Categoria: Importante

COMO COMBATER AO ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é infelizmente muito comum e precisamos promover uma maior conscientização sobre esse tema, visando prevenir e coibir práticas relacionadas aos temas a Employability, empresa de recursos humanos, traz informações fundamentais de alerta.

O QUE É ASSÉDIO MORAL? O assédio moral é conceituado como toda e qualquer conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, colocando em perigo o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho.

COMO OCORRE? Sob o ponto de vista hierárquico, o assédio pode ocorrer nas seguintes formas:

  1. A) VERTICAL DESCENDENTE: DE CIMA PARA BAIXO: DO SUPERIOR HIERARQUICO PARA O TRABALHADOR.
  1. B) VERTICAL ASCENDENTE: DE BAIXO PARA CIMA: DO TRABALHADOR PARA UM SUPERIOR QUALQUER.
  1. C) HORIZONTAL: NA MESMA HIERARQUIA: ENTRE OS COLEGAS DE TRABALHO OU PARES.
  1. D) MISTO : HORIZONTAL E VERTICAL.

PARA QUE NÃO HAJA CONFUSÃO: O QUE NÃO É ASSÉDIO MORAL?

Exercer o poder que a hierarquia permite para controlar e organizar os trabalhos, atitudes isoladas, conflitos, bate-boca, falar em tom alto ou até mesmo um xingamento eventual, exigir produtividade, estresse causado por momentos de picos de trabalho, pressão por resultados sem a intenção de propositalmente prejudicar o trabalhador.

O QUE É ASSÉDIO SEXUAL?

O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas por meio de “cantadas” e insinuações constantes, que possuam o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Podemos entender assédio sexual como “a ação de natureza sexual não solicitada, que tem um efeito prejudicial no ambiente de trabalho ou consequências negativas no plano do emprego para quem as sofre”. Entende Cláudio Riccioppo de Moraes que é especialista em rh e autor do livro “Emprego Certo!”

VOCÊ FOI VITIMA DE ASSÉDIO? E AGORA?

Anote as situações de assédio vivenciadas e discriminação como ocorreu, com riqueza de detalhes, guardar documentos físicos ou eletrônicos, busque apoio de colegas de trabalho que presenciaram a situação para uma possível prova testemunhal, evite conversar a sós com o assediador e solicite a sua empresa a abertura de um canal para denúncias, na Employability por exemplo, nós orientamos a todos os colaboradores há existência e a importância da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio através da ouvidoria da empresa, através do e-mail: denuncie@employability.com.br. NÃO ESQUEÇA! QUALQUER PESSOA QUE SE SINTA VÍTIMA OU QUE TESTEMUNHE ATOS QUE POSSAM CONFIGURAR ASSÉDIO MORAL OU ASSÉDIO SEXUAL DEVE DENUNCIAR!

Fontes importantes:

www.youtube.com/watch?v=-YEJsLlpgf8

www.youtube.com/watch?v=1oisdp4h3_o