Conheça as principais técnicas de Job Search

Conheça as principais técnicas de Job Search

A definição de Job Search é simples: ela se refere a procurar por uma nova oportunidade de emprego no mercado de trabalho, em geral após uma dispensa ou demissão.

Há ainda quem deseja uma posição mais elevada ou a experiência de um cargo diferente para explorar suas habilidades. Em todos esses casos, sempre que você envia um currículo e consegue agendar uma entrevista, se mantém ativo nessa atividade.

Mas algumas técnicas podem facilitar o processo e fazer com que ele traga bons resultados. Quer conhecê-las? Então continue a leitura deste artigo para se preparar melhor!

Estabeleça rotinas e metas para seu Job Search

Para otimizar a sua recolocação no mercado de trabalho, é muito importante encarar a real importância dessa tarefa. Sendo assim, estabeleça uma rotina diária para se dedicar a ler sobre vagas e pesquisar empresas na internet.

Além disso, faça metas. Por quanto tempo você pretende procurar um emprego? O que você espera desse período? Essa organização faz toda a diferença para que você encontre uma oportunidade que valha a pena e não se distraia com coisas menos urgentes.

Prepare um bom currículo

Um Job Search só é eficaz se você deixa na mão das empresas um currículo bom e completo. Nele, sua experiência deve ser detalhada, assim como suas melhores habilidades e conhecimentos que vão além da formação profissional.

Deixe tudo bem organizado, em fonte legível e com seu contato designado de maneira acessível. Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção no primeiro passar de olhos e convidar o recrutador para uma leitura mais atenta sobre o que você pode fazer.

Avalie quais são as suas prioridades

Se você quer mesmo um novo emprego, faça do Job Search uma prioridade. Caso você esteja em casa, organize as atividades primordiais, mas tenha também uma agenda para escrever datas importantes, etapas de triagem e possíveis retornos que obtiver ao longo do tempo.

Assim, você não perde de vista seu principal objetivo e ainda consegue dar conta de outras coisas que fazem a diferença para você. O mesmo vale para caso você esteja cumprindo aviso ou preparando um pedido de demissão.

Continue a se capacitar

Em momento algum, mesmo que desempregado, pare de estudar e de procurar meios de melhorar sua capacitação. É fundamental se manter como um profissional atualizado e disposto a aprender as novidades de seu nicho.

Se o seu intuito é mudar de área, esse é mais um motivo para continuar a investir em cursos, workshops e palestras. Aproveite essas oportunidades para fazer um bom networking e conhecer pessoas que possam abrir algumas portas interessantes para você.

Como você pode perceber, embora esse seja um momento delicado, no qual você tem que ter paciência e determinação, o Job Search não precisa ser uma obrigação cruel. Pelo contrário, é a chance que você tem de se reinventar e recomeçar com muito sucesso, então não desiste e lembre-se de que nem tudo depende só do seu esforço, ainda que ele seja essencial.

Gostou das dicas desse artigo? Se sim, aproveite para continuar a explorar o tema e descubra como evitar frustrações ao procurar um novo emprego!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.