Quais as melhores empresas para trabalhar em 2019?

Quais as melhores empresas para trabalhar em 2019?

Trabalhar em um bom ambiente corporativo é fundamental para a motivação, para o engajamento e para o desenvolvimento de carreira. Muito além dos salários, é preciso considerar outros fatores, como: benefícios, clima organizacional e cultura do negócio. Portanto, vale conhecer quais são as melhores empresas para trabalhar.

Ainda que a definição seja subjetiva, é possível explorar a percepção dos colaboradores e ex-funcionários. Assim, dá para ter uma visão clara de qual é o ambiente perfeito para você.

Para que não restem dúvidas, veja quais são algumas das melhores empresas para trabalhar em 2019.

A ThoughtWorks ocupa o topo do site LoveMondays

O site LoveMondays, mantido pela Glassdoor, analisa a experiência de funcionários sobre determinado empreendimento. De acordo com notas dadas sobre salários, benefícios e clima, o site cria um ranking. Em 2019, a ThoughtWorks ocupa o topo.

Fundada em 1993, a multinacional atua em consultoria global para tecnologia. O ambiente descontraído, voltado para a criatividade e ligado ao desenvolvimento pessoal contribui para o bom posicionamento.

O Itaú Unibanco está entre as melhores empresas para trabalhar

Já de acordo com a lista elaborada e divulgada pelo LinkedIn, o setor bancário ganha relevância. Além de ocupar 3 entre as 5 primeiras posições, o Itaú Unibanco se destaca como a organização ideal para trabalhar.

Entre os pontos mais bem avaliados, estão o ambiente de trabalho, a capacidade de equilibrar vida pessoal e profissional, além da chance de desenvolver a própria carreira. Com um forte programa de capacitação, permite que seus colaboradores fortaleçam o currículo.

O Magazine Luiza se destaca quando o varejo é o tema

Ao falar entre as melhores empresas para trabalhar, o Magazine Luiza é a principal escolha quando se fala em varejo. A listagem foi elaborada pela consultoria Indeed, que também analisa os ambientes de trabalho.

A organização chama a atenção, especialmente, pela capacidade de se adaptar e de utilizar a tecnologia a favor do negócio. Outro ponto forte foi a campanha de valorização voltada para vendedores e funcionários, o que ajudou a diferenciar o clima organizacional.

A Losango conquistou o primeiro lugar no Rio de Janeiro

A organização Great Places to Work se dedica a avaliar e certificar bons empregadores. Entre as melhores empresas para trabalhar em 2019, a Losango se destacou no Rio de Janeiro.

Seis vezes campeão, o negócio de crédito oferece relacionamentos interpessoais positivos e flexibilidade do horário de trabalho. Também conta com muitas oportunidades de desenvolvimento e bastante qualidade de vida.

A São Martinho saiu à frente no agronegócio

No final de 2019, a VOCÊ S/A divulgou uma lista que indicava as melhores empresas para trabalhar em 2019. No topo dela, estava a São Martinho.

O grupo é voltado para o agronegócio e foi fundado em 1914. Com um grande índice de felicidade no trabalho, é o maior processador de cana-de-açúcar do mundo. Entre os aspectos positivos, estão os excelentes benefícios e a cultura forte, que valoriza a participação dos colaboradores.

Ao conhecer as melhores empresas para trabalhar em 2019, você consegue direcionar seus esforços para ter acesso às oportunidades de destaque. Com um currículo completo e uma boa preparação, será possível conquistar a vaga desejada.

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Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Embora a princípio não pareça, se vestir bem para uma entrevista de emprego é essencial. A maneira como você se apresenta é tão importante quanto a sua experiência profissional, por isso é vista como requisito para contratação.

Aquela “primeira impressão” deixada diz muito sobre você. Ela é determinante ao estabelecer uma relação com seu recrutador, uma vez que nessa ocasião surge a oportunidade para que você demonstre segurança e conhecimento.

E então, como se vestir para este momento? As dicas são mais simples e acessíveis do que você imagina. Confira!

Entenda o perfil da empresa

Ninguém pode ir a uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa. Portanto, já que tem que buscar informações a respeito dela, informe-se também sobre sua cultura organizacional e comportamento dos empregados.

Ao entender o perfil do ambiente, você saberá escolher entre uma calça jeans e um terno, ou entre o uso de salto alto e uma sapatilha. Um colaborador da empresa pode passar essas informações, para que você entenda se os padrões de vestimenta são mais rigorosos ou despojados.

Atente-se para o cargo ao qual se candidata

Ainda que a empresa pareça menos rígida em relação ao que seus funcionários vestem, o cargo ao qual você se candidata deve ser observado. Setores de liderança podem exigir uma postura diferente daqueles que são mais criativos, por exemplo.

Em outros casos, a própria empresa impõe o uso de um uniforme ou estilo de roupa padronizado. Vale a pena se atentar para esses detalhes e se vestir de acordo com as exigências preestabelecidas, para mostrar que você tem consciência de suas futuras responsabilidades.

Se tiver dúvidas, invista no básico

Se ainda não se sentir seguro sobre que roupa usar na entrevista de emprego, aposte no básico. Ele se encaixa sempre em qualquer situação, pois preza pela simplicidade e pela discrição.

Algumas dicas de sucesso: prefira cores neutras para as roupas e escuras para os sapatos, não abuse da maquiagem, evite excesso de acessórios e descarte roupas justas. Para homens, calça e camisa social é uma dupla que funciona bem, enquanto para mulheres um vestido liso de comprimento mediano é ideal.

Antes da entrevista de emprego, preze pela higiene pessoal

Roupas bem passadas, sapatos em bom estado, cabelos penteados e unhas limpas ajudam tanto quanto acertar no código de vestuário. Sua aparência é seu cartão de visitas, por isso cuide bastante de sua higiene pessoal.

Deixe também aquele perfume mais forte para outra ocasião, bem como penteados elaborados. Nessas ocasiões, lembre-se de que a regra é o antigo ditado: “menos é mais”. Coloque um sorriso no rosto, tenha foco esteja confiante. Você conquistará um excelente lugar no mercado de trabalho.

Enfrentar uma entrevista de emprego não deve ser uma vivência repleta de pressão e ansiedade. Se arrume com confiança e, diante do espelho, enxergue também todo o seu potencial.

Essas dicas foram úteis para você? Confira também como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego.

Como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego?

Como a pressa pode atrapalhar sua busca por emprego?

Procurar emprego não está com certeza entre as tarefas mais fáceis. E, nesse caminho que pode ser mais longo do que se possa esperar, os candidatos podem cometer alguns tropeços na busca pelas vagas que mais desejam.

Não basta ter bem claros seus objetivos: você deve estar pronto para lidar com imprevistos e, muitas vezes, com a ansiedade. Isso pode levar à pressa na busca por emprego, vindo a atrapalhar você ao longo do processo.

As frustrações, o medo da rejeição e a ansiedade, ainda mais se o profissional estiver desempregado já por alguns meses, podem embaraçar seu êxito em uma entrevista ou impedir o melhor aproveitamento em um teste.

Que tal uma boa ajuda nessa tarefa? No texto que segue, trataremos de alguns pontos que podem diminuir essas dificuldades. Leia, diminua um pouco sua ansiedade e aproveite as dicas!

Organize melhor sua busca por emprego

Trabalhe com um plano e um deadline com uma quantidade média de vagas às quais se candidatar. Defina quais empresas você está almejando nessa busca. Tenha isso bem organizado e planejado.

Determine objetivos menores e calcule o tempo que eles tomarão. Com essas tarefas, não haverá tempo para ansiedade, somente para atingir seu objetivo.

A rejeição, assim como o sucesso, sempre poderá ocorrer. Então, prepare-se para saber como lidar com essa carga. Se não conseguiu uma determinada vaga, evite o stress e a frustração em sua busca por emprego.

Quer saber como reduzir os efeitos de uma rejeição? Procure se concentrar em algo relaxante e que lhe faça bem, como algumas atividades físicas ou artísticas. Isso aliviará boa parte do seu nervosismo.

Mantenha o foco nas vagas certas

Enviar currículos para várias empresas, mas sem ter um critério, pode transmitir falta de segurança. Você pode não obter retorno e aumentar sua frustração.

Não envie sempre o mesmo currículo para ganhar tempo. Personalize os dados do documento conforme a demanda da vaga e a empresa em questão. As chances de você ser selecionado serão bem maiores.

Quando for chamado para uma entrevista, você tem o desafio de apresentar as aptidões que estão alinhadas com a vaga em disputa. Se você se manteve alinhado aos seus objetivos e experiências na área, não precisará se preocupar tanto e será capaz de controlar a ansiedade.

Caso não consiga desta vez, pesquise o que faltou para conquistar a vaga. Você pode se preparar mais e evitar certos erros em sua próxima busca por emprego.

Prepare-se melhor para suas entrevistas

Jamais compareça à entrevista sem ter estudado a empresa e o setor do qual ela faz parte. Repasse cada item de seu currículo, para não deixar de lado qualquer experiência de peso durante a conversa.

Pratique algumas perguntas e respostas um dia antes, para estar mais seguro. Por exemplo, quais são suas expectativas, uma vez dentro daquela empresa? A ansiedade traz afobação em muitos candidatos na hora da entrevista. Portanto, ao responder às perguntas do recrutador, espere ele terminar o discurso e não interrompa suas falas.

Preste atenção a cada questão e reflita sobre o que vai dizer. Também é fundamental a interação entre candidato e entrevistador. Fale só o essencial e relevante, seja bem articulado.

É preciso ter calma, paciência, organização e foco em sua busca por emprego. Tente não se deixar levar pela pressa ou afobação, pois isso só atrapalhará seu bom desempenho. Seja na hora de procurar vagas ou no momento de uma entrevista, o autocontrole estará a seu favor.

Gostou de nossas dicas? O mercado de trabalho é extremamente competitivo, e é nosso objetivo deixá-lo mais bem preparado para conquistá-lo. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais boas informações sobre o assunto.

5 erros mais comuns em currículo e como evitá-los

5 erros mais comuns em currículo e como evitá-los

Para gerar interesse nos recrutadores e conseguir a vaga de trabalho ideal, montar um bom currículo é o primeiro grande passo a ser tomado. Afinal, muitas empresas chegam a receber dezenas — ou até centenas — de currículos por dia. No caso de grandes corporações, a triagem costuma ser mais rígida; e o tempo para analisar os documentos, bem menor. Então, é fundamental que você evite os erros mais comuns em currículo.

É muito importante que a redação e a formatação sejam impecáveis. Alguns deslizes na elaboração do currículo são muito comuns, independentemente do setor, área ou cargo almejados. Para ajudar você a acertar, separamos aqui alguns desses deslizes mais frequentes. Conheça e aprenda a evitá-los!

1.    Não incluir os seus objetivos

Com tantos currículos para avaliar, em certo momento o recrutador passará a ir direto ao campo que aborda seu objetivo como profissional. Este item deve constar no topo do currículo. Dependendo do que encontrar, pode abandonar a leitura ali mesmo.

Isso significa que o campo em questão deve estar em sintonia com suas estratégias de crescimento profissional. Procure ser bem específico. Não inclua muitas áreas ou cargos, pois isso pode transmitir a ideia de que você não está focado ou de que irá realizar qualquer atividade para garantir um emprego.

2.    Resumir demais sua experiência

Um erro frequente, ainda mais se o candidato está concentrado em encaixar o conteúdo em uma folha só: atenção, pois esse é um padrão norte-americano, não brasileiro. Em muitas situações, são profissionais de RH que fazem a primeira triagem dos currículos. Não é certo se eles identificarão todas suas habilidades em três ou quatro palavras.

Crie tópicos para esta área no documento. Exponha com clareza cada experiência que teve e suas respectivas atividades. Trata-se de um dos erros mais comuns em currículo, e provavelmente mais fatais. Porque, como na dica anterior, seu currículo pode ser descartado logo de cara.

3.    Supervalorizar a sua formação

Ao preparar o currículo, não é suficiente escrever somente “formado em 2010” Você precisa deixar claro o que cursou e onde realizou seus estudos.

Em “formação acadêmica”, também não é uma boa ideia apenas inserir cursos menores ou um curso livre. Se fez um curso breve, de uma semana, um mês ou três meses, por exemplo, inclua-o em “outras atividades”.

Tudo o que estudamos tem relevância para o conjunto de dados pessoais e para ser contratado. Porém, é preciso cuidado ao decidir onde colocar essa informação.

4.    Omitir informações relevantes

Todo e qualquer item que não pareça fazer sentido poderá criar falta de confiança no recrutador. Um exemplo disso é se o profissional procura omitir experiências de trabalho negativas, como algo sobre o qual ele não está confortável para falar.

Pode ser que ocorra a vontade de omitir um período no qual esteve desempregado, mas essa atitude pode acabar de modo desagradável. Quando se comete esse tipo de erro, existe o risco de a entrevista passar a se concentrar justamente nesse ponto que foi omitido. Portanto, o adequado é que você esclareça tudo antes.

5.    Mentir a respeito do seu cargo

Outra situação que configura um dos erros mais comuns em currículo é mentir sobre o cargo, como citar uma posição acima da que você ocupou em outra empresa. Um profissional pode ter passado cinco anos como supervisor e somente seis meses como gerente. Porém, no currículo, deixa a entender que atuou como gerente por todo esse período, o que não é certo.

Por mais que exista a tentação, não é nada ético agir assim. Se permaneceu somente seis meses como gerente, deverá relatar o tempo em cada posição corretamente. Fica bem claro então que cada detalhe do currículo deve ser cuidadosamente descrito pelo candidato à vaga. Além desses erros mais comuns em currículo, existem ainda muitos outros pontos importantes. Mas o uso do bom português, clareza, informações completas e verdadeiras e de objetividade já garantem muitos passos em sua busca.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e esclarecedoras para você que busca recolocação no mercado. Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais informações úteis como essa sobre o mercado de trabalho.

O que muda com a reforma trabalhista?

O que muda com a reforma trabalhista?

A nova reforma trabalhista está em vigor há algum tempo. Contudo, pouca gente realmente entende o que mudou para os trabalhadores de nosso país.

As mudanças não foram poucas, mas objetivam uma legislação mais flexível. Inclusive para facilitar contratações e corrigir falhas que interferiam na plena execução dos direitos da classe.

Mais de cem pontos foram alterados. Com a leitura deste artigo, você tem uma visão explicativa dos principais, para entender o que realmente está diferente. Confira!

Os acordos coletivos na nova reforma trabalhista

Na reforma trabalhista atual, acordos coletivos podem se sobrepor à lei mesmo com menos benéficos. Propostas para regulamentar jornadas de trabalho, planos de carreira e licenças específicas são aceitas ainda que estejam além do que a CLT oferece.

Antes, nada disso era permitido. É importante apenas que essas questões respeitem a jornada limite de 48 horas semanais e 220 horas por mês.

As jornadas parciais e férias

Agora, as jornadas parciais contemplam até 30 horas semanais sem horas extras ou 26 horas das semanas somadas a até 6 horas extras. Até então, sem hora extra, apenas 25 horas semanais eram liberadas por lei.

Com a reforma trabalhista, as férias também poderão ser divididas em até três vezes, desde que nenhum desses intervalos seja inferior a cinco dias. Pelo menos um deles deve se estender para mais de 14 dias. Anteriormente, esse parcelamento se dava em apenas duas vezes, com períodos sempre superiores a dez dias.

A contribuição sindical e as leis para autônomos

A contribuição sindical agora não exige mais qualquer obrigatoriedade. Somente aqueles que autorizarem o desconto anual lidarão com a cobrança, que era feita de forma automática.

As empresas estão autorizadas também a contratar autônomos, ainda que haja relação de exclusividade ou continuidade das atividades prestadas. O vínculo empregatício é inexistente, algo que não acontecia antes da nova reforma.

O trabalho intermitente e almoço

Contratos em que o trabalho não é contínuo são aceitos em qualquer instância. É preciso convocar o trabalhador com pelo menos três dias de antecedência e sua remuneração será por hora, nunca menor ao valor da hora aplicado para o salário mínimo.

A CLT antiga não permitia esse vínculo. Que agora, de maneira justa, prevê ao contratado férias, FGTS e 13º salário proporcionais. Outro adendo que beneficia o trabalhador é que o horário de almoço oferece um período obrigatório. Ele pode ser reajustado ou descontado, desde que em consenso entre empresa e colaborador.

As ações judiciais

Trabalhadores que não comparecerem a audiências ou que não ganharem determinadas ações judiciais precisam pagar custos e honorários da parte contrária. Se o juiz determinar que houve má-fé no processo, multas e pagamentos de indenizações estão previstas.

Ações por danos morais ou ofensas graves por parte de empregadores são de no máximo 50 vezes o último salário em contrato do trabalhador. Para completar, todos os valores deveram ser descritos minuciosamente na petição inicial.

Pronto! Agora você já está por dentro das últimas exigências e mudanças trazidas pela reforma trabalhista e pode conquistar seu novo emprego com tranquilidade e segurança. Se precisar de ajuda, conte conosco: acesse nosso site para mais informações sobre os serviços que prestamos!

Carreira profissional: saiba como se manter motivado

Carreira profissional: saiba como se manter motivado

Às vezes, trabalhar é estressante. A rotina cansa e não nos sentimos mais tão confortáveis no cargo que ocupamos. Se esse cenário é familiar para você, é sinal de que você está desmotivado.

Porém, essa sensação não pode e nem deve se tornar uma constante. É fundamental se concentrar em cultivar o entusiasmo e a produtividade em sua carreira profissional, para colher bons frutos no futuro.

Como fazer isso? Nesse artigo você confere algumas orientações que podem fazer toda a diferença para se manter firme diante de qualquer dificuldade no trabalho. Vamos lá?

Não tenha medo de errar

Durante sua carreira profissional, é normal cometer erros. Contudo, é indispensável ter em mente que eles são apenas uma maneira de aprender coisas novas.

Jamais deixe que um impasse, falha ou imprevisto afete sua postura no trabalho. Eles não podem ser considerados como uma dificuldade, pois não definem quem você é profissionalmente.

Tenha foco em resultados para sua carreira profissional

Uma excelente maneira de estar sempre motivado é pensar naquilo que quer alcançar. Estabelecer metas e objetivos para sua carreira contribuem muito para que você mantenha o foco no que realmente importa.

É fácil desistir quando pensamos que nada temos a ganhar. Mas com um olhar próspero para o futuro, fica mais fácil ter garra suficiente para enfrentar e superar desafios que sempre surgem na rotina profissional.

Encontre maneiras para se recompensar

Sim, trabalhar pode ser difícil, assim como conseguir uma promoção e liderar pessoas. Por isso é importante ter em mãos alguns mecanismos de recompensa para se sentir motivado na carreira profissional.

Atingiu uma meta antes do prazo determinado? A reunião foi um sucesso? Realize atividades que você pode fazer por si para aliviar o peso da responsabilidade, como uma viagem em família ou um jantar com os colegas da empresa.

Trace um cronograma e seja organizado

Quanto mais organização você tiver, mais motivado conseguirá ficar. Saber a ordem de suas prioridades e ver que elas são executadas satisfatoriamente são o ponto de partida para conseguir grandes realizações.

Respeite horários, inclusive aqueles de intervalo e preze sempre pela pontualidade. Seu dia renderá mais, você produzirá mais e seus resultados serão cada vez melhores, tanto para sua reputação quanto para seu bolso.

Busque sempre a realização profissional

De nada adianta um cargo renomado ou um salário alto se você não está feliz com o que faz. Procure sempre se dedicar a atividades que tenham propósito claro para você se quiser elevar sua motivação.

Estar feliz dentro da empresa ou no momento em que sua carreira profissional encontra é o que dará forças para continuar. Se precisar mudar, não tenha medo da transformação. O que importa é a sua realização no mercado de trabalho.

Colocar cada um desses pontos em prática leva tempo, então não tenha pressa. Comece a implementar pequenas mudanças em seu cotidiano e aprecie as vantagens que elas trazem. Aos poucos, você perceberá a motivação se desenvolver e permanecer com você.

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5 livros para quem busca uma recolocação profissional

5 livros para quem busca uma recolocação profissional

A recolocação profissional pode acontecer seja devido a uma demissão inesperada ou ao desejo de mudar de área. Muitas pessoas precisam enfrentar esse processo, que pode ser auxiliado por um especialista ou não, mas ambos os casos exigem foco e dedicação.

Revisar currículo, se preparar para entrevistas e aperfeiçoar o networking são alguns métodos que contribuem bastante com a adaptação para este momento. Contudo, a leitura de alguns materiais também pode esclarecer muitas dúvidas.

Quer algumas dicas de livros para quem precisa de uma nova oportunidade? Siga essa lista, trabalhe suas habilidades e boa sorte!

1. Voltando ao Mercado de Trabalho, Marcos Hoepner

Retomar o ânimo diante da necessidade de recolocação profissional pode ser bem difícil. Contudo, por mais que pareça, não é o fim do mundo.

Este livro de Marcos Hoepner mostra exatamente isso, além de elencar técnicas e comportamentos para facilitar a busca por um novo emprego. Ele possui informações para incentivar uma nova fase tranquila e consciente, que valorize suas qualidades enquanto colaborador de uma empresa.

2. Vença o Tigre, Jim Lawless

É natural que, junto ao desemprego, estejam o medo e a insegurança. Mas você não deve deixar a negatividade interferir em seus próximos passos.

Não sabe onde buscar forças para combater qualquer pensamento ruim e deseja entender como desenvolver todo seu potencial para encontrar um lugar no mercado? Este livro esclarece estes e outros pontos, mostrando também que mais do que a concorrência e o cenário econômico, somos responsáveis por nossa própria motivação.

3. Carreira. Planejamento e Gestão, José Antônio Rosa

Para uma linguagem mais simples e objetiva, este exemplar é a melhor alternativa. Nele, é possível estudar estratégias e técnicas para se posicionar no mundo dos negócios e alcançar seus objetivos.

Na recolocação profissional, mais do que nunca é importante saber onde você quer chegar e o que fazer para executar seu plano. Portanto, use este guia ao máximo para se aprofundar em métodos que tragam realização, tanto no trabalho quanto na vida.

4. Foco, Daniel Goleman

Muitas vezes a recolocação profissional mexe com nossas emoções. Afinal, é um momento crítico, que gera preocupação e nos deixa vulneráveis ao que nos espera pela frente.

Com este material, você entenderá de uma forma quase científica sobre como enfrentar o problema e outros impasses. Aprenderá também como um bom autoconhecimento, foco e raciocínio ajudarão a assegurar uma nova vaga de emprego.

5. O Poder do Hábito, Charles Duhigg

A falta de oportunidades pode levar à inércia. Algo que só traz mais desânimo e procrastinação para sua vida. Tais características não fazem nada bem para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho.

Com este livro, você verá que não é complicado criar hábitos para seu dia a dia. Conhecerá, também, a postura de líderes em relação a essa transformação e se sentirá muito mais inspirado a recomeçar, para fazer sempre mais e melhor.

E então, gostou dessas indicações de livros para quem busca recolocação profissional? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas com os mesmos objetivos que você.

3 dicas para elaborar um plano de carreira

3 dicas para elaborar um plano de carreira

Tomar a iniciativa de elaborar um plano de carreira está entre as atitudes mais eficazes para direcionar a vida profissional. Tal estratégia consiste em planejar ações a serem executadas a curto e médio prazos, com vistas a alcançar um determinado patamar. Para programar e executar essas práticas, são indispensáveis altas doses de dedicação, comprometimento e força de vontade.

Quer descobrir como fazer seu plano de carreira de um jeito simples e eficiente? Prossiga a leitura e confira nossas 3 dicas!

1. Estabeleça seu objetivo maior na carreira

A primeira das providências para elaborar um plano de carreira consiste em definir sua principal meta. Para isso, reflita a respeito de onde pretende estar daqui a alguns anos, no que se refere à profissão.

Pense no cargo ideal a ocupar nessa determinada época, pois esse será seu Norte, ou seja, a meta maior a ser alcançada. Tenha em mente que essa clareza é fundamental para estipular os passos rumo à realização do seu objetivo.

2. Defina as ações que vão levar a atingir sua meta principal

Depois de saber exatamente onde quer estar, é hora de programar o que fazer para conseguir chegar lá. Averígue, então, tudo aquilo que pode contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Isso, sempre com foco em colocar sua carreira no sentido que você escolheu.

Por exemplo, se você estabeleceu um cargo de liderança como ponto alto da carreira, vai ser producente aprender mais sobre gestão de pessoas e de processos. Já se a ideia for alcançar destaque na área de vendas, vai se revelar muito proveitoso conhecer as mais recentes estratégias de marketing.

3. Determine prazos dentro dos quais cumprir seus planos

Deixar suas metas vagas, sem data certa para serem concretizadas, implica no risco de jamais colocá-las em prática. Por isso, estabeleça prazos máximos para cada meta estabelecida. Desse modo, você terá elementos para montar um cronograma contendo as ações previstas para atingir seu objetivo maior.

Então, se cursar uma especialização e aprender mais um idioma está em seus planos, estabeleça quando vai começar a estudar. Assim você evita as metas ficarem no plano dos desejos e sonhos, e as utiliza como agentes transformadoras da realidade.

E por falar em realidade, seja otimista ao elaborar seu plano de carreira, mas não descuide de manter os pés no chão. Afinal, nada mais frustrante do que definir objetivos e, no meio do caminho, perceber não haver meios para atingi-los. Outra questão crucial envolvida em alcançar metas é ter proatividade. Tenha em mente que pouco ou nada adianta fazer planos sem conciliar a iniciativa com a energia, disposição e motivação — elementos indispensáveis a toda e qualquer realização.

Agora que você já sabe o que mais importa no plano de carreira, contate a equipe da Employability e potencialize as suas oportunidades profissionais!

3 critérios para promoção de colaboradores

3 critérios para promoção de colaboradores

A perspectiva de subir na carreira se destaca entre os principais fatores motivacionais nas empresas. Porém, nem sempre o gestor tem total certeza quanto à quais funcionários devem ser promovidos.

Além disso, ao decidir pela promoção de colaboradores, é necessário alinhar os perfis às demandas das vagas disponíveis. Também identificar habilidades e competências dos funcionários, a fim de aumentar as chances de acertar na escolha.

Prossiga a leitura e veja aspectos a ponderar na hora de resolver quem vai subir de posição no time!

1. Grau de competência

Ao analisar a promoção de colaboradores, considere o grau de competência dos candidatos à vaga. Veja que, sem os conhecimentos indispensáveis à execução das novas atribuições, o funcionário não será capaz de entregar os resultados esperados.

Por isso, ao verificar os perfis, lance foco na formação acadêmica e nos cursos de qualificação realizados. Considere, ainda, o tipo de experiência do colaborador, geralmente expresso pelo seu tempo de trabalho em determinada função.

2. Perfil do colaborador

O processo de promoção dos colaboradores precisa abranger a verificação da postura pessoal dos candidatos. Esse critério é essencial à percepção de o candidato ter a conduta apropriada para assumir a nova função.

Para estar à frente de uma equipe, por exemplo, é fundamental possuir habilidade para o relacionamento interpessoal. A imagem desse colaborador perante a equipe é outro ponto de máxima relevância, bem como sua capacidade de resolver problemas e assumir responsabilidades.

3. Nível de proatividade

Ao determinar quem vai ser promovido, é imprescindível notar os perfis que demonstram iniciativa. Essa atenção deve se voltar aos mais focados em soluções e que realmente vistam a camisa da empresa.

Tais indicadores apontam colaboradores com características valiosas para a empresa, por isso, merecem ser especialmente considerados. Afinal, reconhecimento faz parte da retenção dos talentos, imprescindível para a organização formar — e manter — uma equipe apta a impulsionar a empresa.

Ao considerar esses critérios para promoção de colaboradores, não raro acontece de um excelente funcionário não satisfazer a todos os aspectos. Entretanto, suas condutas, a sinergia com os demais membros da equipe e a confiança conquistada perante os superiores apontam para uma promoção.

Ao identificar tal situação, pode ser vantajoso investir no desenvolvimento do colaborador. Afinal, apostar em quem veste a camisa da empresa serve de incentivo para o time, que vai trabalhar mais motivado ao perceber o reconhecimento por parte da organização.

Conheça, agora, as soluções que a Employability tem para oferecer à sua empresa!

O que é job hunter?

O que é job hunter?

A falta de qualificação e de atualização profissional por parte dos candidatos é uma das maiores causas do desemprego. Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, para 76% dos executivos brasileiros, a falta de gente capacitada é um desafio gigante na hora de contratar.

É também nesse cenário que aparecem cada vez mais formas de conectar empresas e bons candidatos. LinkedIn e redes sociais no geral, além de cargos como caçadores de talentos, headhunter e job hunter servem para tornar essa busca mais simples. Para entender melhor essa história, continue lendo.

O que é um headhunter?

Em meio a um cenário econômico não muito favorável, empresas precisam fazer de tudo para otimizar a verba destinada a contratação de pessoal. Para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contratar: o headhunter é um deles.

Antes de mais nada, é importante não confundir um headhunter com um profissional de RH tradicional. Apesar de sim, ser possível que um profissional de RH exerça a função, elas são diferentes e você vai entender o porquê.

Se contratar pessoas para cargos operacionais já é difícil, imagine quando há a necessidade de encontrar gente para ocupar cargos hierarquicamente mais altos, como CEO (Diretor Executivo) e CFO (Diretor Financeiro).

Para isso, existem os headhunters. Recrutadores especializados em encontrar talentos para cargos assim. Diferente dos recrutadores tradicionais, eles não só analisam currículos. Eles também saem em busca de profissionais.

O que é um job hunter?

Se existem profissionais cuja função é sair em busca de candidatos específicos, por outro lado existem também aqueles que ocupam o cargo de buscar trabalho. Esses são os job hunters, ou melhor: caçadores de trabalho.

Nem sempre é fácil assim ficar de olho nas vagas que surgem diariamente no mercado e encontrar a tão desejada recolocação profissional. Seja por falta de tempo ou por não saber realmente por onde começar.

Os profissionais que atuam nessa função já possuem experiência nesse tipo de coisa e podem orientar os candidatos da melhor forma, servindo de atalho entre o profissional e o mercado de trabalho.

Por que você precisa de um job hunter?

Veja este exemplo: Marcos tem 46 anos e é gerente geral em uma famosa instituição financeira há 27. Seu salário é alto e trabalhar no banco não exige de Marcos a busca por atualizações profissionais constantes.

Mas, de repente, um movimento no mercado exige que a instituição financeira desligue alguns funcionários. Infelizmente, Marcos é um deles. Na hora de repaginar o currículo para buscar uma nova oportunidade de emprego, ele percebe que último curso profissionalizante foi feito há mais de 15 anos. Desde então: nada.

Não há dúvidas de que ele é um bom profissional, afinal, possui uma carreira de longa duração. Mas, como mostrar isso ao mercado de trabalho?

Essa é uma situação clássica de candidatos que precisam dos serviços de um job hunter. Pessoas qualificadas, mas que devido ao longo período sem contato com outras oportunidades de emprego, acabam se perdendo.

Você se enxerga em uma situação semelhante? Busque uma assessoria que lhe ajude nessa tarefa. A Employability indica o seu currículo para vagas com o seu perfil, job hunter, e auxilia você a se tornar um profissional mais atrativo para o mercado.

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