O que NÃO colocar em um currículo?

O que NÃO colocar em um currículo?

Na hora de procurar por um emprego, o currículo é o documento mais importante. Nele, constarão suas principais experiências de trabalho e demais detalhes acerca de sua formação acadêmica.

Mas acredite: há quem não saiba selecionar muito bem as informações mais adequadas para essa apresentação. O que é importante acaba de fora, substituído por detalhes nem tão interessantes assim.

Diante disso, o que não se deve colocar em currículos? Se você ainda não sabe, aproveite as dicas deste artigo para melhorar o seu.

Não use a denominação “Curriculum Vitae”

Muitos candidatos ainda usam “Curriculum Vitae” como título deste documento. Contudo, ele está ultrapassado e deve ser evitado, assim como qualquer outro termo introdutório do gênero.

A primeira coisa que precisa ser localizada ali, na verdade, é o nome do profissional. Em seguida, seus dados pessoais, demais experiências e conhecimentos específicos. Lembre-se de que o recrutador já sabe muito bem o que está olhando e não precisa de outras indicações.

Evite colocar a numeração de seus documentos

Não existe nenhuma necessidade de colocar número de documentos em seu currículo. Em geral, eles são pedidos apenas no momento da contratação, juntamente a outros dados e documentações comprobatórias.

Além disso, é indispensável ter muito cuidado com a divulgação desse tipo de informação. Não se esqueça de que qualquer pessoa pode ter acesso a currículos, especialmente se eles forem divulgados também na internet.

Jamais aponte sua pretensão salarial no currículo

A pretensão salarial é outra questão que não deve ser abordada neste documento, a menos que a empresa solicite. Isso porque é muito importante que o candidato demonstre flexibilidade para negociações. Há também outros casos em que o salário não é alto, mas os benefícios valem a pena.

Tudo varia de acordo com os desejos do profissional. Colocar um número pode até mesmo fazer com que você perca a chance da entrevista, pois o recrutador julgará que você não está disposto a ganhar menos, se este for o caso. É mais vantajoso ouvir a proposta primeiro, para depois expor suas necessidades e anseios em relação a esse quesito.

Deixe as referências profissionais em uma folha à parte

As referências profissionais fazem a diferença em muitos casos de contratação. Porém, não precisam constar terminantemente no currículo. Neste caso, é melhor colocá-las em uma folha separada.

Mas atenção! Assim como a pretensão salarial, essas informações devem ser entregues apenas se solicitadas pelo possível contratante. Do contrário, não há qualquer necessidade de se dedicar a elas.

Por fim, não se esqueça de que não é preciso assinar seu currículo. Uma assinatura é necessária apenas em documentos como cartas e pedidos formais, por exemplo.

Pronto! Agora que você já sabe exatamente o que não colocar em currículos, está preparado para reformular esse documento e deixá-lo atualizado de acordo com este novo padrão.

E então, que tal passar para uma próxima etapa e descobrir agora quem são os 4 profissionais mais desejados por grandes empresas? Assim, você pode investir em suas habilidades e adequar seu perfil a esses pré-requisitos para conseguir uma boa oportunidade de emprego!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.