Conheça as principais técnicas de Job Search

Conheça as principais técnicas de Job Search

A definição de Job Search é simples: ela se refere a procurar por uma nova oportunidade de emprego no mercado de trabalho, em geral após uma dispensa ou demissão.

Há ainda quem deseja uma posição mais elevada ou a experiência de um cargo diferente para explorar suas habilidades. Em todos esses casos, sempre que você envia um currículo e consegue agendar uma entrevista, se mantém ativo nessa atividade.

Mas algumas técnicas podem facilitar o processo e fazer com que ele traga bons resultados. Quer conhecê-las? Então continue a leitura deste artigo para se preparar melhor!

Estabeleça rotinas e metas para seu Job Search

Para otimizar a sua recolocação no mercado de trabalho, é muito importante encarar a real importância dessa tarefa. Sendo assim, estabeleça uma rotina diária para se dedicar a ler sobre vagas e pesquisar empresas na internet.

Além disso, faça metas. Por quanto tempo você pretende procurar um emprego? O que você espera desse período? Essa organização faz toda a diferença para que você encontre uma oportunidade que valha a pena e não se distraia com coisas menos urgentes.

Prepare um bom currículo

Um Job Search só é eficaz se você deixa na mão das empresas um currículo bom e completo. Nele, sua experiência deve ser detalhada, assim como suas melhores habilidades e conhecimentos que vão além da formação profissional.

Deixe tudo bem organizado, em fonte legível e com seu contato designado de maneira acessível. Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção no primeiro passar de olhos e convidar o recrutador para uma leitura mais atenta sobre o que você pode fazer.

Avalie quais são as suas prioridades

Se você quer mesmo um novo emprego, faça do Job Search uma prioridade. Caso você esteja em casa, organize as atividades primordiais, mas tenha também uma agenda para escrever datas importantes, etapas de triagem e possíveis retornos que obtiver ao longo do tempo.

Assim, você não perde de vista seu principal objetivo e ainda consegue dar conta de outras coisas que fazem a diferença para você. O mesmo vale para caso você esteja cumprindo aviso ou preparando um pedido de demissão.

Continue a se capacitar

Em momento algum, mesmo que desempregado, pare de estudar e de procurar meios de melhorar sua capacitação. É fundamental se manter como um profissional atualizado e disposto a aprender as novidades de seu nicho.

Se o seu intuito é mudar de área, esse é mais um motivo para continuar a investir em cursos, workshops e palestras. Aproveite essas oportunidades para fazer um bom networking e conhecer pessoas que possam abrir algumas portas interessantes para você.

Como você pode perceber, embora esse seja um momento delicado, no qual você tem que ter paciência e determinação, o Job Search não precisa ser uma obrigação cruel. Pelo contrário, é a chance que você tem de se reinventar e recomeçar com muito sucesso, então não desiste e lembre-se de que nem tudo depende só do seu esforço, ainda que ele seja essencial.

Gostou das dicas desse artigo? Se sim, aproveite para continuar a explorar o tema e descubra como evitar frustrações ao procurar um novo emprego!

Competência essencial: o diferencial que você precisa

Competência essencial: o diferencial que você precisa

Para se destacar em um mercado altamente competitivo, é fundamental ter em vigor uma competência essencial. Ou seja, desenvolver um ponto forte que faça com que você se destaque e ganhe a atenção da empresa.

Descobrir qual característica especial é essa, de fato, é algo desafiador. Porém, quem conhece bem a cultura do local onde trabalha assim como suas próprias qualidades, consegue perfeitamente identificar pontos que conduzam para o sucesso.

Quer saber como traçar esse caminho e encontrar o diferencial que você precisa? Continue a leitura desse artigo para uma visão mais detalhada acerca do assunto.

O que se entende por competência essencial?

Primeiro, é importante conceituar competência essencial. Ela pode ser entendida como aquilo que você ou a sua empresa têm de único e que ninguém mais faz igual.

É um fator extremamente positivo, e que te deixa à frente de qualquer outra pessoa ou organização que atue no mesmo setor. Pode ser relacionado aos produtos e serviços, mas também a algo que acontece dentro da organização.

Nem sempre uma companhia nasce com essa qualidade em vigência, assim como um profissional pode ter essa questão inata. Muitas vezes, é preciso trabalhar aquilo que você tem de melhor para que ela surja.

Quais características podem se tornar uma dessas competências?

Não é preciso apostar em algo muito elaborado para encontrar sua competência essencial. Muitas vezes ela parte de uma ação simples, para se tornar seu verdadeiro diferencial. Veja alguns exemplos!

Comunicação

Uma boa comunicação é indispensável para se fazer qualquer trabalho. Afinal, ela é a base de qualquer relação, inclusive profissional. Se você consegue se comunicar de maneira eficiente, com certeza consegue delegar e executar melhor qualquer função, ajudar colegas e construir networking.

Visão estratégica

Ter visão estratégica é para poucos. Essa é uma característica presente naqueles que não têm medo do futuro e conseguem enxergar novas possibilidades e oportunidades mesmo diante de dificuldades. Os resultados para quem consegue manter esse diferencial são extraordinários.

Trabalho em equipe

Conviver com o próximo é complicado. Por mais que você se dê bem com as pessoas, sempre haverá uma questão de divergência. Mas saber administrar isso e produzir bem em conjunto faz a diferença. Hoje, é uma das qualidades mais valorizadas nas empresas.

Liderança

Conduzir empresas e pessoas é uma responsabilidade de peso. Além de enfrentar muita cobrança, é preciso inspirar e servir de modelo para as ações de outros colaboradores. Saber motivar os outros e se manter firme diante das adversidades é uma forma de se destacar, sem dúvida alguma.

E como desenvolvê-las?

O exercício diário de uma competência essencial ajuda a desenvolvê-la. É também possível contar com a ajuda de empresas de assessoria de carreira e recolocação profissional para um impulso maior nessa descoberta. Por vezes, um olhar mais direcionado e especializado contribui bastante para ajudar a enxergar algo que ainda está oculto.

Sendo assim, não tenha medo de procurar orientação para descobrir como você pode fazer mais e melhor de maneira única. A Employability pode te ajudar. Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre nossos serviços!

Carreira profissional: saiba como se manter motivado

Carreira profissional: saiba como se manter motivado

Às vezes, trabalhar é estressante. A rotina cansa e não nos sentimos mais tão confortáveis no cargo que ocupamos. Se esse cenário é familiar para você, é sinal de que você está desmotivado.

Porém, essa sensação não pode e nem deve se tornar uma constante. É fundamental se concentrar em cultivar o entusiasmo e a produtividade em sua carreira profissional, para colher bons frutos no futuro.

Como fazer isso? Nesse artigo você confere algumas orientações que podem fazer toda a diferença para se manter firme diante de qualquer dificuldade no trabalho. Vamos lá?

Não tenha medo de errar

Durante sua carreira profissional, é normal cometer erros. Contudo, é indispensável ter em mente que eles são apenas uma maneira de aprender coisas novas.

Jamais deixe que um impasse, falha ou imprevisto afete sua postura no trabalho. Eles não podem ser considerados como uma dificuldade, pois não definem quem você é profissionalmente.

Tenha foco em resultados para sua carreira profissional

Uma excelente maneira de estar sempre motivado é pensar naquilo que quer alcançar. Estabelecer metas e objetivos para sua carreira contribuem muito para que você mantenha o foco no que realmente importa.

É fácil desistir quando pensamos que nada temos a ganhar. Mas com um olhar próspero para o futuro, fica mais fácil ter garra suficiente para enfrentar e superar desafios que sempre surgem na rotina profissional.

Encontre maneiras para se recompensar

Sim, trabalhar pode ser difícil, assim como conseguir uma promoção e liderar pessoas. Por isso é importante ter em mãos alguns mecanismos de recompensa para se sentir motivado na carreira profissional.

Atingiu uma meta antes do prazo determinado? A reunião foi um sucesso? Realize atividades que você pode fazer por si para aliviar o peso da responsabilidade, como uma viagem em família ou um jantar com os colegas da empresa.

Trace um cronograma e seja organizado

Quanto mais organização você tiver, mais motivado conseguirá ficar. Saber a ordem de suas prioridades e ver que elas são executadas satisfatoriamente são o ponto de partida para conseguir grandes realizações.

Respeite horários, inclusive aqueles de intervalo e preze sempre pela pontualidade. Seu dia renderá mais, você produzirá mais e seus resultados serão cada vez melhores, tanto para sua reputação quanto para seu bolso.

Busque sempre a realização profissional

De nada adianta um cargo renomado ou um salário alto se você não está feliz com o que faz. Procure sempre se dedicar a atividades que tenham propósito claro para você se quiser elevar sua motivação.

Estar feliz dentro da empresa ou no momento em que sua carreira profissional encontra é o que dará forças para continuar. Se precisar mudar, não tenha medo da transformação. O que importa é a sua realização no mercado de trabalho.

Colocar cada um desses pontos em prática leva tempo, então não tenha pressa. Comece a implementar pequenas mudanças em seu cotidiano e aprecie as vantagens que elas trazem. Aos poucos, você perceberá a motivação se desenvolver e permanecer com você.

Este artigo foi útil para você? Se sim, curta agora mesmo a nossa página no Facebook para acompanhar outras novidades e textos como este!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.