4 profissionais mais desejados por grandes empresas

4 profissionais mais desejados por grandes empresas

O mercado de trabalho passa por constantes transformações, de acordo com as alterações da sociedade e dos negócios. Nesse sentido, é comum que certas vagas sejam mais procuradas e tragam melhores oportunidades. Atualmente, isso não é diferente, especialmente ao falar das grandes empresas.

Essas corporações têm necessidades específicas e, normalmente, estão na linha de frente do desenvolvimento. Para que se mantenham e até conquistem o crescimento, precisam dos especialistas com as habilidades certas.

Ao conhecer as vagas de destaque, você pode se preparar e, quem sabe, ocupar uma das posições. Para tanto, veja quais são os 4 profissionais mais desejados pelas grandes empresas.

1. O analista de negócios fomenta soluções variadas

O mercado está cada vez mais competitivo. As startups e as mudanças dos setores fazem com as necessidades tenham se transformado. Por conta disso, é necessário contar com uma atuação diferenciada.

As grandes empresas procuram manter sua hegemonia e, para isso, é preciso buscar novas estratégias. Nesse cenário, o analista de negócios se torna indispensável. Ele monitora os problemas, procura soluções, trabalha a inovação e ainda garante a diferenciação da concorrência.

Para quem quiser uma recolocação no mercado, essa é uma boa oportunidade, porque compreende diversas formações voltadas para negócios.

2. O engenheiro de automação tem tudo a ver com a era digital

A tecnologia já faz parte dos empreendimentos e entre os de porte grande isso é ainda mais intenso. É por isso que os cargos de engenheiro de software e de desenvolvedor têm se desenvolvido. Mas com foco no futuro, também há um especialista muito desejado: o engenheiro de automação.

Esse profissional atua no setor de eletromecânica e planeja e executa os projetos para automação de processos. Pode ser, por exemplo, o responsável por transformar a planta de uma fábrica em uma versão totalmente inteligente. Então, vale ficar de olho.

3. O cientista de dados melhora a inteligência dos negócios

Outro profissional muito desejado pelas grandes empresas é o cientista de dados. O especialista trabalha com diversos recursos de integração de dados e análises completas. Com isso, ele consegue entender quais são os gargalos, as oportunidades e até o comportamento do consumidor.

As ferramentas principais, conhecidas como Big Data e Business Intelligence, incluem enormes volumes de dados de várias origens. Com o tratamento correto, as informações apresentam o cenário completo do negócio, o que garante uma vantagem competitiva para o empreendimento.

4. Os profissionais C-Level estão entre os mais desejados por grandes empresas

De maneira geral, estabelecimentos de porte elevado têm diversos setores. A divisão facilita o gerenciamento, mas é preciso contar com executivos alocados em cada área. O CIO, por exemplo, é voltado para tecnologia, enquanto o CFO é o Diretor Financeiro. Também há muitos outros cargos e todos são cruciais para o sucesso.

Como os profissionais que ocupam essas posições nas grandes empresas são especialistas, são encontrados com menor facilidade. Então, as vagas executivas ou C-Level são muito desejadas pelos negócios de destaque. Ao se colocar adequadamente, você pode ocupar uma das vagas.

Os profissionais disputados pelas grandes empresas reúnem conhecimentos essenciais para o presente e para o futuro das organizações. Ao se preparar corretamente, você tem a chance de explorar essas possibilidades da melhor forma!

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Qual a importância de manter o LinkedIn atualizado?

Qual a importância de manter o LinkedIn atualizado?

A presença nas redes sociais, atualmente, já é indispensável para os profissionais. Muitos recrutadores analisam a participação online dos candidatos antes mesmo da primeira entrevista, por exemplo. Além disso, muitas oportunidades já estão conectadas. Então, manter o LinkedIn atualizado se torna fundamental.

Essa plataforma profissional tem diversos recursos para quem busca traçar um caminho cada vez melhor na carreira. Com o uso correto do perfil, é possível atingir esses e outros objetivos.

Então, veja por que manter o LinkedIn atualizado e confira quais são os pontos de atenção!

O seu perfil ganha relevância nas pesquisas

Um dos aspectos mais importantes sobre o uso dessa rede social é que os perfis são mostrados no Google e em outros mecanismos de busca. Quando alguém pesquisar pelo seu nome ou por algo que esteja em seu perfil, manter a atualização garante maior relevância. Então, você aparecerá acima nos resultados.

Além disso, é um jeito de se destacar dentro da própria plataforma. As pessoas estão sempre pesquisando e seu perfil surgirá com maior frequência se estiver em dia. Então, é um ótimo meio de já sair à frente dos concorrentes.

Os seus contatos o conhecem melhor ao manter o LinkedIn atualizado

Essa rede social não serve apenas como uma vitrine para expor o seu currículo. Ele também é excelente para fazer contatos de valor e, principalmente, consolidar essa aproximação.

Ao manter o LinkedIn atualizado, você deixa seus contatos sempre por dentro da sua carreira. Fez um curso? Concluiu uma especialização? Trocou de emprego? Tudo isso pode ser deixado para que todos vejam.

É um ótimo jeito de receber recomendações para a sua nova habilidade ou de criar um debate produtivo sobre determinado tema. Como resultado, sua relevância entre as conexões fica cada vez maior.

O networking é favorecido por essa prática

As atualizações do perfil são, por padrão, enviadas para os contatos. Ou seja, seus colegas de rede social receberão quando adicionar uma informação ou mudar algo.

Isso é muito importante porque abre um espaço relevante de comunicação com as pessoas. Se alguém curtir o seu novo status ou enviar uma mensagem, você pode se engajar e trocar experiências.

Tão necessário quanto ter um grande número de conexões é garantir que elas sejam valiosas. Dessa forma, é possível tanto reforçar o contato com quem está na sua lista quanto encontrar novas pessoas de interesse, o que favorece o networking.

As chances de receber uma boa proposta se multiplicam

Hoje, a plataforma já é muito utilizada por empresas e recrutadores de todas as áreas. Afinal, uma rede social de currículos é, de certa maneira, um ótimo meio de analisar um candidato.

Ao manter o LinkedIn atualizado, você tem a oportunidade de apresentar um resumo completo e consistente das suas habilidades, dos treinamentos e dos interesses. Quando um recrutador fizer uma busca, vai perceber que fez um curso recentemente ou que adicionou uma nova publicação.

Ao somar isso à relevância nas pesquisas, o resultado é um aumento das chances de receber uma boa proposta para participar de um processo seletivo. É, principalmente, um jeito de aproveitar as possibilidades!

Como já deu para perceber, ao manter o LinkedIn atualizado, você explora ao máximo todos os recursos da plataforma. Não deixe de incluir todas as informações importantes para não desperdiçar nenhuma oportunidade!

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Como definir os objetivos profissionais?

Como definir os objetivos profissionais?

Ter sucesso na carreira depende de alguns ingredientes. O talento é importante, mas capacitação e a preparação são indispensáveis. Além de saber aproveitar boas oportunidades, também é crucial definir os objetivos profissionais.

Ao entender o que espera, é possível seguir rumo a esse destino. Desse modo, fica mais fácil vencer desafios e conquistar satisfação e realização profissional. Portanto, nada melhor que descobrir o que fazer no processo.

Na sequência, veja como definir os objetivos profissionais e aprenda a montar o plano ideal.

Seja honesto e realista sobre a sua carreira

O primeiro passo para uma conclusão de sucesso é entender o que você realmente deseja. É preciso ser honesto e, para isso, é interessante fazer algumas perguntas. Entre as questões, estão:

  • Onde eu gostaria de estar em 5 anos?
  • Qual é o meu maior interesse de carreira?
  • Do que estou disposto a renunciar? O que não pretendo sacrificar?
  • Por que desejo essa meta?

Essas são apenas algumas perguntas que envolvem autoconhecimento, trajetória e planejamento. É essencial encontrar algo que você tenha interesse e que o deixe motivado para seguir o plano. Ao mesmo tempo, se não estiver disposto a renunciar de tempo com a família ou de um salário alto, certas concessões terão que ser feitas.

Com um processo honesto, pode, inclusive, chegar a respostas que representam sonhar alto. Isso não é um problema, pelo contrário, mas todos têm que ser alcançáveis. Então, seja realista ao determinar o que se encaixa na sua vida e profissão.

Elabore prazos ao definir os objetivos profissionais

Depois de entender o que deseja, é hora de estabelecer um cronograma. Isso ajuda a criar metas e um plano de ação e também permite categorizar as conquistas esperadas. As de longo prazo, por exemplo, exigem uma atuação fragmentada, com pequenos passos para atingir o objetivo com o tempo. Já as de curto e médio prazo demandam um esforço mais intenso e direcionado.

Novamente, é preciso ser realista. Não adianta selecionar os objetivos profissionais corretamente e escolher prazos impossíveis de cumprir. Pense no que você terá que fazer, como aumentar a capacitação ou desenvolver competências, e no quanto demora.

Defina formas de medir o seu progresso

Ao estabelecer o que é desejado para a carreira e em quanto tempo tudo acontecerá, é importante ficar de olho no desempenho. É essa mensuração que permite fazer as adaptações necessárias nas ações e identificar o que já foi concluído.

Imagine que você almeja ocupar uma cadeira do conselho de administração da empresa. Para medir esse objetivo, pode acompanhar quantas promoções recebeu, em relação a quantas são exigidas. Também pode verificar índices de desempenho para atingir o patamar de interesse para essa oferta.

Além dos indicadores, decida a frequência desse acompanhamento. É importante ter tempo o suficiente para obter as conquistas, mas ainda ser dinâmico o bastante para adaptar.

Reveja as metas de tempos em tempos

Embora definir os objetivos profissionais seja essencial, a tarefa não é definitiva. O mercado muda, a empresa se transforma e você já não é o mesmo. Com o passar dos anos ou até dos meses, seus interesses podem mudar radicalmente.

Para evitar que o plano fique obsoleto, reveja-o com frequência. Você pode conferir as metas a cada semestre ou ano, por exemplo. De acordo com as necessidades, dá para fazer as mudanças para manter tudo em dia e consistente com seus interesses.

Como vimos, para definir os objetivos profissionais, é preciso olhar para dentro de si e para a realidade em que está vivendo. Pensar em metas alcançáveis e com atuação correta e direcionada. Assim, será muito mais fácil atingir o que você tanto deseja.

Gostou dessas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os contatos que precisam ler as recomendações!

5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego são parte da rotina de quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, seja porque está desempregado, seja porque busca uma oportunidade melhor.

Quem já foi a muitas entrevistas pode pensar que todas elas são iguais e que muitas das perguntas feitas ali são desnecessárias. Na verdade, cada pergunta de uma entrevista de emprego tem uma função específica e visa revelar alguma informação crucial sobre você.

Para ajudar na sua recolocação profissional, decidimos revelar os segredos por trás das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Siga lendo para saber como respondê-las!

1. “Você poderia falar um pouco mais sobre quem você é?”

Essa é, normalmente, a primeira pergunta que um entrevistador faz e, ao mesmo tempo, aquela em que mais candidatos falham. O entrevistador que faz essa pergunta não quer saber um resumo sobre o seu passado ou informações sobre quem você é. Ele já sabe tudo isso, pois leu o seu currículo.

O que o recrutador busca é que você se apresente e se posicione como a pessoa ideal para aquela vaga. Ele busca enxergar alguém capaz de se apresentar e que demonstre ter as habilidades necessárias para a função.

Se o trabalho é de programador, por exemplo, pode ser interessante dizer que “sou uma pessoa muito analítica” e então mostrar um ou dois exemplos de como essa capacidade se manifesta.

2. “Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?”

Essa é uma das perguntas mais famosas das entrevistas de emprego. Tanto é que as pessoas já se acostumaram a responder que o ponto forte é a “dedicação” e o ponto fraco é o “perfeccionismo”.

O que o recrutador busca com essa questão é avaliação crítica das suas capacidades e como elas se encaixam no perfil desejado para a vaga. Por exemplo, um engenheiro que trabalhará em equipe durante vários projetos precisará de competências como “saber se comunicar”, “trabalhar bem com outros” e “desenvolver bons relacionamentos”.

Já na parte dos pontos fracos, é bom ser honesto e tentar fugir dos clichês que “não dizem nada”. Seja qual for a característica negativa, apresente um plano para resolvê-la. Por exemplo: “Não tenho muita facilidade para falar bem em público, mas me inscrevi em um curso de teatro para tentar melhorar”.

3. “O que você sabe sobre a empresa?”

Empresas pequenas não costumam fazer essa pergunta em entrevistas de emprego, mas ela é peça obrigatória no recrutamento de grandes marcas. A razão é simples: o recrutador não quer saber se você leu o “Sobre nós” no site oficial da empresa, mas sim se você se encaixa nos valores dela.

Se a empresa valorizar a criatividade, por exemplo, cite que você sabe que é uma marca muito criativa, “como naquela ação de marketing X” ou “como deu para ver no produto Y”.

4. “Você está indo a outras entrevistas de emprego?”

Aqui, o recrutador quer saber qual seu nível de ambição e comprometimento com a vaga disponível. Se você estiver desempregado, é de bom-tom revelar que sim, tem ido a outras entrevistas. Afinal, isso mostra que você está buscando uma oportunidade.

Já se você estiver empregado, aproveite a chance para explicar por que busca uma nova vaga em alguma outra empresa.

Seja como for, é importante frisar que você está buscando vagas que tenham o mesmo perfil dessas, para não parecer que está atirando em qualquer oportunidade.

5. “Por que devemos contratar você?”

Essa pergunta é clássica nas entrevistas de emprego e não poderia ser mais clara e objetiva. O que o entrevistador quer saber é se você entendeu bem quais os problemas que o profissional que ficar com a vaga terá de resolver.

Não tenha medo de parecer convencido: mostre que compreendeu quais as competências que a empresa procura e dê exemplos de que as possui. Além disso, mostre como sua personalidade é compatível com os valores da empresa.

Agora que você já sabe como responder as principais perguntas das entrevistas de emprego, não vai demorar para encontrar uma ótima posição no mercado para você. Basta praticar as respostas na frente do espelho e arrasar na frente do recrutador.

Aproveite que está se preparando e descubra como se vestir para entrevistas de emprego com nosso guia rápido!

Como acelerar de modo efetivo a sua recolocação profissional

Como acelerar de modo efetivo a sua recolocação profissional

O período de recolocação profissional apresenta uma série de desafios e, para muita gente, pode demorar mais do que seria desejável. Afinal, ficar 3, 4 meses sem uma posição pode ser frustrante emocionalmente, além de danoso para as suas finanças. Mas não precisa ser assim.

Seguindo alguns passos simples e se preparando de maneira adequada, é possível agilizar a sua recolocação profissional e voltar a trabalhar o mais rápido possível. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura!

Pense no que você quer na sua recolocação profissional

Uma das razões que faz com que leve tempo para um profissional encontrar sua recolocação no mercado é que, em muitos casos, ele não sabe exatamente o que busca.

Uma vez sem emprego, o profissional tem basicamente quatro opções:

  • voltar a uma posição menor;
  • buscar uma posição igual;
  • tentar uma posição superior;
  • mudar de carreira.

A primeira opção não é muito recomendada e deve ser tentada apenas em último caso. Já as outras costumam ser as mais buscadas, mas é preciso saber qual seu objetivo de vida, em que empresa quer trabalhar e qual seu próximo passo.

Afinal, você acredita que deve tentar uma vaga igual a que tinha antes ou tentar uma posição acima da sua? Se a ideia é tentar subir um degrau, o que você precisa para isso? Alguma formação ou especialização que você possa fazer enquanto busca por uma oportunidade?

Prepare o seu currículo adequadamente para a busca por vagas

Quando souber o que você quer, o segundo passo é preparar o seu currículo para essa posição. O currículo é a peça essencial na busca por recolocação profissional, mas é, ao mesmo tempo, muito incompreendido. Muitas pessoas acreditam que o currículo faz todo o trabalho, mas a verdade é que ele é apenas uma apresentação sua e do seu histórico.

A ideia é comunicar de maneira simples onde você estudou e qual sua experiência profissional. Por isso, o recomendado é fazer um documento simples e direto ao ponto. Por exemplo, suponha que você tenha trabalhado 5 anos como diretor de arte em uma agência de publicidade e busque por uma recolocação profissional no mesmo cargo.

Não faz muito sentido colocar no currículo o tempo de estagiário em uma agência ou o trabalho como atendente de uma lanchonete quando jovem, por exemplo.

Faça networking com conhecidos e headhunters

Uma maneira de conseguir saber das principais vagas e receber indicações é investir no networking. Esse é o tipo de coisa que você gostaria de ter começado mais cedo, mas sempre há a chance de iniciar.

Peça indicações de conhecidos, vá em eventos e, se possível, se apresente para headhunters, conte suas habilidades e busque saber se há posições para um profissional como você no mercado.

Prepare-se adequadamente para as entrevistas que fizer

Quando conseguir as primeiras entrevistas de emprego, foque-se em se preparar para elas. Isso não significa decorar respostas, mas sim entender o que o recrutador espera de você.

Basicamente, apresente-se, mostre suas habilidades interpessoais e sua personalidade, além de transmitir como você se encaixa nos valores daquela empresa e de que forma pode contribuir com aquela equipe.

Seguindo essas dicas, não vai demorar para você completar a sua recolocação profissional e, logo, dará prosseguimento ao desenvolvimento da sua carreira.

Se você gostou desse artigo e quer conferir mais dicas de como acelerar sua recolocação profissional, curta nossa página no Facebook para acessar o material que postamos por lá!

Como definir as expectativas profissionais

Como definir as expectativas profissionais

Ter as habilidades certas e caprichar no conhecimento técnico são duas ações essenciais para chegar ao sucesso. No entanto, isso não é o bastante. Ao longo da carreira, é preciso fazer escolhas, vencer desafios e até mudar de rumo. Para orientar tudo, é necessário definir as expectativas profissionais.

Elas correspondem ao que você deseja da sua profissão e da própria atuação. Quando não são estabelecidas corretamente, é normal sentir que nada o satisfaz o bastante ou do jeito esperado. Além disso, fica difícil atingir o sucesso.

Então, veja como definir as expectativas profissionais e saiba o que merece a sua atenção!

Trabalhe o autoconhecimento

Por mais que a vida pessoal e a profissional sejam separadas, não dá para dissociá-lo, como indivíduo, da atuação no trabalho. Suas preferências, sua personalidade e até seu estilo de vida afetam as escolhas de carreira. Então, tudo isso tem que ser considerado, o que exige autoconhecimento.

Procure formas de se entender melhor e de forma completa. Ao conhecer pontos fracos, fortes, interesses e aspirações, dá para ampliar a inteligência emocional e, ainda por cima, definir as expectativas profissionais.

Estabeleça objetivos e crie um plano até eles

Em seguida, é preciso compreender o que você pretende alcançar com a carreira. Como gostaria de ser visto no mercado? Qual experiência adoraria agregar ao currículo? Qual é o ponto mais alto que deseja atingir? Estabelecer essas metas é essencial para compreender o que realmente o motiva.

Em vez de apenas elaborar esses objetivos, o melhor é criar um mapa até eles. Elabore um plano para decidir o que deve ser feito para viabilizar esse cenário.

Mantenha o realismo ao definir as expectativas profissionais

Querer chegar mais longe é essencial para que você continue a progredir e a buscar formas de melhorar. Contudo, é preciso ter uma visão realista do que pode, de fato, acontecer.

Decidir que você deseja ser o próximo CEO da Apple talvez não esteja dentro da realidade, diante de tanta competição. Por outro lado, estabelecer o interesse de comandar uma empresa inovadora de tecnologia não está tão longe do mundo real.

Controle a ansiedade e veja o que, de fato, faz sentido para você, para o seu perfil e sua área de atuação. Afinal, se ter tempo com a família é uma prioridade na sua vida, não é ideal se imaginar em uma posição que viaja o tempo todo, certo?

Esteja preparado para mudar as intenções

Tão importante quanto definir as expectativas profissionais é saber que elas não são definitivas. O mercado muda mais rápido que antes e novas profissões surgem com frequência. A cada dia que passa, é difícil projetar o longo prazo da carreira porque as possibilidades mudam frequentemente.

Então, é indispensável que você esteja pronto para alterar suas expectativas — algumas vezes, de forma muito intensa. Com essa adaptação, dá para se manter atualizado com o mercado, suas necessidades e suas oportunidades.

Como já deu para perceber, definir as expectativas profissionais é essencial para conseguir chegar mais longe. Pense nessas dicas, e não se esqueça de estabelecer metas realistas. Com essas dicas, será possível alinhar a sua carreira de acordo com o cenário no mercado.

Agora que você já deu o primeiro passo, não deixe de ler nosso artigo: 3 dicas para elaborar um plano de carreira para continuar o seu aprendizado rumo ao sucesso!

Plano de sucessão: o que é e como as empresas aplicam?

Plano de sucessão: o que é e como as empresas aplicam?

A tomada de decisão e as mudanças na empresa têm que ser muito bem planejadas. Somente com a estrutura adequada é possível ter uma compreensão ampla do que precisa ser feito e de quais são as medidas mais importantes. Entre as possibilidades, está o plano de sucessão.

Implementado pelo RH, ele tem a ver com a continuidade e com a manutenção do sucesso do empreendimento. Portanto, é preciso estar atento para que esse elemento saia como o esperado.

Na sequência, você verá tudo sobre o plano de sucessão e saberá como usá-lo da melhor maneira. Confira!

O que é esse processo?

O comando das áreas do estabelecimento é um dos aspectos responsáveis pelo sucesso. Ter as pessoas certas nos cargos adequados de liderança permite que o negócio chegue mais longe. Paralelamente, não dá para contar para sempre com os mesmos profissionais. Como as configurações mudam constantemente, é preciso desenvolver o plano de sucessão.

Ele consiste em um mapeamento completo que cria uma espécie de “banco” de possíveis sucessores para todos os níveis do empreendimento. Ou seja, ele determina quem pode substituir e como acontece a troca de líderes em vários pontos, como gerente, coordenador e até presidente.

Como as empresas aplicam o plano de sucessão?

Para colocá-lo em prática é preciso, primeiramente, realizar uma análise completa do cenário para entender a sua configuração. Nesse momento, é essencial esquematizar quais são os cargos mais importantes e que vão compor o planejamento. A ideia é compreender a relevância de cada posição e como elas influenciam os resultados.

Feito isso, o plano de sucessão começa a levantar os potenciais sucessores. No caso de um CEO, por exemplo, o vice-presidente pode ser o principal eleito para ocupar o cargo, se for necessário. Todos devem utilizar ferramentas de mapeamento de perfil, de modo a entender capacidades, interesses e potenciais.

É na sequência que o plano ganha corpo. Com os resultados, são definidas as sucessões. O que acontece se um gerente receber uma promoção ou sair da empresa? O documento apresenta todas essas características e indica como será feita a movimentação de posições.

Para garantir a implementação, é comum elaborar um processo de transição e preparação de lideranças desde já. Com as ações corretas, os colaboradores ficam prontos para ocupar o cargo sucessório, quando exigido. Em uma analogia, é como o aquecimento para os jogadores de futebol que estão no banco.

Assim que uma mudança se mostre necessária, o plano é usado de forma efetiva para direcionar as escolhas e ações.

Quais são os benefícios dessa iniciativa?

Um dos pontos mais importantes de um plano de sucessão é que ele é determinante para a continuidade do negócio. Com uma configuração estratégica bem definida para a ocupação de posições, é possível ter pessoas qualificadas nas funções adequadas. Isso melhora os resultados e aumenta a robustez.

É, ainda, uma alternativa que ajuda a evitar a vacância, principalmente em cargos executivos. Para se ter uma ideia, 47% dos donos de negócio com mais de 65 anos não têm um plano de carreira para a sucessão. Além disso, grande parte das empresas não têm candidatos viáveis para substituir o CEO, se necessário. Com o planejamento, esses problemas são solucionados.

Não menos importante, há um aumento na taxa de retenção de talentos, redução de custos com contratação e treinamento, e valorização dos profissionais internos. Tudo isso ajuda o estabelecimento a chegar mais longe.

Como vimos, o plano de sucessão é uma ferramenta poderosa e indispensável para que o negócio consiga se manter nos trilhos certos. Com a realização e a implementação por parte do RH, é capaz de oferecer diversos benefícios a empresa.

Está pensando em aplicar essa solução na sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba outras ideias para melhorar o desempenho do seu empreendimento.

Qual a importância de criar um bom networking?

Qual a importância de criar um bom networking?

Construir bons relacionamentos é indispensável para qualquer pessoal. Na vida profissional, isso não é diferente: é preciso criar um bom networking.

Estar em meio a pessoas de sua área de atuação é importante por vários motivos. E alguns deles trazem vantagens inclusive para que você fortaleça sua reputação e nome no mercado.

Quer entender a importância dessa ação? Continue a leitura deste artigo e veja como desenvolver sua rede de contatos!

Criar um bom networking ajuda na troca de experiências e informações

Nada melhor do que se manter sempre atualizado a respeito das últimas tendências e exigências de seu setor. Estudar, ler e pesquisar são boas iniciativas para isso, é claro, mas criar um bom networking também.

Ao se cercar por profissionais que entendem do assunto e estão dispostos a dividir conhecimento e experiências com você, é possível aprender mais e ainda ampliar sua visão de mundo.

A interação para negociar é muito maior

Criar um bom networking também possibilita novas negociações e oportunidades de trabalho. Você pode encontrar pessoas que se interessam pelo seu trabalho ou que têm vontade de conhecer melhor o que você faz.

Além disso, ao desenvolver um elo de confiança, fica mais fácil receber boas propostas e fechar contratos. Você pode até mesmo conseguir novas oportunidades de trabalho e dar uma guinada em sua carreira.

Fica mais fácil descobrir seu verdadeiro potencial

Muitas vezes, não sabemos quão bons somos naquilo que fazemos. Acontece de não termos uma brecha para aplicarmos nossas habilidades e também é fácil permanecer estagnado e sem desafios para enfrentar quando nos sentimos acomodados.

Com um networking forte, isso dificilmente acontece. Pelo contrário, saber com quem se relacionar é uma forma de descobrir seu verdadeiro potencial. Converse com quem o inspira e com quem pode mostrar um novo caminho que esteja de acordo com seus objetivos e ambições.

É uma forma de fortalecer sua imagem profissional

Um profissional que consegue criar um bom networking fortalece sua imagem profissional. Isso porque ele circula nos locais certos e sabe manter diálogos sólidos e inteligentes com todos os tipos de perfis profissionais.

Além disso, ele também estrutura bem suas ideias, tem segurança para falar daquilo que sabe e é reconhecido pela desenvoltura. Nada melhor do que uma boa rede de contatos para ter a liberdade de ser quem é, sem medo de parecer errado, e deixar todas as inseguranças de lado.

Foque sempre em respeitar os outros profissionais como iguais e procure contribuir com a carreira deles, assim como eles contribuem com a sua.

Por fim, pode ser que você se depare com algumas pessoas com as quais não se identifica ou que possam soar negativas em seus feedbacks. Mas seja sempre educado e imparcial com todos e mantenha uma postura transparente. Todos devem ser respeitados e, aos poucos, você saberá selecionar quem manter mais perto de si.

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5 hábitos diários de pessoas bem-sucedidas

5 hábitos diários de pessoas bem-sucedidas

Conviver com pessoas bem-sucedidas é inspirador. Você poderá transformar sua perspectiva a respeito de ações e atitudes, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Mas essas pessoas só conseguiram chegar nessa posição porque são adeptas de alguns hábitos bastante específicos. A princípio, pode parecer difícil adotá-los, porém, são simples providências que, aos poucos, se mesclam com suas próprias características e qualidades.

Quer saber quais são esses 5 hábitos? Leia este artigo para descobrir.

1. Busque aprender sempre

Pessoas bem-sucedidas não são acomodadas. Pelo contrário, elas sempre têm disposição para aprender coisas novas diariamente e expandir suas habilidades.

Seja por meio de leituras, de cursos ou de novas oportunidades, seu objetivo deve ser agregar novos conhecimentos e aplicá-los em seu cotidiano. Foque em aprendizados que beneficiem você, mas também o meio coletivo em que atua.

2. Tenha uma rede de contatos com pessoas bem-sucedidas

É fundamental ter ao seu redor pessoas bem-sucedidas, que são inspiradoras e investem em metas parecidas com as suas. Afaste-se de influências negativas e maldosas, assim você consegue aproveitar melhor o seu tempo com as pessoas que interessam.

Lembre-se também do seguinte ditado: “se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Importante frisar que é preciso demonstrar que você deseja construir relacionamentos sólidos e frutíferos e não apenas de interesses profissionais.

3. Aceite feedbacks

Uma pessoa bem-sucedida costuma ser aberta a feedbacks. Elas inclusive pedem orientações e conselhos ao longo de sua jornada como forma de crescimento pessoal e profissional. Isso deve ser feito rotineiramente, após grandes projetos ou durante planos importantes.

Aceite críticas e pense em maneiras de trabalhar pontos de melhoria. Compreenda seus erros e jamais tenha medo do fracasso, pois sempre é possível recomeçar e fazer diferente.

4. Enfrente seus medos

Com certeza, você tem algumas ambições. Mas para alcançá-las, é fundamental deixar o medo de lado e seguir em frente de cabeça erguida. Não é possível ter em mãos algo grandioso se você tem medo de mudar ou de fazer o que for preciso para isso.

De fato, deixar o sentimento de lado pode não ser muito fácil e ainda exigir alguns sacrifícios. Mas as pessoas bem-sucedidas estão dispostas a enfrentar os medos e encarar as suas inseguranças.

5. Leve uma vida saudável

Acredite, para ser bem-sucedido, é indispensável que você leve uma vida saudável. Durma bem, pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação equilibrada. Evite beber muito café e passe um tempo com sua família.

Fazer um pouco disso no dia a dia ajuda a amenizar as dificuldades e dá mais força para que você enfrente desafios. Você só consegue evoluir se seu corpo e sua mente estiverem bem. Então, não deixe de cuidar de si.

Viu só como é possível adotar hábitos de pessoas bem-sucedidas e transformar de vez a sua rotina? Não é preciso colocar tudo em prática de uma vez e se sobrecarregar. Aos poucos, tente inserir esses hábitos, porque a mudança também é gradual. Esse é um processo evolutivo, conforme você for avançando na jornada, também terá mais motivação para continuar seguindo.

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Competência essencial: o diferencial que você precisa

Competência essencial: o diferencial que você precisa

Para se destacar em um mercado altamente competitivo, é fundamental ter em vigor uma competência essencial. Ou seja, desenvolver um ponto forte que faça com que você se destaque e ganhe a atenção da empresa.

Descobrir qual característica especial é essa, de fato, é algo desafiador. Porém, quem conhece bem a cultura do local onde trabalha assim como suas próprias qualidades, consegue perfeitamente identificar pontos que conduzam para o sucesso.

Quer saber como traçar esse caminho e encontrar o diferencial que você precisa? Continue a leitura desse artigo para uma visão mais detalhada acerca do assunto.

O que se entende por competência essencial?

Primeiro, é importante conceituar competência essencial. Ela pode ser entendida como aquilo que você ou a sua empresa têm de único e que ninguém mais faz igual.

É um fator extremamente positivo, e que te deixa à frente de qualquer outra pessoa ou organização que atue no mesmo setor. Pode ser relacionado aos produtos e serviços, mas também a algo que acontece dentro da organização.

Nem sempre uma companhia nasce com essa qualidade em vigência, assim como um profissional pode ter essa questão inata. Muitas vezes, é preciso trabalhar aquilo que você tem de melhor para que ela surja.

Quais características podem se tornar uma dessas competências?

Não é preciso apostar em algo muito elaborado para encontrar sua competência essencial. Muitas vezes ela parte de uma ação simples, para se tornar seu verdadeiro diferencial. Veja alguns exemplos!

Comunicação

Uma boa comunicação é indispensável para se fazer qualquer trabalho. Afinal, ela é a base de qualquer relação, inclusive profissional. Se você consegue se comunicar de maneira eficiente, com certeza consegue delegar e executar melhor qualquer função, ajudar colegas e construir networking.

Visão estratégica

Ter visão estratégica é para poucos. Essa é uma característica presente naqueles que não têm medo do futuro e conseguem enxergar novas possibilidades e oportunidades mesmo diante de dificuldades. Os resultados para quem consegue manter esse diferencial são extraordinários.

Trabalho em equipe

Conviver com o próximo é complicado. Por mais que você se dê bem com as pessoas, sempre haverá uma questão de divergência. Mas saber administrar isso e produzir bem em conjunto faz a diferença. Hoje, é uma das qualidades mais valorizadas nas empresas.

Liderança

Conduzir empresas e pessoas é uma responsabilidade de peso. Além de enfrentar muita cobrança, é preciso inspirar e servir de modelo para as ações de outros colaboradores. Saber motivar os outros e se manter firme diante das adversidades é uma forma de se destacar, sem dúvida alguma.

E como desenvolvê-las?

O exercício diário de uma competência essencial ajuda a desenvolvê-la. É também possível contar com a ajuda de empresas de assessoria de carreira e recolocação profissional para um impulso maior nessa descoberta. Por vezes, um olhar mais direcionado e especializado contribui bastante para ajudar a enxergar algo que ainda está oculto.

Sendo assim, não tenha medo de procurar orientação para descobrir como você pode fazer mais e melhor de maneira única. A Employability pode te ajudar. Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre nossos serviços!

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