário ou trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Algumas pessoas frequentemente confundem os termos estágio e trainee, tratando os dois como se fossem sinônimos.

Apesar de existirem sim semelhanças entre as duas ocupações, elas também possuem diferenças e não devem ser consideradas a mesma coisa. Se você quer entender melhor a diferença entre um estagiário ou trainee, continue lendo este artigo.

O que é um estagiário?

Antes de distinguir os dois cargos, é importante trazer uma definição dos dois termos separadamente, começando pelo estagiário. Diferente do estereótipo construído em cima desse profissional, um estagiário não deve ser um “faz tudo”.

O período de estágio serve para que o estudante matriculado no ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental coloque em prática a teoria ensinada dentro da sala de aula.

Ou seja, no ambiente de trabalho, ele deve ser visto como um aprendiz e não como mão de obra barata, como frequentemente acontece. Segundo a Lei do Estágio (Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008), norma que rege esse tipo de relação, a carga horária máxima de trabalho do estagiário deve ser 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. Além disso, ele pode ou não ser remunerado.

Outra particularidade do estágio é que, quando a empresa cumpre exatamente as normas prescritas na lei específica do estágio, não há vínculo empregatício nessa relação.

O que é um trainee?

Agora é importante definir o conceito do profissional trainee. No Brasil, os profissionais trainee são como profissionais “em treinamento”. Por isso, pessoas contratadas para esse cargo normalmente estão cursando o ensino superior ou acabaram de pegar o diploma. E, após o período de trainee, são contratadas para os cargos regulares.

Por exemplo, um trainee de desenvolvimento de software, passado o período do programa de trainee, é promovido a desenvolvimento de software.

Os trainees possuem vínculo empregatício com a empresa. Entretanto, os salários para esse cargo são menores em comparação aos demais funcionários. Isso porque estão em fase de aprendizado e treinamento, portanto, em regra, as responsabilidades exigidas são menores também.

Quanto a carga horária do trainee, também não existe uma exigência especial. Esses funcionários submetem-se a regra discriminada na Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), máximo de 44 horas semanais.

O funcionário trainee deve ser, obrigatoriamente, remunerado. Assim como qualquer outro trabalho. E, por último, no Brasil, os programas de trainee mais famosos são os das empresas Unilever, Gerdau, Nestlé e Ambev.

Estagiário ou Trainee? Qual a melhor opção para a empresa?

Para escolher entre o estagiário ou Trainee, a empresa deve ter em mente que ambos exigem um tutor. Ou seja, um responsável por monitorar o profissional ou estudante durante todas as tarefas executadas.

Além disso, se a empresa tem a pretensão de contar com um funcionário durante um longo período de tempo, é melhor escolher pelo Trainee. Os contratos de estágio não devem exceder o período de 2 anos.

Essa é uma decisão que deve ser ponderada levando em conta as necessidades da empresa e a disponibilidade financeira também. Mas não só isso: o estagiário deve ter todo o suporte para realmente aprender no ambiente de trabalho. Afinal, em caso de descumprimento da Lei do Estágio, poderá ser caracterizado como vínculo empregatício, e aí o prejuízo pode ser grande.

Se você gostou de entender melhor os cargos de estagiário ou trainee, lembre-se de compartilhar este artigo. Está em busca de recolocação profissional ou conhece alguém que está? Os serviços de assessoria da Employability podem aumentar as chances de fazer qualquer carreira decolar.

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