Recolocação profissional: como analisar ofertas de emprego?

Recolocação profissional: como analisar ofertas de emprego?

Diferentes fatores precisam ser avaliados, quando se trata de investir na recolocação profissional. Por exemplo, tomar decisões pautadas em razões consistentes é importante para entrar em uma nova empresa. Afinal, quando se trata de uma movimentação profissional, ter cautela é ideal.

Para ajudar você a saber o que considerar ao receber uma oferta de emprego, criamos este post. Leia até o final, e saiba os aspectos que merecem toda a sua atenção!

Atente-se às finanças da empresa

Informar-se sobre a saúde financeira de quem ofereceu um emprego a você é se assegurar quanto a solidez da proposta recebida. Isso é parte crucial da recolocação profissional, já que está ligada a você receber a contrapartida pelos seus esforços.

Então, busque conhecer a performance econômica da organização onde está considerando se empregar. Para isso, procure saber se o negócio tem mantido em dia o pagamento de fornecedores e colaboradores.

Conheça a cultura da organização

Quando se está prestes a fazer parte de uma organização, é importante entender os valores ela cultiva. Esse aspecto terá imensa relevância no dia a dia de trabalho, impactando diretamente a sua motivação e desempenho. Por isso, não descuide de levantar quais são os valores práticos que permeiam o negócio. Depois de averiguar esse ponto, veja se você tem realmente afinidade com o contexto organizacional.

Certifique-se em relação às exigências do cargo

Uma recolocação profissional bem-sucedida depende de o perfil atender às expectativas da organização quanto às responsabilidades do cargo. Nesse sentido, torna-se fundamental você saber com exatidão o que a empresa espera da sua atuação. A partir dessa clareza, é possível proceder uma autoanálise realista, com vistas a reconhecer se você é a pessoa certa para ocupar a posição oferecida.

Compreenda o estilo da gestão

Entender com é feita a gestão empresarial de uma empresa é perceber, de antemão, como será a sua rotina. Desse modo, procure conversar com quem tem vivência dentro da empresa e pergunte pelo perfil dos gestores aos quais você vai se reportar cotidianamente. Saber isso vai dar boas pistas sobre o nível de autonomia que você terá, e fornecerá subsídios para antecipar como será a sua vivência profissional.

Além de se atentar aos pontos acima elencado, tenha em mente que o sucesso da recolocação profissional também está ligado à satisfação de expectativas pessoais. Dessa maneira, procure reconhecer se a vaga em questão vai favorecer a evolução da sua carreira. Também busque a certeza de que a recolocação está alinhada aos seus planos para o futuro, em médio e longo prazo.

Conheça, agora, as soluções que a Employability tem a oferecer para a sua recolocação profissional!

3 motivos para contratar os serviços da Employability

3 motivos para contratar os serviços da Employability

A Employability sai na frente quando o assunto é recolocação profissional e gerenciamento de carreira. Vencedora do prêmio de Empresa de Assessoria de Carreira do ano pela Latin American Quality Institute – LATIN, é a empresa que mais gera entrevistas no eixo Rio-São Paulo.

Tal resultado evidencia todo o sucesso que a organização alcança, ao articular estratégias que visam aproximar empresas e candidatos. Os diversos serviços que a Employability presta, viabilizam as melhores soluções em recursos humanos. Isso atende a quem busca pela oportunidade certa e as organizações que visam identificar talentos.

Siga a leitura e conheça mais 3 razões pelas quais contratar a empresa campeã em assessoria de carreira!

1. A Employability coloca a sua carreira como prioridade máxima

Líder no gerenciamento de carreira, a Employability está habilitada a prestar total apoio à sua recolocação profissional. Conforme apresentamos lá no início deste artigo, a empresa é a principal do setor, considerando-se o número de entrevistas que promoveu nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Por bater sucessivos recordes no quesito resultados, é apontada como melhor organização para quem busca uma assessoria de carreira completa.

2. A empresa preza por transparência e sinceridade

Os valores cultivados pela Emploiability abrangem prezar pela transparência e sinceridade em todas as relações. Isso faz com que a empresa invista constantes esforços para entregar serviço de excelência. Desse modo, decidir pelo apoio que a marca proporciona a seus clientes e parceiros é potencializar a empregabilidade. Em outras palavras, contar com a estrutura da organização equivale a obter maiores condições de conquistar um emprego

3. A Employability encurta o caminho para a recolocação

Com uma equipe comercial de JobHunters focada na sua recolocação profissional, a Employability é o caminho mais curto entre você e seu novo emprego. A empresa trabalha de forma a não gerar custos para as organizações com as quais firma parceria, colaborando com seus processos de seleção de pessoal.

Dessa maneira, participa ativamente do recrutamento de talentos, o que favorece a colocação profissional de seus clientes. Afinal, ter contato direto com as maiores marcas do mercado, leva a visualizar as mais recentes oportunidades em praticamente todos os setores.

Viu só como há excelentes motivos para você colocar a Employability ao seu lado, na hora da recolocação profissional? Com uma especialista em aproximar recrutadores e talentos, a sua busca por uma oportunidade vai ter muito mais chances. Além do mais, a empresa investe alto em dar apoio aos selecionadores, por isso, tem acesso às vagas abertas, antes mesmo de elas serem anunciadas. Ou seja, quem se vale dos seus serviços, larga na frente dos demais, ao concorrer pelas melhores posições do mercado.

Entre já em contato com a Employability e descubra tudo que essa empresa pode fazer pela sua carreira!

3 dicas de como procurar emprego no Linkedin

3 dicas de como procurar emprego no Linkedin

O tempo em que procurar emprego era sair para entregar currículos impressos, ficou no passado. Agora, as soluções para recolocação profissional são muito mais ágeis e eficientes, pois usam todos os recursos da era digital. Nesse contexto, as redes que conectam perfis assumem imensa relevância.

Diante dessa nova realidade, o Linkedin representa autêntico destaque, já que é totalmente voltado ao mercado de trabalho. Inclusive, essa rede social está entre as principais ferramentas utilizadas pelas empresas, nos seus esforços de recrutamento e seleção de pessoal.

Mas, extrair o máximo desse recurso depende de explorar as suas possibilidades. Para ajudar você com isso, elencamos 3 dicas essenciais. Siga a leitura e descubra como procurar emprego no Linkedin!

1. Atente-se ao seu perfil

Embora o Linkedin cumpra com eficiência o papel de estabelecer proveitosas conexões, não basta criar um perfil nessa rede e ficar esperando. É preciso também estar atento a manter as informações atualizadas e condizentes com a realidade.

Veja que quanto mais completo e atualizado for o seu perfil, maior será a atratividade que ele terá para os recrutadores. Por isso, não descuide do preenchimento dos campos destinados aos seus dados. Lembre-se de inserir os novos cursos e habilidades adquiridas, sempre que houver esse tipo de atualização do currículo.

2. Tenha a clareza de que o Linkedin é uma rede profissional

Conhecer as boas práticas para usar na rede social com foco na vida profissional é fundamental a entender como procurar emprego no Linkedin. Isso porque conforme você se apresentar nesse espaço, seu perfil terá maior ou menor relevância para as empresas.

Então, escolha com cuidado as suas fotos, que devem ser sérias. Dê preferência às imagens nas quais você aparece sozinho, destacado sobre um fundo claro. Na hora de publicar e compartilhar conteúdos, procure focar nos temas que despertam atenção para a sua área de atuação.

3. Use as muitas funcionalidades da rede para a sua busca

O Linkedin oferece diversas funcionalidades para quem está à busca de colocação profissional. O espaço de busca por vagas conta com filtros que permitem procurar cargos e áreas de interesse, de acordo com a sua localização.

Além disso, a rede possibilita intenso networking, sendo que por meio dela você entra em contato com profissionais e empresas. Seguir as organizações nas quais você pretende fazer entrevista, é um jeito certeiro de saber das vagas divulgadas em seus perfis.

Agora que você já sabe como procurar emprego no Linkedin, queremos apontar mais uma dica valiosa. A nossa sugestão segue o sentido de indicar a você os serviços de quem mais entende de apoiar recolocação profissional. Essa empresa é a Employability, líder de mercado quando o assunto é conectar candidatos aos recrutadores das principais organizações de todos os segmentos. Com completa assessoria em carreira, seus serviços abrangem orientar estratégias para você turbinar o perfil no Linkedin, entre diversas outras soluções em empregabilidade.

Entre agora em contato com a Employability e conquiste aquela vaga dos sonhos!

Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Como adquirir segurança para as entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego sempre geram certo nervosismo nos candidatos. Afinal, esta é uma ocasião importante, que determinará muita coisa acerca do futuro do profissional e da empresa.

Contudo, para ter sucesso e conseguir uma conversa bem-sucedida com o recrutador, é fundamental demonstrar segurança. Do contrário, você poderá prejudicar seu desempenho e nem mesmo conseguir falar sobre suas habilidades.

Mas com algumas dicas básicas, é possível adquirir a confiança necessária para atingir suas expectativas profissionais. Confira nossa lista!

Crie uma conexão com seu recrutador nas entrevistas de emprego

Em entrevistas de emprego, é muito importante criar uma conexão com seu entrevistador. Dessa forma, você consegue se sentir mais confortável e não precisa tentar impressioná-lo a todo o momento.

Apresente-se, tenha naturalidade ao falar e saiba a hora de escutá-lo sem interferir. O ambiente ficará mais leve, assim como a situação, e você poderá falar sobre si e suas experiências com mais segurança.

Respeite suas limitações e tenha pensamentos positivos

Jamais se deprecie ou critique em excesso com suas limitações. Antes de entrevistas de emprego, mantenha pensamentos positivos e relembre tudo o que você já alcançou até aqui.

Quando se é gentil consigo mesmo, a postura relaxa e a tensão diminui consideravelmente. Você sabe do que é capaz e precisa vender sua imagem e suas capacidades. O recrutador, com certeza, captará sua mensagem com muito mais facilidade do que se você se fechar e se lembrar apenas do que não deu tão certo.

Concentre-se no que importa e controle sua fala

Antes de ir para a entrevista, concentre-se no presente e em suas ambições. Imagine-se conseguindo a vaga de seus sonhos e trabalhando com força de vontade todos os dias. Mentalize suas metas e objetivos e deixe seus problemas de lado por algumas horas.

Aproveite para acalmar a respiração e as sensações corporais. Faça exercícios de alongamento para ficar menos tenso e eliminar incômodos. Depois, durante a entrevista, controle sua fala. Não tenha medo de silêncios e nem ache que precisa falar demais. Faça pausas, converse com calma e mantenha a firmeza na voz.

Ensaie as respostas e se prepare bem

Assim que conseguir agendar uma entrevista de emprego, comece a se preparar. Estude sobre a empresa, sua missão, visão, valores e seu histórico. Lembre-se de que cada entrevista é conduzida de uma maneira específica, mas que algumas questões são padronizadas em todas elas.

Por isso, pesquise as perguntas mais comuns e ensaie suas respostas. Isso não significa decorar um diálogo ou falar de maneira automática. Mas apenas listar pontos importantes que devem ser mencionados e treiná-los, para dar respostas sempre completas e interessantes.

De fato, é natural sentir ansiedade por causa de entrevistas de emprego. O que não pode acontecer é deixá-la vencer sua segurança e sua confiança. Então, coloque cada uma dessas orientações em prática veja quantos frutos você poderá colher mais tarde.

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Como demonstrar habilidades de liderança nas entrevistas?

Como demonstrar habilidades de liderança nas entrevistas?

Os recrutadores estão sempre atentos a determinadas características para encontrar o profissional ideal para preencher um cargo. O candidato, por sua vez, tem apenas duas maneiras de demonstrar que se encaixa nesse espaço.

A primeira delas é por meio de seu histórico registrado no currículo. E a segunda no momento da entrevista de emprego, onde poderá mostrar melhor suas capacidades, inclusive a de liderar.

Mas como é possível demonstrar habilidades de liderança em tão pouco tempo? Aqui estão algumas dicas para que você coloque em prática com segurança e sucesso!

Fale sobre experiências relevantes

Se suas habilidades de liderança estão marcadas em determinados momentos de sua vida, fale sobre eles. Isso inclui posições que envolvam grandes responsabilidades e equipes que estiveram sob sua direção.

Não basta apenas comentar o que você realizou de forma superficial ou citar seus objetivos. Na verdade, a melhor iniciativa é compartilhar histórias de sucesso, contar sobre projetos interessantes e fornecer elementos que realmente ilustrem essa capacidade para os recrutadores.

Mostre que você consegue solucionar problemas

Ser resiliente é uma das principais habilidades de liderança que alguém pode demonstrar. Portanto, fale sobre os desafios superados e obstáculos vencidos ao longo de sua vida pessoal e profissional que afirmem como você é capaz de solucionar problemas.

Acredite, até mesmo algo simples faz a diferença nesse sentido. Trabalhar para pagar a faculdade tem um efeito significativo tanto quanto uma tomada de decisões expressiva em seu antigo emprego. Mas selecione apenas alguns pontos que considera marcantes para não que a conversa não fique cansativa.

Veja quem pode endossar suas habilidades de liderança

Ter boas recomendações que endossem suas capacidades é essencial. Pessoas que trabalharam com você ou que já o viram em ação podem ajudar na construção de sua figura como líder.

Prepare junto ao currículo algumas referências e avise aos responsáveis que os recrutadores poderão entrar em contato. Assim, eles saberão exatamente o que falar na ocasião. Outra alternativa é levar cartas de recomendação que descrevam suas características e qualidades. Fale com antigos chefes e companheiros de profissão que o conheçam bem e peça esse material.

Tenha o comportamento de um líder

Durante a entrevista, toda a sua postura e o seu comportamento são minuciosamente avaliados. Sendo assim, compareça a esse compromisso com a imagem de um líder já formada, para que a mensagem seja passada de imediato e você consiga surpreender os recrutadores.

Ajuste sem tom de voz, vista-se adequadamente e treine sua linguagem corporal. Passe segurança através do contato visual e de um aperto de mão firme. Todas essas questões são indispensáveis se você quer evidenciar suas intenções e reforçar suas habilidades de liderança.

Como você pode ver, não é complicado demonstrar sua habilidade como um líder. Basta se concentrar nessas dicas e trabalhar em cima delas com afinco para obter resultados excelentes.

Ainda precisa de mais dicas para demonstrar outros lados de seu perfil, para além das habilidades de liderança? Descubra aqui os 4 profissionais mais desejados por grandes empresas, inspire-se e se prepare melhor para as próximas oportunidades!

5 comportamentos que podem arruinar sua carreira

5 comportamentos que podem arruinar sua carreira

Há uma série de atitudes e comportamentos que podem arruinar sua carreira profissional. E, em alguns casos, fazer com que um funcionário seja demitido. Mesmo que você seja extremamente qualificado e capaz em relação às suas atividades, esses fatores prejudicam sua reputação. Mas é claro que eles podem ser evitados.

É fundamental perceber que os bons comportamentos, como a ética ou uma imagem positiva, poderão se destruir com atitudes reprováveis. Neste sentido, há de se tomar bastante cuidado com diversos detalhes que remetem a nós mesmos e ao próximo. Selecionamos aqui 5 aspectos que, se não bem verificados, podem afetar sua carreira. Continue a leitura!

1. Atrasos e faltas sem justificativa prejudicam sua imagem

De acordo com pesquisas e profissionais especializados, atrasar ou faltar ao trabalho sem justificar dificulta seu crescimento profissional. Suas chances de crescer nesses ambientes ficam reduzidas. Fora casos de ausência (comprovada) por causas de saúde, não há o que explique excesso de falta ou atraso.

São comportamentos que podem arruinar sua carreira, pois ao “justificar”, são inventadas desculpas. Assim, o funcionário passa a ser visto como prescindível e não tão necessário. E não estar compromissado com sua empresa é algo que começa a ficar bem óbvio. Além disso, o ideal é que sempre procuremos mostrar-nos úteis no trabalho.

2. Os conflitos com os superiores e equipes podem arruinar sua carreira

Os melhores profissionais costumam mostrar serem sábios e maduros. Portanto, afastar-se e não se tornar o pivô de questões infrutíferas e polêmicas é essencial em seu trabalho.

Claro que são diversos os casos e níveis de insubordinações, mas muitas vezes isto é passível de pena, no sentido legal do termo.

3. A sua parte emocional pode facilitar comportamentos que podem arruinar sua carreira

A inteligência emocional constitui algo fundamental em todo tipo de ambiente profissional. Deixar questões emocionais virem à tona facilmente é um risco para a sua carreira. Esteja sempre focado no trabalho e o que lhe é pertinente.

Todo mundo passa por momentos complicados e tensos. Mas se controlar bem em tais situações é sempre bem-visto em um colaborador. Isso se aplica, de maneira especial, a gestores e cargos altos. Manter-se perto de quem é controlado nos deixa mais confiantes.

4. Fique sempre longe de comentários maldosos e da fofoca

Fofocas e conversas mal-intencionadas estão entre os comportamentos que podem arruinar sua carreira. Tanto pelo lado ético, quanto pela imagem negativa que isso pode lhe causar.

Isso não combina com o ambiente profissional e gera total desconfiança perante os outros. Prejudicam-se tanto o alvo da fofoca, quanto sua própria imagem.

5. Não se limite a fazer somente o mínimo esperado de você

Produzir o que lhe é solicitado, cumprindo corretamente o prazo, é ótimo. Porém, está longe de ser suficiente. Não faça somente o mínimo que é esperado de você. A imagem que isso passa é negativa. Mantenha-se sempre em busca de mais possibilidades de contribuir. Não fique esperando elas surgirem. Isso será visto com muito bons olhos pelos seus chefes.

Como podemos perceber, devem-se sempre evitar comportamentos que podem arruinar sua carreira. As condutas listadas no texto são apenas algumas das mais evidentes. Procure sempre aperfeiçoar estes e vários outros aspectos de suas atitudes no trabalho. Frisamos também a importância da educação e gentileza em qualquer ambiente corporativo!

Gostou das nossas dicas para se tornar cada vez mais um profissional correto e desejado pelas empresas? Esperamos tê-lo ajudado. Curta a nossa página no Facebook e fique atualizado sobre assuntos importantes como este!

Quais as etapas de um processo seletivo?

Quais as etapas de um processo seletivo?

A eficiência das contratações de colaboradores está totalmente vinculada a bons planejamentos e métodos durante o processo seletivo. Foi-se a época na qual fatores subjetivos pesavam mais quanto à contratação. O resultado positivo das etapas de um processo seletivo se deve a uma série de contribuições de RH a partir do começo.

Portanto, é fundamental o investimento de técnicas e tempo em cada fase dos processos. São tarefas que demandam tempo e organização, além da aplicação de várias ferramentas. Mas afinal, quais são exatamente as etapas principais dos processos seletivos? Confira a seguir uma a uma, e por que são tão importantes para as empresas!

A triagem é a primeira das etapas de um processo seletivo

A etapa inicial da triagem dos currículos faz parte de qualquer processo seletivo. É um jeito de analisar se as metas e história do candidato estão condizentes com a proposta da vaga. Portanto, se for o seu caso, seja claro e direto quanto ao que busca em seu currículo. Descreva brevemente, também, o que foi agregado em suas experiências anteriores.

Na triagem de currículos são também analisados a formação superior, outros cursos, conhecimentos e o domínio de idiomas.

Os testes preliminares online alinham o perfil do candidato à vaga

Muitas vezes a empresa aplica testes feitos pela Internet que fortalecem algumas questões vistas nos currículos. Os mais frequentes são os de português, inglês e de raciocínio lógico.

Nessas etapas de um processo seletivo, às vezes também são feitas várias perguntas estilo quiz. Elas medem o quanto os perfis dos profissionais alinham-se aos da empresa.

A apresentação pessoal e dinâmicas são parte essencial do processo seletivo

Vem o momento de se observar o candidato junto a outros profissionais. Seu jeito de se comunicar, gerenciar um conflito, administrar o tempo, planejar e se organizar será avaliado em dinâmicas em grupo.

As dinâmicas costumam ocorrer após as apresentações pessoais. Elas variam, entretanto, geralmente cada pessoa fala sobre si em alguns poucos minutos.

Prepare-se para entrevistas com o RH durante as etapas de um processo seletivo

Nessas entrevistas realizadas pelos Recursos Humanos, analisam-se as competências. Diferente das outras etapas de um processo seletivo, esta visa analisar os comportamentos e perfis dos candidatos. Baseando-se em tudo que foi observado nas dinâmicas.

A meta dessas entrevistas é bastante clara. Consiste em entender até que ponto cada perfil de candidato se alinha às demandas do cargo e aos valores da empresa.

Avaliações práticas como etapa de um processo seletivo

Em algumas empresas, esses são os “painéis de negócios”. É uma etapa cujo objetivo é inserir os candidatos na rotina do local. Então, ele deverá realizar testes mais práticos, dependendo da área de atuação. Ou desenvolver cases baseados no segmento e rotina da empresa. Serão analisadas a qualidade dos resultados, e como a solução foi buscada.

A entrevista final é uma parte decisiva

As entrevistas finais, feitas com o gestor de uma área específica, geralmente concluem as etapas de um processo seletivo. A meta, aqui, é compreender melhor as razões pelas quais o profissional procurou aquele setor e empresa. Os entrevistadores também podem questionar algo mais relativo à própria área do negócio.

Essas costumam ser as principais etapas de um processo seletivo. É claro, há variações, conforme o setor envolvido e as práticas de cada empresa. Ao ser chamado para processos seletivos, procure saber mais a respeito das etapas pelas quais passará. Estude o site da empresa e as novidades do setor para que o bom preparo não seja um problema.

Esperamos que você tenha curtido conhecer mais sobre os processos seletivos e seus desafios. Aproveite agora e confira também como se preparar para uma entrevista por ligação telefônica!

Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Call: como se organizar para uma entrevista por ligação

Há inúmeras formas de realizar entrevistas de emprego. Muitos optam pelo contato inicial em pessoa e outras empresas realizam o call, ou entrevistas por telefone. Elas podem ser somente por voz ou incluir vídeo, como no caso no Skype. Geralmente, esse é um estágio da pré-seleção. Portanto, é importante estar bem preparado para a entrevista por ligação!

Geralmente, após a ligação há um papo presencial, para a aplicação de testes e avaliação mais profunda do candidato. Da mesma forma que nos organizamos e preparamos para entrevistas presenciais, o call demanda alguns cuidados específicos. Se não for uma chamada de vídeo, o candidato deve estar mais atento ainda. Confira as nossas dicas!

Imprima e estude as informações devidas

Nossa primeira dica para sua entrevista por ligação é que você tenha em mãos seu currículo. Destaque os pontos essenciais relativos à vaga. Enviou carta de apresentação? Tenha-a também com você. Provavelmente o recrutador estará com esses documentos em mãos ao entrevistá-lo. Pesquise tudo que puder a respeito da empresa e seus serviços.

Repasse também e faça anotações sobre todos os aspectos daquela vaga. Pense nas razões pelas quais se candidatou e aponte suas qualidades mais diferenciadas. Deixe esse material em local bem acessível para a hora da entrevista.

Saiba o que fazer se não tiver como falar

Se receber a ligação em seu atual trabalho, ou estiver em locais ruidosos, por exemplo, não prejudique sua atuação. O melhor a fazer é comunicar rapidamente o empecilho e agendar uma hora mais conveniente para a entrevista.

Além disso, agradeça a ligação e procure saber, aproximadamente, quanto durará a entrevista por ligação, com clareza e educação.

Organize o local da entrevista por ligação

Quando faltarem cerca de 10 minutos para a ligação, se ela foi agendada, prepare o local com cuidado. Caso você esteja na sua casa, opte por ambientes reservados e silenciosos. Caso se encontre em seu trabalho atual, use alguma sala de reunião, se estiver disponível.

Carregue consigo seus documentos e notas, organizados previamente, uma caneta e seu relógio. É bom ter água perto de você, também. Se a entrevista for feita em telefones fixos, não esqueça de desligar seu dispositivo móvel. Concentre-se e repasse todas as informações que tem em mãos, totalmente focado.

Preste atenção à sua voz e à sua postura

Desde antes de a entrevista por ligação começar, arrume bem a sua postura. Mesmo que o entrevistador não o veja na chamada por vídeo, a voz tende a transmitir a sua posição corporal. Esteja de preferência sentado e confortável. Caso prefira estar de pé, sem problemas também. Mas lembre-se de sorrir e comportar-se da mesma forma que em entrevistas presenciais.

Seja objetivo e aja com toda naturalidade

Por mais evidente que essa dica possa soar, pode ser que você se esqueça no momento, devido à ansiedade. É fundamental aguardar que o recrutador termine suas questões e respostas. Dê uma boa respirada e, somente então, fale. Seja o mais objetivo possível. Transmita o que foi solicitado de maneira bem direta e com toda a clareza.

Passar por uma entrevista por ligação, hoje em dia, é cada vez mais frequente. Algumas vezes isso ocorre porque a empresa encontra-se em outra cidade, estado ou país, em outras, por preferência do entrevistador. Siga nossas dicas e prepare-se bem para a ligação. Escolha locais e momentos adequados e estude bem o quê e como você falará.

E aí, está mais tranquilo agora que sabe como se preparar para entrevistas via telefone ou chamada de vídeo? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook! Temos muitas outras dicas sobre mercado de trabalho para você.

5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

5 habilidades profissionais para aprimorar constantemente

Sabemos que o mercado de trabalho fica a cada dia mais competitivo. Conseguir o emprego novo ou a recolocação é um grande desafio que demanda uma série de cuidados. Muita gente se perde durante esse preparo, ou pensa existir algum tipo de mágica envolvendo pessoas bem-sucedidas. Mas tudo depende de uma série de habilidades profissionais.

Na verdade, todo ser humano já possui o que é necessário para se chegar longe. Trata-se somente de estar bem alinhado ao perfil buscado pelos recrutadores. Além disso, dedicar-se muito, estudar constantemente e estar comprometido são fatores essenciais. As habilidades visadas pelas empresas são inúmeras. Pontuaremos aqui algumas das principais!

1.    Aprenda a comunicar-se de modo eficiente

O que é ser comunicativo? Com certeza, isso não é sinônimo de extroversão e de ser facilmente percebido em um ambiente. Quem tem realmente o poder da comunicação faz-se compreender se, e quando, é necessário. Deve-se utilizar sempre o tom, a linguagem e os termos adequados, nos momentos certos.

Eis uma das habilidades profissionais mais importantes nas pessoas bem-sucedidas profissionalmente. Adquira as posturas corretas a fim de se expressar satisfatoriamente em qualquer situação. Considere sempre seu interlocutor. Esteja preparado para falar do modo devido, mesmo em casos em que os argumentos envolvidos são diferentes dos seus.

2.    Saiba como se relacionar interpessoalmente

Não confundir com a dica anterior: o bom relacionamento interpessoal é criado mesmo entre indivíduos com características opostas. Esta capacidade está entre as habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas. Em qualquer ambiente de trabalho sempre termos que lidar com todos os tipos de temperamentos, humores e culturas.

Pessoas que têm um perfil conflituoso ou que desequilibram a harmonia do ambiente de trabalho geralmente são preteridas. Isso acontece porque elas concentram uma carga tensa que pode terminar rompendo os laços bem construídos na empresa.

3.    Entenda habilidades profissionais emocionais

Mesmo com tantos desafios em todos os aspectos de nossas vidas pessoais, devemos poder realizar nosso trabalho normalmente. Nossas rotinas profissionais não podem sofrer interferências bruscas derivadas de conflitos externos. Todos somos seres humanos e temos sentimentos e dias difíceis. Porém, é importante estar no comando, nesses casos.

Algumas pessoas, inclusive, relacionam essas habilidades profissionais à criação de boas relações no local de trabalho. Principalmente quando falamos de pessoas que pertencem a um nível hierárquico diverso do próximo. Ser equilibrado emocionalmente significa não colocar nossas próprias paixões acima do bom convívio em uma empresa.

4.    Compreenda como ser proativo de verdade

Quem é capaz de notar, refletir e tomar atitudes, mesmo pressionado por situações difíceis, é considerado um profissional proativo. As empresas apreciam muito esse tipo de habilidade. Proatividade é sobre a ausência de medo ao superar suas obrigações primordiais. É trazer alternativas para situações problemáticas e conflituosas.

O profissional proativo age de forma enérgica e voluntária, mesmo quando essa atitude não foi solicitada por outra pessoa. Em qualquer empresa existem situações que não se pode prever e que nos deixam pressionados. Aqueles que conseguem manter o foco e a ação, não importando as adversidades, são muito buscados pelos empregadores.

5.    Seja uma pessoa criativa em qualquer área

A criatividade deve existir no profissional independentemente do setor em que ele atua. Uma das habilidades profissionais mais requisitadas, ela permite a alguém inovar e dar forma a ideias, em qualquer ambiente. Pessoas criativas favorecem essas ocorrências. Sem contar que elas conseguem atuar de maneira inventiva mesmo em ocasiões desfavoráveis.

Criatividade é algo que também torna o profissional mais autônomo. Afinal, quem a detém está capacitado para resolver todo tipo de problema com independência e pensamento inovador. Pensar em soluções criativas é algo bem-vindo em qualquer área profissional.

São incontáveis as habilidades profissionais buscadas pelas empresas para os mais diversos cargos possíveis. Algumas são mais importantes e podem fazer toda a diferença logo no momento da entrevista. Mostrar que você reúne a maior quantidade delas é essencial neste momento e ao longo de sua carreira. E elas devem ser mantidas a longo prazo!

E aí, gostou de conhecer mais sobre algumas das habilidades mais procuradas pelos empregadores? Veja agora quais são as perguntas mais frequentes feitas por eles nas entrevistas.

Job Search: o que é e como aprimorar?

Job Search: o que é e como aprimorar?

Conquistar o posicionamento ideal no mercado de trabalho exige bastante planejamento e dedicação. Mesmo assim, nem sempre é possível alcançar os objetivos desejados ao ocupar a vaga atual. Nesse e em outros casos, há a necessidade de recorrer ao Job Search.

Esse é um processo que vai além da busca de vagas e envolve estratégia e metas para a carreira. Com as dicas certas, dá para torná-lo ainda melhor e aumentar suas chances de sucesso.

A seguir, veja o que é o Job Search e entenda o que fazer para ter um ótimo desempenho!

Afinal, o que é esse processo?

À primeira vista, o termo pode parecer complexo, mas o Job Search nada mais é que a procura por uma vaga de emprego. A cada vez que você considera uma vaga ou que envia um currículo, faz parte dessa etapa.

Comumente, ele é realizado por quem busca uma recolocação profissional no mercado após ser dispensado ou pedir demissão, por exemplo. No entanto, essas não são os únicos casos.

É possível encontrar pessoas que desejam um cargo melhor, por isso, começam a procurar, mesmo que já estejam empregadas. Também há quem execute a mudança de carreira, o que exige uma nova posição.

Como otimizar o Job Search?

Embora o significado do termo seja simples, é preciso entender que o processo tem alguns obstáculos. Então, o ideal é se preparar para realizar a etapa de forma produtiva e com maiores chances de sucesso.

Defina um objetivo

Para que tudo dê certo, estabeleça uma meta profissional, como o cargo que deseja ocupar e até o tipo de empresa que gostaria. Com isso em vista, fica fácil buscar e ficar pronto para as oportunidades corretas.

Cuide do currículo

Como o currículo é sua primeira apresentação para o empregador em potencial, ele precisa ter alta qualidade. Para começar o Job Search, refaça o documento e organize as informações, atualize os dados e garanta que ele tenha as características certas.

Aposte na capacitação

Em muitos casos, ocupar uma nova vaga também demanda habilidades inéditas. Então, ao longo da procura, aproveite para se capacitar por meio de cursos e outros modos de desenvolvimento. Quanto mais preparado estiver, maiores são as probabilidades de sucesso.

Faça networking

Enviar currículos é importante, mas não é o único meio de conquistar a vaga. Aposte no networking ao fazer bons contatos com profissionais da sua área e aumente suas chances. Além de participar de eventos da área, use a internet, como o LinkedIn, para firmar novos contatos. Ao se mostrar disponível e prestativo, você pode receber uma indicação.

Como uma assessoria de carreira pode ajudar?

Para colocar essas e outras dicas em prática, vale a pena ter suporte especializado. Ao falar em Job Search, nada melhor que contar com uma assessoria de carreira.

O empreendimento garante que você tenha todo o apoio para aumentar as suas oportunidades de sucesso. Com a otimização de currículo, a preparação para entrevistas de emprego e busca de oportunidades, as suas probabilidades de alcançar seu objetivo se multiplicam.

Se quiser obter essa performance, escolha um estabelecimento consolidado no mercado, com bons resultados e uma equipe especialista. Desse modo, sua carreira tem a chance de deslanchar.

O Job Search faz parte do desenvolvimento e da recolocação profissional. Com as técnicas certas e o auxílio de uma assessoria, você tem maiores chances de ser bem-sucedido na execução da etapa.

Está procurando uma assessoria para orientar o Job Search? Acesse o site da Employability e conheça mais sobre esse serviço.

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